Camadas do olhar : a pintura de paisagem de Hipólito Caron (1862-1892)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/180715 |
Resumo: | Este trabalho aborda a pintura de paisagem de Hipólito Boaventura Caron (1862-1892) entre os anos 1882 e 1891. Por meio de catálogos e pesquisa de campo junto a acervos e coleções, procuramos fazer o levantamento de obras do pintor nesse período. A análise das paisagens foi realizada buscando apreender a percepção do artista em relação aos espaços representados. Em diálogo com a fenomenologia, foram utilizados como articulação teórica a noção de conversibilidade de Merleau-Ponty, o conceito de metaxu como explicado por Emanuele Coccia, e, ainda, a relação entre paisagem in visu e paisagem in situ proposta por Anne Cauquelin. A produção de Caron é contextualizada em sua época, sendo considerados os possíveis diálogos com artistas que lhe eram contemporâneos. Desse modo, ao refletir sobre sua pintura de paisagem, refletimos sobre esse gênero também no âmbito da arte brasileira do século XIX. |
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Brito, Ana Carla deCattani, Icleia Maria Borsa2018-07-28T02:46:08Z2017http://hdl.handle.net/10183/180715001059006Este trabalho aborda a pintura de paisagem de Hipólito Boaventura Caron (1862-1892) entre os anos 1882 e 1891. Por meio de catálogos e pesquisa de campo junto a acervos e coleções, procuramos fazer o levantamento de obras do pintor nesse período. A análise das paisagens foi realizada buscando apreender a percepção do artista em relação aos espaços representados. Em diálogo com a fenomenologia, foram utilizados como articulação teórica a noção de conversibilidade de Merleau-Ponty, o conceito de metaxu como explicado por Emanuele Coccia, e, ainda, a relação entre paisagem in visu e paisagem in situ proposta por Anne Cauquelin. A produção de Caron é contextualizada em sua época, sendo considerados os possíveis diálogos com artistas que lhe eram contemporâneos. Desse modo, ao refletir sobre sua pintura de paisagem, refletimos sobre esse gênero também no âmbito da arte brasileira do século XIX.This research deals with the landscape painting of Hipólito Boaventura Caron (1862-1892) between the years 1882 and 1891. Through catalogs and field research with collections, we sought to survey the painter's works during that period. The analysis of the landscapes was carried out seeking to apprehend the perception of the artist in relation to the spaces represented. In dialogue with phenomenology, the notion of convertibility of Merleau-Ponty, the concept of metaxu as explained by Emanuele Coccia, and the relation between in visu and in situ landscape proposed by Anne Cauquelin were used as theoretical articulation. The production of Caron is contextualized in his time, being considered the possible dialogues with artists that were him contemporaries. Thus, in considering on his landscape painting, we think over this genre also in the context of nineteenth-century Brazilian art.application/pdfporCaron, Hipólito Boaventura, (1862-1892)Pintura : Século XIX : BrasilPintura : AnalisePintura de paisagemHistória da arteLandscape paintingNineteenth-centuryCamadas do olhar : a pintura de paisagem de Hipólito Caron (1862-1892)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001059006.pdf.txt001059006.pdf.txtExtracted Texttext/plain364520http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180715/2/001059006.pdf.txtfdec13374c3bd1f0ecdf3f26bb7dfc14MD52ORIGINAL001059006.pdfTexto completoapplication/pdf12489315http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/180715/1/001059006.pdf4cdcb4d8dd38472b1f24b08f3be297d3MD5110183/1807152020-12-16 05:08:00.000995oai:www.lume.ufrgs.br:10183/180715Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-12-16T07:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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