Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Berselli, Marcia
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/110006
Resumo: O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental.
id URGS_c9029dfc39ff5bd4fd002f3ce0e6b858
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110006
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Berselli, MarciaSilva, Marta Isaacsson de Souza e2015-02-11T02:18:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/110006000951936O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental.This study investigates the actor's creative process through the point of view of the organicity of actor‟s actions. This organicity is linked to a real action caused by contact between the actor and other people and elements of the scene/stage. Through an empirical research with groups formed by actors, we sought to find how the Contact Improvisation can contribute to the actor‟s practice. Following the concept of contact as the creative impulse propellant, we sought to present procedures that contribute to the development of actor's technical skills that can induce the emergence of an organic behavior in the scene. Constituted as material for analysis: the researcher‟s field diary, field diaries of actors as well as video recordings of the proceedings, containing activities and testimonies of those involved. For the realization of this research, literature review was also performed in Contact Improvisation, including materials of Steve Paxton, the creator of this dance. As theoretical references to approach the peculiarities of the actor's work, we use studies of Jerzy Grotowski, who gives the main terminologies that served as the basis for research, Constantin Stanislavski and Augusto Boal, chosen because they present in their studies the contact as a primordial skill of creation. Theories of Gaston Bachelard, José Gil, and others relevant studies, as propositions of experimental phenomenology, complement the research.application/pdfporProcesso de criação : TeatroAtoresOrganicidadeCompetências técnicasImprovisação teatralActor's creative processContactOrganicityContact improvisationActor‟s technical skillsProcesso de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951936.pdf000951936.pdfTexto completoapplication/pdf3392088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/1/000951936.pdfb960a4a60e445937ef51a4ec61e131f1MD51TEXT000951936.pdf.txt000951936.pdf.txtExtracted Texttext/plain416155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/2/000951936.pdf.txt28099a95deb3f6269d019d64815b7725MD52THUMBNAIL000951936.pdf.jpg000951936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/3/000951936.pdf.jpg92dfd50e5a8bcc288b839b46abef77a0MD5310183/1100062018-10-23 09:16:30.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
title Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
spellingShingle Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
Berselli, Marcia
Processo de criação : Teatro
Atores
Organicidade
Competências técnicas
Improvisação teatral
Actor's creative process
Contact
Organicity
Contact improvisation
Actor‟s technical skills
title_short Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
title_full Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
title_fullStr Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
title_full_unstemmed Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
title_sort Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
author Berselli, Marcia
author_facet Berselli, Marcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Berselli, Marcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
contributor_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de criação : Teatro
Atores
Organicidade
Competências técnicas
Improvisação teatral
topic Processo de criação : Teatro
Atores
Organicidade
Competências técnicas
Improvisação teatral
Actor's creative process
Contact
Organicity
Contact improvisation
Actor‟s technical skills
dc.subject.eng.fl_str_mv Actor's creative process
Contact
Organicity
Contact improvisation
Actor‟s technical skills
description O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-11T02:18:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/110006
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000951936
url http://hdl.handle.net/10183/110006
identifier_str_mv 000951936
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/1/000951936.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/2/000951936.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/3/000951936.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b960a4a60e445937ef51a4ec61e131f1
28099a95deb3f6269d019d64815b7725
92dfd50e5a8bcc288b839b46abef77a0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085310573314048