As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Poziomyck, Arthur da Silva
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/151684
Resumo: Esta dissertação de mestrado analisa as concepções de professor dos docentes de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. No âmbito deste estudo, concepção de professor é uma categoria que pode ser identificada através da articulação das percepções dos sujeitos pesquisados sobre o processo de ensino-aprendizagem e o papel do professor. Este estudo inscreve-se nos campos de estudo da Formação Docente, do Ensino Superior, e da Sociologia da Educação. A técnica de investigação aplicada nesta pesquisa foi a realização de entrevistas do tipo semi-estruturadas, conduzidas a partir de um roteiro de entrevista. O referencial teórico utilizado para a análise de dados é sustentado no livro de Maria da Graça Mizukami sobre processos de ensino-aprendizagem, e nas contribuições de teóricos críticos como Henry Giroux, Michael Apple e Paulo Freire. Os dados obtidos na pesquisa revelam que não há consenso entre os entrevistados sobre as formas como os alunos aprendem e qual o papel do professor na sociedade contemporânea. Identificam-se convergências, como a perspectiva da aprendizagem pelo exemplo do professor, a aprendizagem pela experiência e por meio da interação. A afetividade foi referida como elemento do processo de ensinoaprendizagem. No que toca ao papel do professor, convergem os entrevistados para uma noção de mediação crítica entre o aluno e o conhecimento. Os entrevistados ainda abordaram o aspecto político da atividade docente e a dicotomia entre técnica e arte sobre a atividade docente.
id URGS_c92e391c0d1b19be6305e21c472c123e
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151684
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Poziomyck, Arthur da SilvaGandin, Luis Armando2017-02-14T02:23:48Z2016http://hdl.handle.net/10183/151684001012808Esta dissertação de mestrado analisa as concepções de professor dos docentes de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. No âmbito deste estudo, concepção de professor é uma categoria que pode ser identificada através da articulação das percepções dos sujeitos pesquisados sobre o processo de ensino-aprendizagem e o papel do professor. Este estudo inscreve-se nos campos de estudo da Formação Docente, do Ensino Superior, e da Sociologia da Educação. A técnica de investigação aplicada nesta pesquisa foi a realização de entrevistas do tipo semi-estruturadas, conduzidas a partir de um roteiro de entrevista. O referencial teórico utilizado para a análise de dados é sustentado no livro de Maria da Graça Mizukami sobre processos de ensino-aprendizagem, e nas contribuições de teóricos críticos como Henry Giroux, Michael Apple e Paulo Freire. Os dados obtidos na pesquisa revelam que não há consenso entre os entrevistados sobre as formas como os alunos aprendem e qual o papel do professor na sociedade contemporânea. Identificam-se convergências, como a perspectiva da aprendizagem pelo exemplo do professor, a aprendizagem pela experiência e por meio da interação. A afetividade foi referida como elemento do processo de ensinoaprendizagem. No que toca ao papel do professor, convergem os entrevistados para uma noção de mediação crítica entre o aluno e o conhecimento. Os entrevistados ainda abordaram o aspecto político da atividade docente e a dicotomia entre técnica e arte sobre a atividade docente.The present thesis aims at analysing the teacher conception of professors encharged of pedagogical disciplines on teacher education courses at UFRGS. Within this study, teacher conception is a category which can be identified through the articulation of the interviewed professors perceptions on teaching-learning process and the role of the teacher. This study is linked to the field of Teacher Education, Higher Education and Sociology of Education. The applied research method was semi-structured interviews which followed a prior script. The theoretical framework used for data analysis is based on the book of Maria da Graça Mizukami on teaching-learning processes and on the contributions of critical scholars as Henry Giroux, Michael Apple and Paulo Freire. The data obtained in the study reveals no consensus among respondents on how students learn and what is the teacher's role in contemporary society. Data indicates convergences like the notion of learning by the teacher as a role model, learning through experience and learning through interaction. Affection was reported as part of the teaching-learning process. As regards the role of the teacher, data converges to a notion of critical mediation between student and knowledge. Respondents also referred the political aspect of teaching activity and the dichotomy between technique and art over teaching activity.application/pdfporEnsino superiorLicenciaturaFormação de professoresAs concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001012808.pdf001012808.pdfTexto completoapplication/pdf586154http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151684/1/001012808.pdfe6ff13551dcb35b941705fea79071bd4MD51TEXT001012808.pdf.txt001012808.pdf.txtExtracted Texttext/plain222414http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151684/2/001012808.pdf.txtc0ef03dbd51cf2592c82601dca7e642fMD5210183/1516842017-02-15 02:28:01.188302oai:www.lume.ufrgs.br:10183/151684Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532017-02-15T04:28:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
title As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
spellingShingle As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
Poziomyck, Arthur da Silva
Ensino superior
Licenciatura
Formação de professores
title_short As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
title_full As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
title_fullStr As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
title_full_unstemmed As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
title_sort As concepções de professor dos docentes das disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS
author Poziomyck, Arthur da Silva
author_facet Poziomyck, Arthur da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Poziomyck, Arthur da Silva
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Licenciatura
Formação de professores
topic Ensino superior
Licenciatura
Formação de professores
description Esta dissertação de mestrado analisa as concepções de professor dos docentes de disciplinas pedagógicas dos cursos de licenciatura da UFRGS. No âmbito deste estudo, concepção de professor é uma categoria que pode ser identificada através da articulação das percepções dos sujeitos pesquisados sobre o processo de ensino-aprendizagem e o papel do professor. Este estudo inscreve-se nos campos de estudo da Formação Docente, do Ensino Superior, e da Sociologia da Educação. A técnica de investigação aplicada nesta pesquisa foi a realização de entrevistas do tipo semi-estruturadas, conduzidas a partir de um roteiro de entrevista. O referencial teórico utilizado para a análise de dados é sustentado no livro de Maria da Graça Mizukami sobre processos de ensino-aprendizagem, e nas contribuições de teóricos críticos como Henry Giroux, Michael Apple e Paulo Freire. Os dados obtidos na pesquisa revelam que não há consenso entre os entrevistados sobre as formas como os alunos aprendem e qual o papel do professor na sociedade contemporânea. Identificam-se convergências, como a perspectiva da aprendizagem pelo exemplo do professor, a aprendizagem pela experiência e por meio da interação. A afetividade foi referida como elemento do processo de ensinoaprendizagem. No que toca ao papel do professor, convergem os entrevistados para uma noção de mediação crítica entre o aluno e o conhecimento. Os entrevistados ainda abordaram o aspecto político da atividade docente e a dicotomia entre técnica e arte sobre a atividade docente.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-02-14T02:23:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/151684
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001012808
url http://hdl.handle.net/10183/151684
identifier_str_mv 001012808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151684/1/001012808.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/151684/2/001012808.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv e6ff13551dcb35b941705fea79071bd4
c0ef03dbd51cf2592c82601dca7e642f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085394284281856