Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/110006 |
Resumo: | O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental. |
id |
URGS_c9029dfc39ff5bd4fd002f3ce0e6b858 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110006 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Berselli, MarciaSilva, Marta Isaacsson de Souza e2015-02-11T02:18:39Z2014http://hdl.handle.net/10183/110006000951936O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental.This study investigates the actor's creative process through the point of view of the organicity of actor‟s actions. This organicity is linked to a real action caused by contact between the actor and other people and elements of the scene/stage. Through an empirical research with groups formed by actors, we sought to find how the Contact Improvisation can contribute to the actor‟s practice. Following the concept of contact as the creative impulse propellant, we sought to present procedures that contribute to the development of actor's technical skills that can induce the emergence of an organic behavior in the scene. Constituted as material for analysis: the researcher‟s field diary, field diaries of actors as well as video recordings of the proceedings, containing activities and testimonies of those involved. For the realization of this research, literature review was also performed in Contact Improvisation, including materials of Steve Paxton, the creator of this dance. As theoretical references to approach the peculiarities of the actor's work, we use studies of Jerzy Grotowski, who gives the main terminologies that served as the basis for research, Constantin Stanislavski and Augusto Boal, chosen because they present in their studies the contact as a primordial skill of creation. Theories of Gaston Bachelard, José Gil, and others relevant studies, as propositions of experimental phenomenology, complement the research.application/pdfporProcesso de criação : TeatroAtoresOrganicidadeCompetências técnicasImprovisação teatralActor's creative processContactOrganicityContact improvisationActor‟s technical skillsProcesso de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contatoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000951936.pdf000951936.pdfTexto completoapplication/pdf3392088http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/1/000951936.pdfb960a4a60e445937ef51a4ec61e131f1MD51TEXT000951936.pdf.txt000951936.pdf.txtExtracted Texttext/plain416155http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/2/000951936.pdf.txt28099a95deb3f6269d019d64815b7725MD52THUMBNAIL000951936.pdf.jpg000951936.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1356http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/3/000951936.pdf.jpg92dfd50e5a8bcc288b839b46abef77a0MD5310183/1100062018-10-23 09:16:30.882oai:www.lume.ufrgs.br:10183/110006Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:16:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
title |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
spellingShingle |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato Berselli, Marcia Processo de criação : Teatro Atores Organicidade Competências técnicas Improvisação teatral Actor's creative process Contact Organicity Contact improvisation Actor‟s technical skills |
title_short |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
title_full |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
title_fullStr |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
title_full_unstemmed |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
title_sort |
Processo de criação do ator : a busca pela organicidade a partir do contato |
author |
Berselli, Marcia |
author_facet |
Berselli, Marcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Berselli, Marcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marta Isaacsson de Souza e |
contributor_str_mv |
Silva, Marta Isaacsson de Souza e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo de criação : Teatro Atores Organicidade Competências técnicas Improvisação teatral |
topic |
Processo de criação : Teatro Atores Organicidade Competências técnicas Improvisação teatral Actor's creative process Contact Organicity Contact improvisation Actor‟s technical skills |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Actor's creative process Contact Organicity Contact improvisation Actor‟s technical skills |
description |
O presente estudo aborda o processo de criação do ator pelo viés da busca da organicidade das ações do ator em cena, organicidade esta ligada a uma ação real promovida pelo contato entre o ator e demais sujeitos e elementos da cena. Através de uma investigação empírica com grupos de atores, buscou-se pesquisar de que forma o Contato Improvisação pode contribuir para a prática do ator. Partindo da noção de contato como propulsor do impulso criador, buscou-se descortinar procedimentos que contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas do ator levando à ascese de um comportamento orgânico em cena. Constituiu-se como material de análise o diário de campo da pesquisadora, os diários de campo dos atores, assim como registros em vídeo do processo, contendo atividades e depoimentos dos atores envolvidos. Para a concretização da pesquisa em questão também foi realizada revisão bibliográfica acerca do Contato Improvisação, incluindo materiais de Steve Paxton, criador desta dança. Como referenciais para a abordagem das peculiaridades do trabalho do ator, são utilizados os estudos de Jerzy Grotowski, de quem partem as principais terminologias que serviram como base para a pesquisa, Constantin Stanislavski e Augusto Boal, escolhidos por trazerem em seus estudos o contato como competência primordial à criação. Complementam a pesquisa teorias de Gaston Bachelard, José Gil, dentre outros estudos relevantes para a investigação em questão, como proposições da fenomenologia experimental. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-02-11T02:18:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/110006 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000951936 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/110006 |
identifier_str_mv |
000951936 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/1/000951936.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/2/000951936.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/110006/3/000951936.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b960a4a60e445937ef51a4ec61e131f1 28099a95deb3f6269d019d64815b7725 92dfd50e5a8bcc288b839b46abef77a0 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085310573314048 |