Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Delmary Vasconcelos de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/31430
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa se tornam professores de música na educação básica. Como objetivos específicos, busquei: compreender como esses professores se inseriram na Rede Municipal de Ensino de Sinop – Remes como professores de música; como ensinam música na escola e como se veem como professores de música na escola. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de profissionalização dos educadores Antonio Nóvoa e Betânia Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier, e na perspectiva teórica – teoria ator-rede desenvolvida por Bruno Latour. Os princípios desenvolvidos por Bruno Latour complementam o conceito de profissionalização no que se refere ao aspecto do profissionismo. O método utilizado foi a abordagem biográfica, mais especificamente as narrativas. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista narrativa, denominada no trabalho como narrativas de profissionalização. O estudo foi realizado com dez professores que atuam na Remes. A análise indica que a profissionalização se constitui como uma narrativa. A narrativa de profissionalização é um processo de ações minúsculas praticadas pelos docentes no interior de seus contextos. Essas ações, que vão constituindo os professores em profissionais, são geradas pelas necessidades do contexto. Os professores constroem a sua profissionalização tecendo uma relação singular-plural com o contexto escolar. Os professores constroem modos distintos de ensinar música e criam estratégias de ação que lhes possibilitam arregimentar aliados para que continuem o seu processo de vir a ser professores de música na escola. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre a profissionalização de professores que atuam com o ensino de música nas escolas de educação básica. Dar visibilidade às práticas músico-educacionais vividas pelos professores no contexto escolar indica dimensões do vir a ser professor de música. Um dos caminhos que esta pesquisa aponta é que, para tornar-se professor de música na educação básica, é necessário tomar a profissionalização como uma narrativa.
id URGS_c8dbb832b1c65fd660bd0c72fcd32866
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31430
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Abreu, Delmary Vasconcelos deDel Ben, Luciana Marta2011-08-30T06:01:18Z2011http://hdl.handle.net/10183/31430000781486Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa se tornam professores de música na educação básica. Como objetivos específicos, busquei: compreender como esses professores se inseriram na Rede Municipal de Ensino de Sinop – Remes como professores de música; como ensinam música na escola e como se veem como professores de música na escola. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de profissionalização dos educadores Antonio Nóvoa e Betânia Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier, e na perspectiva teórica – teoria ator-rede desenvolvida por Bruno Latour. Os princípios desenvolvidos por Bruno Latour complementam o conceito de profissionalização no que se refere ao aspecto do profissionismo. O método utilizado foi a abordagem biográfica, mais especificamente as narrativas. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista narrativa, denominada no trabalho como narrativas de profissionalização. O estudo foi realizado com dez professores que atuam na Remes. A análise indica que a profissionalização se constitui como uma narrativa. A narrativa de profissionalização é um processo de ações minúsculas praticadas pelos docentes no interior de seus contextos. Essas ações, que vão constituindo os professores em profissionais, são geradas pelas necessidades do contexto. Os professores constroem a sua profissionalização tecendo uma relação singular-plural com o contexto escolar. Os professores constroem modos distintos de ensinar música e criam estratégias de ação que lhes possibilitam arregimentar aliados para que continuem o seu processo de vir a ser professores de música na escola. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre a profissionalização de professores que atuam com o ensino de música nas escolas de educação básica. Dar visibilidade às práticas músico-educacionais vividas pelos professores no contexto escolar indica dimensões do vir a ser professor de música. Um dos caminhos que esta pesquisa aponta é que, para tornar-se professor de música na educação básica, é necessário tomar a profissionalização como uma narrativa.This research aimed at investigating how teachers undergraduate in other areas of knowledge become music teachers in schools of basic education. More specifically, it aimed to understand how these teachers entered in the educational municipal system of the city of Sinop, Mato Grosso, mid-western Brazil; how they teach music at schools and how they see themselves as school music teachers. The theoretical framework was constituted by the concepts of professionalization elaborated by Antonio Nóvoa and Betânia Ramalho, Isauro Núñez and Clermont Gauthier and the theoretical perspective – actor-network theory developed by Bruno Latour, whose principles complement the concept of professionalization. The research adopted a biographical approach, specifically that of the narratives. The research technique used was the narrative interview, called as narratives of professionalization. The study was carried out with ten teachers of the municipal system of Sinop. The analysis indicates that the professionalization is constituted as a narrative. The narrative of professionalization is a process constituted by narrow actions carried out by the teachers in the contexts where they work. These actions, which constitute the teachers as professionals, are generated by the needs of the context. The teachers build their professionalization through weaving a singular-plural relationship with the school context. They elaborate distinct modes of teaching music and create strategies for action that allows them to gather allies to continue their process of becoming music teachers at school. The research contributes to the field of music education through broadening the concepts about the professionalization of teachers who work with music education in the schools. Furthermore, the process of making visible the practices of music education lived by the teachers in the school context indicates dimensions of how one comes to be a music teacher. The research concludes that, in order to become a music teacher in the school of basic education, it is necessary to conceive, and to live, the professionalization as a narrative.application/pdfporFormação de professores : MúsicaEducação básicaEducação musicalProfissionalização : EducaçãoProfessionalization of music teachersSchool music educationNarratives of professionalizationTornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2011doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000781486.pdf.txt000781486.pdf.txtExtracted Texttext/plain437862http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/2/000781486.pdf.txt3c42ab3819cb64cff730f2cbcd73c77fMD52ORIGINAL000781486.pdf000781486.pdfTexto completoapplication/pdf1144680http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/1/000781486.pdf05f6f34eaf4485946b2ece12d45caa95MD51THUMBNAIL000781486.pdf.jpg000781486.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1110http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/3/000781486.pdf.jpg9cd8a9638f0b69fc6cd6d2ad687c719eMD5310183/314302018-10-10 07:43:17.411oai:www.lume.ufrgs.br:10183/31430Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-10T10:43:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
title Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
spellingShingle Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
Abreu, Delmary Vasconcelos de
Formação de professores : Música
Educação básica
Educação musical
Profissionalização : Educação
Professionalization of music teachers
School music education
Narratives of professionalization
title_short Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
title_full Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
title_fullStr Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
title_full_unstemmed Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
title_sort Tornar-se professor de música na educação básica : um estudo a partir de narrativas de professores
author Abreu, Delmary Vasconcelos de
author_facet Abreu, Delmary Vasconcelos de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu, Delmary Vasconcelos de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Del Ben, Luciana Marta
contributor_str_mv Del Ben, Luciana Marta
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores : Música
Educação básica
Educação musical
Profissionalização : Educação
topic Formação de professores : Música
Educação básica
Educação musical
Profissionalização : Educação
Professionalization of music teachers
School music education
Narratives of professionalization
dc.subject.eng.fl_str_mv Professionalization of music teachers
School music education
Narratives of professionalization
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como professores licenciados em outras áreas do conhecimento – Ploa se tornam professores de música na educação básica. Como objetivos específicos, busquei: compreender como esses professores se inseriram na Rede Municipal de Ensino de Sinop – Remes como professores de música; como ensinam música na escola e como se veem como professores de música na escola. O referencial teórico do trabalho está fundamentado em conceitos de profissionalização dos educadores Antonio Nóvoa e Betânia Ramalho, Isauro Núñez e Clermont Gauthier, e na perspectiva teórica – teoria ator-rede desenvolvida por Bruno Latour. Os princípios desenvolvidos por Bruno Latour complementam o conceito de profissionalização no que se refere ao aspecto do profissionismo. O método utilizado foi a abordagem biográfica, mais especificamente as narrativas. A estratégia de pesquisa utilizada foi a entrevista narrativa, denominada no trabalho como narrativas de profissionalização. O estudo foi realizado com dez professores que atuam na Remes. A análise indica que a profissionalização se constitui como uma narrativa. A narrativa de profissionalização é um processo de ações minúsculas praticadas pelos docentes no interior de seus contextos. Essas ações, que vão constituindo os professores em profissionais, são geradas pelas necessidades do contexto. Os professores constroem a sua profissionalização tecendo uma relação singular-plural com o contexto escolar. Os professores constroem modos distintos de ensinar música e criam estratégias de ação que lhes possibilitam arregimentar aliados para que continuem o seu processo de vir a ser professores de música na escola. A pesquisa contribui para que a área de educação musical possa ampliar os conceitos sobre a profissionalização de professores que atuam com o ensino de música nas escolas de educação básica. Dar visibilidade às práticas músico-educacionais vividas pelos professores no contexto escolar indica dimensões do vir a ser professor de música. Um dos caminhos que esta pesquisa aponta é que, para tornar-se professor de música na educação básica, é necessário tomar a profissionalização como uma narrativa.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-08-30T06:01:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/31430
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000781486
url http://hdl.handle.net/10183/31430
identifier_str_mv 000781486
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/2/000781486.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/1/000781486.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/31430/3/000781486.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3c42ab3819cb64cff730f2cbcd73c77f
05f6f34eaf4485946b2ece12d45caa95
9cd8a9638f0b69fc6cd6d2ad687c719e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085207503536128