Exploring the digital servitization capabilities of the firm

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruffoni, Estêvão Passuello
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: eng
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/270502
Resumo: A servitização digital consiste em um processo de transição, através do qual firmas de setores industriais transitam da oferta de produtos para a oferta de soluções integradas entre produtos, serviços e tecnologias digitais. O fenômeno da servitização digital está altamente associado à atual quarta revolução industrial (Indústria 4.0), iniciada a partir do advento de tecnologias digitais diruptivas, como a Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Análise de Big Data, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Tais tecnologias têm imposto novas formas de produção e de criação de valor às firmas industriais, dentre as quais a servitização digital se destaca como uma das principais mudanças de paradigma enfrentadas. Por esta razão, muitos estudos tem explorado as capacidades (conjuntos de conhecimentos, recursos, rotinas e habilidades) que as firmas precisam desenvolver para transitarem com sucesso para servitização digital. Porém, importantes lacunas de pesquisa permanecem, dentre as quais se destacam: I) Como as capacidades de servitização digital criam valor para firma; II) Quais capacidades de servitização digital são necessárias para a oferta de serviços inteligentes e; III) Como as firmas usam suas capacidades de servitização digital para criarem valor nas diferentes trajetórias do paradigma da servitização digital. Com o objetivo de preencher estas lacunas, a presente tese propõe-se a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as firmas utilizam suas capacidades de servitização digital para criarem valor? Para tanto, a tese foi estruturada em três artigos. O Artigo I – Explorando Configurações de Capacidades de Servitização Digital para Criação de Valor, propõe um modelo teórico de quatro capacidades centrais de servitização digital da firma (Integração, Provisão, Orquestração e Manufatura), conduz um estudo de múltiplos casos, e aplica a Análise Comparativa Qualitativa de Conjuntos Fuzzy (do inglês: Fuzzy-Set Qualitative Comparative Analysis, fsQCA) para identificar configurações dessas capacidades que criam valor. Os resultados mostram que as firmas podem criar valor através de duas configurações de capacidades: integração, provisão e manufatura (CI*CP*CM), ou integração, orquestração e manufatura (CI*CO*CM). O Artigo II – Construindo Capacidades de Servitização Digital para a Oferta de Serviços Inteligentes, utiliza o mesmo modelo de capacidades proposto no Artigo I, e aplica o método misto, combinando a técnica quantitativa emergente Análise de Condições Necessárias (do inglês: Necessary Conditions Analysis, NCA) com um estudo qualitativo de múltiplos 7 casos. Os resultados identificam que empresas de setores industriais seguem três etapas na construção de capacidades de servitização digital visando a oferta de serviços inteligentes: Implementação, Otimização e Customização. O Artigo III – Configurando as Capacidades de Servitização Digital da Firma para Criação de Valor em Diferentes Trajetórias, também utiliza o modelo de capacidades desenvolvido no Artigo I, conduz uma análise de cluster para identificar as trajetórias de servitização digital das firmas, e aplica o fsQCA para identificar as configurações de capacidades que resultam em criação de valor em cada trajetória. Os resultados demonstram que as firmas seguem quatro trajetórias de servitização digital (Tradicional, Digitalização, Servitização e Convergência), e que, em cada trajetória, diferentes configurações de capacidades são utilizadas para criação de valor. Juntos, os três artigos da tese demonstram que as capacidades de integração e de manufatura, bem como a interação entre elas, é a base da criação de valor através da servitização digital. As capacidades de provisão e de orquestração possuem apenas um papel secundário neste sentido, porém, a intercambialidade entre seus elementos confere diferentes opções para as firmas configurá-las a fim de criarem valor.
id URGS_c76e66de742e67d704869fa2f3fb5c99
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270502
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ruffoni, Estêvão PassuelloReichert, Fernanda Maciel2023-12-22T03:26:08Z2023http://hdl.handle.net/10183/270502001193105A servitização digital consiste em um processo de transição, através do qual firmas de setores industriais transitam da oferta de produtos para a oferta de soluções integradas entre produtos, serviços e tecnologias digitais. O fenômeno da servitização digital está altamente associado à atual quarta revolução industrial (Indústria 4.0), iniciada a partir do advento de tecnologias digitais diruptivas, como a Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Análise de Big Data, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Tais tecnologias têm imposto novas formas de produção e de criação de valor às firmas industriais, dentre as quais a servitização digital se destaca como uma das principais mudanças de paradigma enfrentadas. Por esta razão, muitos estudos tem explorado as capacidades (conjuntos de conhecimentos, recursos, rotinas e habilidades) que as firmas precisam desenvolver para transitarem com sucesso para servitização digital. Porém, importantes lacunas de pesquisa permanecem, dentre as quais se destacam: I) Como as capacidades de servitização digital criam valor para firma; II) Quais capacidades de servitização digital são necessárias para a oferta de serviços inteligentes e; III) Como as firmas usam suas capacidades de servitização digital para criarem valor nas diferentes trajetórias do paradigma da servitização digital. Com o objetivo de preencher estas lacunas, a presente tese propõe-se a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as firmas utilizam suas capacidades de servitização digital para criarem valor? Para tanto, a tese foi estruturada em três artigos. O Artigo I – Explorando Configurações de Capacidades de Servitização Digital para Criação de Valor, propõe um modelo teórico de quatro capacidades centrais de servitização digital da firma (Integração, Provisão, Orquestração e Manufatura), conduz um estudo de múltiplos casos, e aplica a Análise Comparativa Qualitativa de Conjuntos Fuzzy (do inglês: Fuzzy-Set Qualitative Comparative Analysis, fsQCA) para identificar configurações dessas capacidades que criam valor. Os resultados mostram que as firmas podem criar valor através de duas configurações de capacidades: integração, provisão e manufatura (CI*CP*CM), ou integração, orquestração e manufatura (CI*CO*CM). O Artigo II – Construindo Capacidades de Servitização Digital para a Oferta de Serviços Inteligentes, utiliza o mesmo modelo de capacidades proposto no Artigo I, e aplica o método misto, combinando a técnica quantitativa emergente Análise de Condições Necessárias (do inglês: Necessary Conditions Analysis, NCA) com um estudo qualitativo de múltiplos 7 casos. Os resultados identificam que empresas de setores industriais seguem três etapas na construção de capacidades de servitização digital visando a oferta de serviços inteligentes: Implementação, Otimização e Customização. O Artigo III – Configurando as Capacidades de Servitização Digital da Firma para Criação de Valor em Diferentes Trajetórias, também utiliza o modelo de capacidades desenvolvido no Artigo I, conduz uma análise de cluster para identificar as trajetórias de servitização digital das firmas, e aplica o fsQCA para identificar as configurações de capacidades que resultam em criação de valor em cada trajetória. Os resultados demonstram que as firmas seguem quatro trajetórias de servitização digital (Tradicional, Digitalização, Servitização e Convergência), e que, em cada trajetória, diferentes configurações de capacidades são utilizadas para criação de valor. Juntos, os três artigos da tese demonstram que as capacidades de integração e de manufatura, bem como a interação entre elas, é a base da criação de valor através da servitização digital. As capacidades de provisão e de orquestração possuem apenas um papel secundário neste sentido, porém, a intercambialidade entre seus elementos confere diferentes opções para as firmas configurá-las a fim de criarem valor.Digital servitization is a transition process through which manufacturing firms move from offering products to offering integrated solutions between products, services, and digital technologies. Digital servitization consists of one of the main paradigm changes that manufacturing firms are facing in the current rise of the fourth industrial revolution (Industry 4.0). In this regard, many studies are exploring the capabilities that firms must develop to successfully carry out this transition. However, important research gaps remain, among which stand out: I) How firms can create value through their digital servitization capabilities; II) Which digitial servitization capabilities are required for the offering of smart services and; III) How firms can use their digital servitization capabilities to create value in the different trajectories of the digital servitization paradigm. To cover these gaps, this thesis is organized into three articles. Article I proposes a theoretical framework of four core digital servitization capabilities (Integration, Provision, Orchestration, and Manufacturing), conducts a multiple case study, and applies the fuzzy-set Qualitative Comparative Analysis (fsQCA) to identify configurations of these capabilities for value creation. Article II uses this same framework to identify how firms build digital servitization capabilities for the successful offering of smart services. This is done by applying a mixed-method approach, combining the emerging quantitative technique Necessary Conditions Analysis (NCA) with a qualitative multiple case study. Article III uses the framework to explore how firms following different digital servitization trajectories can configure their capabilities to create value. To do so, a cluster analysis is applied, followed by the fsQCA. Together, the results of the three articles demonstrate that integration and manufacturing capabilities, as well as their interaction, is the basis of value creation through digital servitization. Provision and orchestration capabilities are only secondary in this regard, but they have multiple interchangeable elements that confer different options for firms to configure them in order to create value.application/pdfengCriação de valorIndústriaCapacidade tecnológicaAdministração de empresasTecnologiaDigital servitizationCore capabilitiesValue creationSmart servicesDigitalizationServitizationIndustry 4.0Mixed-methodExploring the digital servitization capabilities of the firminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001193105.pdf.txt001193105.pdf.txtExtracted Texttext/plain353740http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270502/2/001193105.pdf.txt61d85a985bc7c1a54c2d79da07441f29MD52ORIGINAL001193105.pdfTexto completoapplication/pdf3147878http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270502/1/001193105.pdfb7cb2a72edf72881ce7b9943d926ffedMD5110183/2705022023-12-23 04:31:23.368906oai:www.lume.ufrgs.br:10183/270502Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-12-23T06:31:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Exploring the digital servitization capabilities of the firm
title Exploring the digital servitization capabilities of the firm
spellingShingle Exploring the digital servitization capabilities of the firm
Ruffoni, Estêvão Passuello
Criação de valor
Indústria
Capacidade tecnológica
Administração de empresas
Tecnologia
Digital servitization
Core capabilities
Value creation
Smart services
Digitalization
Servitization
Industry 4.0
Mixed-method
title_short Exploring the digital servitization capabilities of the firm
title_full Exploring the digital servitization capabilities of the firm
title_fullStr Exploring the digital servitization capabilities of the firm
title_full_unstemmed Exploring the digital servitization capabilities of the firm
title_sort Exploring the digital servitization capabilities of the firm
author Ruffoni, Estêvão Passuello
author_facet Ruffoni, Estêvão Passuello
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruffoni, Estêvão Passuello
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
contributor_str_mv Reichert, Fernanda Maciel
dc.subject.por.fl_str_mv Criação de valor
Indústria
Capacidade tecnológica
Administração de empresas
Tecnologia
topic Criação de valor
Indústria
Capacidade tecnológica
Administração de empresas
Tecnologia
Digital servitization
Core capabilities
Value creation
Smart services
Digitalization
Servitization
Industry 4.0
Mixed-method
dc.subject.eng.fl_str_mv Digital servitization
Core capabilities
Value creation
Smart services
Digitalization
Servitization
Industry 4.0
Mixed-method
description A servitização digital consiste em um processo de transição, através do qual firmas de setores industriais transitam da oferta de produtos para a oferta de soluções integradas entre produtos, serviços e tecnologias digitais. O fenômeno da servitização digital está altamente associado à atual quarta revolução industrial (Indústria 4.0), iniciada a partir do advento de tecnologias digitais diruptivas, como a Internet das Coisas, Computação em Nuvem, Análise de Big Data, Aprendizado de Máquina e Inteligência Artificial. Tais tecnologias têm imposto novas formas de produção e de criação de valor às firmas industriais, dentre as quais a servitização digital se destaca como uma das principais mudanças de paradigma enfrentadas. Por esta razão, muitos estudos tem explorado as capacidades (conjuntos de conhecimentos, recursos, rotinas e habilidades) que as firmas precisam desenvolver para transitarem com sucesso para servitização digital. Porém, importantes lacunas de pesquisa permanecem, dentre as quais se destacam: I) Como as capacidades de servitização digital criam valor para firma; II) Quais capacidades de servitização digital são necessárias para a oferta de serviços inteligentes e; III) Como as firmas usam suas capacidades de servitização digital para criarem valor nas diferentes trajetórias do paradigma da servitização digital. Com o objetivo de preencher estas lacunas, a presente tese propõe-se a responder à seguinte pergunta de pesquisa: Como as firmas utilizam suas capacidades de servitização digital para criarem valor? Para tanto, a tese foi estruturada em três artigos. O Artigo I – Explorando Configurações de Capacidades de Servitização Digital para Criação de Valor, propõe um modelo teórico de quatro capacidades centrais de servitização digital da firma (Integração, Provisão, Orquestração e Manufatura), conduz um estudo de múltiplos casos, e aplica a Análise Comparativa Qualitativa de Conjuntos Fuzzy (do inglês: Fuzzy-Set Qualitative Comparative Analysis, fsQCA) para identificar configurações dessas capacidades que criam valor. Os resultados mostram que as firmas podem criar valor através de duas configurações de capacidades: integração, provisão e manufatura (CI*CP*CM), ou integração, orquestração e manufatura (CI*CO*CM). O Artigo II – Construindo Capacidades de Servitização Digital para a Oferta de Serviços Inteligentes, utiliza o mesmo modelo de capacidades proposto no Artigo I, e aplica o método misto, combinando a técnica quantitativa emergente Análise de Condições Necessárias (do inglês: Necessary Conditions Analysis, NCA) com um estudo qualitativo de múltiplos 7 casos. Os resultados identificam que empresas de setores industriais seguem três etapas na construção de capacidades de servitização digital visando a oferta de serviços inteligentes: Implementação, Otimização e Customização. O Artigo III – Configurando as Capacidades de Servitização Digital da Firma para Criação de Valor em Diferentes Trajetórias, também utiliza o modelo de capacidades desenvolvido no Artigo I, conduz uma análise de cluster para identificar as trajetórias de servitização digital das firmas, e aplica o fsQCA para identificar as configurações de capacidades que resultam em criação de valor em cada trajetória. Os resultados demonstram que as firmas seguem quatro trajetórias de servitização digital (Tradicional, Digitalização, Servitização e Convergência), e que, em cada trajetória, diferentes configurações de capacidades são utilizadas para criação de valor. Juntos, os três artigos da tese demonstram que as capacidades de integração e de manufatura, bem como a interação entre elas, é a base da criação de valor através da servitização digital. As capacidades de provisão e de orquestração possuem apenas um papel secundário neste sentido, porém, a intercambialidade entre seus elementos confere diferentes opções para as firmas configurá-las a fim de criarem valor.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-22T03:26:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/270502
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001193105
url http://hdl.handle.net/10183/270502
identifier_str_mv 001193105
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270502/2/001193105.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/270502/1/001193105.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61d85a985bc7c1a54c2d79da07441f29
b7cb2a72edf72881ce7b9943d926ffed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085635910795264