Diagnóstico da inserção de gestão de design em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul através de uma análise estatística multidimensional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Isabel León Bacil
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/26529
Resumo: Por meio da avaliação da inserção da gestão de design em empresas desenvolvedoras de produtos, é possível conhecer qual é o papel do design em diferentes setores industriais. Este trabalho apresenta a pesquisa feita em micro e pequenas empresas desenvolvedoras de produtos do Rio Grande do Sul (RS) dos setores de artesanato, calçadista, de gemas e jóias, eletro-eletrônico, metal-mecânico, moveleiro, de móveis sob medida e têxtil. Esses setores foram selecionados por, em geral, serem contemplados em premiações de design de produtos e por apresentarem diversos perfis tecnológicos. O trabalho foi baseado na metodologia proposta por Borja de Mozota em 2002, que permitiu classificar empresas em relação à maneira como inserem o design na sua cadeia de valor. Nas empresas estudadas neste trabalho, identificaram-se quatro tendências principais em relação à utilização do design: gerencial, econômica, estratégica e orientada ao consumidor. A partir dessas tendências, foi possível agrupar as 27 empresas participantes do estudo em quatro grupos ligados às tendências de utilização de design. Esses grupos foram analisados e comparados entre si e os resultados deste estudo foram comparados com os de Borja de Mozota (2002a, 2002b). A partir dessas comparações, concluiu-se que um conhecimento técnico de design e de processos empresariais possibilita a aplicação do design de maneira a transformar processos de atividades dentro das firmas e que esse emprego do design é uma fonte de diferenciação das empresas. Também se verificou que o conhecimento necessário para utilizar o design desse modo é obtido por meio da formação em design dos profissionais desenvolvedores de produtos, do constante contato com escolas de design e da experiência da empresa no mercado.
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