A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/8809 |
Resumo: | O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios. |
id |
URGS_c90018fd67a9fe27192af2508a8548e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8809 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Bertolini, Jeferson FaésVargas, Lilia Maria2007-06-06T19:19:16Z2006http://hdl.handle.net/10183/8809000589367O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios.The intensified competition in the current business environment has increased the level of uncertainty as well as the complexity in today’s decision making processes. Knowing the consumer needs, the forces that drive the market and the competence levels of one’s competitors is no longer just one more requirement for doing business, but has become an indispensable need in a company’s daily existence. Anticipation and adaptation have become key words in this constantly changing and increasingly competitive environment. The Brazilian furniture market is no exceptions. The access to relevant intelligence, such as competitor’s activities, consumer behavior as well as socio-economic and demographic changes in the consumer base is, especially in the segment of customized furniture, of the most vital importance. In this market segment Bertolini is active through its business unit Evviva and with the chain of exclusive stores operating under the Evviva brand name. This study aims to identify the variables in the business structure and the activities of the retail distribution through the chain of exclusive stores with the purpose of developing a system of market related Strategic Intelligence. For this purpose a methodology was developed consisting of two procedures: the application of a technique, capable of evaluating the corresponding retail stores and the creation of a survey in cooperation with the professionals active in the retail stores. The result produced the identification and confirmation of relevant variables which served as a basis for an observation and market intelligence system for Evviva and its network of retail stores within their business environmentapplication/pdfporInteligência empresarialRedesInteligência competitivaEstratégia empresarialIndústria moveleiraMarket intelligenceStrategic intelligenceNetworkStrategic networkA estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2006mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000589367.pdf000589367.pdfTexto completoapplication/pdf1479291http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/1/000589367.pdffc47d62614afde28c795785f87288287MD51TEXT000589367.pdf.txt000589367.pdf.txtExtracted Texttext/plain251095http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/2/000589367.pdf.txt1a5a8b8828dcbda170581a9867fb8daeMD52THUMBNAIL000589367.pdf.jpg000589367.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1223http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/3/000589367.pdf.jpg7d80ac9974b7ed54014942f794006a3fMD5310183/88092018-10-08 09:26:54.182oai:www.lume.ufrgs.br:10183/8809Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-08T12:26:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
title |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
spellingShingle |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados Bertolini, Jeferson Faés Inteligência empresarial Redes Inteligência competitiva Estratégia empresarial Indústria moveleira Market intelligence Strategic intelligence Network Strategic network |
title_short |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
title_full |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
title_fullStr |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
title_full_unstemmed |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
title_sort |
A estruturação da inteligência de mercado para uma empresa moveleira do segmento de móveis planejados |
author |
Bertolini, Jeferson Faés |
author_facet |
Bertolini, Jeferson Faés |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bertolini, Jeferson Faés |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Vargas, Lilia Maria |
contributor_str_mv |
Vargas, Lilia Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência empresarial Redes Inteligência competitiva Estratégia empresarial Indústria moveleira |
topic |
Inteligência empresarial Redes Inteligência competitiva Estratégia empresarial Indústria moveleira Market intelligence Strategic intelligence Network Strategic network |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Market intelligence Strategic intelligence Network Strategic network |
description |
O acirramento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos atores econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas. Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Bertolini com sua unidade de negócios Evviva juntamente com sua rede de revendas exclusivas. O presente trabalho busca identificar as variáveis presentes na estrutura de negócios e atuação da rede de revendedores, que têm relevância para estruturar os alicerces de um sistema de Inteligência Estratégica de mercado. Para tanto, desenvolveu-se uma metodologia baseada em dois procedimentos: a aplicação de um instrumento de avaliação das revendas e uma survey junto aos profissionais das revendas. Como resultado obteve-se a identificação e confirmação de variáveis relevantes para fundamentar as bases de um sistema de observação e inteligência de mercado, para a Evviva e sua rede de revendas em seu ambiente de negócios. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T19:19:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/8809 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000589367 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/8809 |
identifier_str_mv |
000589367 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/1/000589367.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/2/000589367.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/8809/3/000589367.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fc47d62614afde28c795785f87288287 1a5a8b8828dcbda170581a9867fb8dae 7d80ac9974b7ed54014942f794006a3f |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085090434220032 |