A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bertolini, Jeferson Faés
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/8809
Resumo: O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios.
id URGS_c90018fd67a9fe27192af2508a8548e2
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8809
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Bertolini, Jeferson FaésVargas, Lilia Maria2007-06-06T19:19:16Z2006http://hdl.handle.net/10183/8809000589367O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios.The intensified competition in the current business environment has increased the level of uncertainty as well as the complexity in today’s decision making processes. Knowing the consumer needs, the forces that drive the market and the competence levels of one’s competitors is no longer just one more requirement for doing business, but has become an indispensable need in a company’s daily existence. Anticipation and adaptation have become key words in this constantly changing and increasingly competitive environment. The Brazilian furniture market is no exceptions. The access to relevant intelligence, such as competitor’s activities, consumer behavior as well as socio-economic and demographic changes in the consumer base is, especially in the segment of customized furniture, of the most vital importance. In this market segment Bertolini is active through its business unit Evviva and with the chain of exclusive stores operating under the Evviva brand name. This study aims to identify the variables in the business structure and the activities of the retail distribution through the chain of exclusive stores with the purpose of developing a system of market related Strategic Intelligence. For this purpose a methodology was developed consisting of two procedures: the application of a technique, capable of evaluating the corresponding retail stores and the creation of a survey in cooperation with the professionals active in the retail stores. The result produced the identification and confirmation of relevant variables which served as a basis for an observation and market intelligence system for Evviva and its network of retail stores within their business environmentapplication/pdfporInteligência empresarialRedesInteligência competitivaEstratégia empresarialIndústria moveleiraMarket intelligenceStrategic intelligenceNetworkStrategic networkA estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589367.pdf000589367.pdfTexto completoapplication/pdf1479291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/1/000589367.pdffc47d62614afde28c795785f87288287MD51TEXT000589367.pdf.txt000589367.pdf.txtExtracted Texttext/plain251095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/2/000589367.pdf.txt1a5a8b8828dcbda170581a9867fb8daeMD52THUMBNAIL000589367.pdf.jpg000589367.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/3/000589367.pdf.jpg7d80ac9974b7ed54014942f794006a3fMD5310183/88092018-10-08 09:26:54.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:26:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
title A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
spellingShingle A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
Bertolini, Jeferson Faés
Inteligência empresarial
Redes
Inteligência competitiva
Estratégia empresarial
Indústria moveleira
Market intelligence
Strategic intelligence
Network
Strategic network
title_short A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
title_full A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
title_fullStr A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
title_full_unstemmed A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
title_sort A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
author Bertolini, Jeferson Faés
author_facet Bertolini, Jeferson Faés
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bertolini, Jeferson Faés
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Vargas, Lilia Maria
contributor_str_mv Vargas, Lilia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência empresarial
Redes
Inteligência competitiva
Estratégia empresarial
Indústria moveleira
topic Inteligência empresarial
Redes
Inteligência competitiva
Estratégia empresarial
Indústria moveleira
Market intelligence
Strategic intelligence
Network
Strategic network
dc.subject.eng.fl_str_mv Market intelligence
Strategic intelligence
Network
Strategic network
description O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2007-06-06T19:19:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/8809
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000589367
url http://hdl.handle.net/10183/8809
identifier_str_mv 000589367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/1/000589367.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/2/000589367.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/3/000589367.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv fc47d62614afde28c795785f87288287
1a5a8b8828dcbda170581a9867fb8dae
7d80ac9974b7ed54014942f794006a3f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085090434220032