Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jeferson de Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165413
Resumo: O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch e do documentário Sonhos em Movimento (2010), dirigido por Anne Linsel e Rainer Hoffmann, que mostra o desenvolvimento do trabalho de Bausch com jovens, na remontagem do espetáculo Kontakthof (2008). De modo geral, pretende-se evidenciar a dança-teatro como elemento de conhecimento humano, através da educação. Como campo teórico relacionado à dança-teatro são estudados diversos autores brasileiros e estrangeiros que abordam o processo cênico de Bausch. Referente à noção de “juventudes”, são trazidos autores que discutem a relação do jovem com seu meio social, sua criação de identidade e sua corporeidade. Para tratar de conceitos pedagógicos são utilizados escritos de Jacques Rancière, Fernando Becker, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, João Pedro Gil e Odailso Berté, dentre outros. Através dos depoimentos dos jovens participantes do documentário pode-se identificar que, mesmo sem este fim, a proposta de Bausch possibilita neles uma nova visão de si perante seu cotidiano a partir da entrada no universo da arte, gerando construção de conhecimento por meio da poética artística. Para finalizar o estudo foi desenvolvida uma oficina com jovens, que gerou o compartilhamento das descobertas da investigação, possibilitando o relato dos participantes acerca de seus aprendizados junto à proposta pedagógica em dança-teatro.
id URGS_c77aaf45e43348e85b489576067ea829
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165413
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cabral, Jeferson de OliveiraSantos, Vera Lucia Bertoni dos2017-08-16T02:38:28Z2017http://hdl.handle.net/10183/165413001045079O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch e do documentário Sonhos em Movimento (2010), dirigido por Anne Linsel e Rainer Hoffmann, que mostra o desenvolvimento do trabalho de Bausch com jovens, na remontagem do espetáculo Kontakthof (2008). De modo geral, pretende-se evidenciar a dança-teatro como elemento de conhecimento humano, através da educação. Como campo teórico relacionado à dança-teatro são estudados diversos autores brasileiros e estrangeiros que abordam o processo cênico de Bausch. Referente à noção de “juventudes”, são trazidos autores que discutem a relação do jovem com seu meio social, sua criação de identidade e sua corporeidade. Para tratar de conceitos pedagógicos são utilizados escritos de Jacques Rancière, Fernando Becker, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, João Pedro Gil e Odailso Berté, dentre outros. Através dos depoimentos dos jovens participantes do documentário pode-se identificar que, mesmo sem este fim, a proposta de Bausch possibilita neles uma nova visão de si perante seu cotidiano a partir da entrada no universo da arte, gerando construção de conhecimento por meio da poética artística. Para finalizar o estudo foi desenvolvida uma oficina com jovens, que gerou o compartilhamento das descobertas da investigação, possibilitando o relato dos participantes acerca de seus aprendizados junto à proposta pedagógica em dança-teatro.The central theme of the investigation is Dance Theatre and its pedagogical possibilities. This study aims to extract the pedagogical principles of Dance Theatre from creation premises of the German choreographer Pina Bausch and from the documentary Dancing Dreams (2010), directed by Anne Linsel and Rainer Hoffmann, which shows the development of Bausch's work with young people in the recreation of the spectacle Kontakthof (2008). In general, this investigation intends to consolidate Dance Theatre as an element of human knowledge, through education. As theoretical field related to Dance Theatre, several Brazilian and foreign authors dedicated to Bausch's scenic process are studied. Concerning the notion of "youths", we brought authors that discuss young people's relations with their social environment, with the creation of their identity and with their corporeity. To deal with Pedagogy concepts it is used writings of Jacques Rancière, Fernando Becker, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, João Pedro Gil, Odailso Berté, among others. Through the testimonies of the young participants of the documentary it can be identified that, even without that intention, Bausch's proposition promotes a new view of themselves towards their daily lives, through their entrance in the Art world, generating the construction of knowledge through the artistic poetics. To end the study, there was a workshop with young people, which made it possible to share the research findings, allowing the participants to report their learnings along with the pedagogical proposition of Dance Theatre.application/pdfporBausch, Pina, 1940-Artes cênicasDanca : TeatroPedagogia teatralProcesso de criaçãoDramaturgiaJuventudePedagogyDance TheatreScenic ArtsKnowledge ConstructionYouthsDança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bauschinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001045079.pdf001045079.pdfTexto completoapplication/pdf1652453http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/1/001045079.pdf45b83bd563261e670afe091d08b420b4MD51TEXT001045079.pdf.txt001045079.pdf.txtExtracted Texttext/plain235806http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/2/001045079.pdf.txtb2a89bc8a96a5acab23f9ee3f3a65503MD52THUMBNAIL001045079.pdf.jpg001045079.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1001http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/3/001045079.pdf.jpg834de7432c6b99e28261e80cc454bbddMD5310183/1654132018-10-22 08:27:28.616oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165413Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:27:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
title Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
spellingShingle Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
Cabral, Jeferson de Oliveira
Bausch, Pina, 1940-
Artes cênicas
Danca : Teatro
Pedagogia teatral
Processo de criação
Dramaturgia
Juventude
Pedagogy
Dance Theatre
Scenic Arts
Knowledge Construction
Youths
title_short Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
title_full Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
title_fullStr Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
title_full_unstemmed Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
title_sort Dança-teatro com jovens : uma proposta pedagógica inspirada em processos de criação de Pina Bausch
author Cabral, Jeferson de Oliveira
author_facet Cabral, Jeferson de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Jeferson de Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
contributor_str_mv Santos, Vera Lucia Bertoni dos
dc.subject.por.fl_str_mv Bausch, Pina, 1940-
Artes cênicas
Danca : Teatro
Pedagogia teatral
Processo de criação
Dramaturgia
Juventude
topic Bausch, Pina, 1940-
Artes cênicas
Danca : Teatro
Pedagogia teatral
Processo de criação
Dramaturgia
Juventude
Pedagogy
Dance Theatre
Scenic Arts
Knowledge Construction
Youths
dc.subject.eng.fl_str_mv Pedagogy
Dance Theatre
Scenic Arts
Knowledge Construction
Youths
description O mote central da investigação é a dança-teatro e suas possibilidades pedagógicas. O estudo tem por objetivo extrair princípios pedagógicos em dança-teatro a partir de premissas de criação da coreógrafa alemã Pina Bausch e do documentário Sonhos em Movimento (2010), dirigido por Anne Linsel e Rainer Hoffmann, que mostra o desenvolvimento do trabalho de Bausch com jovens, na remontagem do espetáculo Kontakthof (2008). De modo geral, pretende-se evidenciar a dança-teatro como elemento de conhecimento humano, através da educação. Como campo teórico relacionado à dança-teatro são estudados diversos autores brasileiros e estrangeiros que abordam o processo cênico de Bausch. Referente à noção de “juventudes”, são trazidos autores que discutem a relação do jovem com seu meio social, sua criação de identidade e sua corporeidade. Para tratar de conceitos pedagógicos são utilizados escritos de Jacques Rancière, Fernando Becker, Vera Lúcia Bertoni dos Santos, João Pedro Gil e Odailso Berté, dentre outros. Através dos depoimentos dos jovens participantes do documentário pode-se identificar que, mesmo sem este fim, a proposta de Bausch possibilita neles uma nova visão de si perante seu cotidiano a partir da entrada no universo da arte, gerando construção de conhecimento por meio da poética artística. Para finalizar o estudo foi desenvolvida uma oficina com jovens, que gerou o compartilhamento das descobertas da investigação, possibilitando o relato dos participantes acerca de seus aprendizados junto à proposta pedagógica em dança-teatro.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-16T02:38:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165413
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001045079
url http://hdl.handle.net/10183/165413
identifier_str_mv 001045079
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/1/001045079.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/2/001045079.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165413/3/001045079.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 45b83bd563261e670afe091d08b420b4
b2a89bc8a96a5acab23f9ee3f3a65503
834de7432c6b99e28261e80cc454bbdd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085417324642304