Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Leandro Oliveira
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/202167
Resumo: Esta tese de doutorado tematiza o multiculturalismo na Educação Física escolar e tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como a Educação Física multicultural, sustentada na Teoria Crítica de Axel Honneth, é compartilhada no contexto particular de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma autoetnografia crítica,construída de 2015 a 2019, cujo trabalho de campo foi realizado durante um ano letivo, de fevereiro a dezembro de 2017, na escola pública municipal onde leciono a Educação Física. Como há de ser, a elaboração desta autoetnografia crítica foi permeada por conflitos, dilemas e aprendizagens,que conduziram o empreendimento intelectual queintegra tanto a produção do conhecimento acadêmico quanto a concretização da minha prática educativa. Como resultante, a reflexividade sobre as experiências culturais e a base epistemológica que assumo sustentam a construção de uma racionalidade libertadora,que me permite chegar à tese de que amulticulturalidade é reconhecidana reflexividade sobre as experiências culturais construídas intersubjetivamente. Assim, esta tese de doutorado consolida aspotencialidadesacadêmico-científica e formativa da autoetnografia crítica, ambas mobilizadas por um processo recursivo, de ir e vir entre o trabalho de campo e as leituras realizadas para compreendê-lo. Nesse processo, encontrar a Teoria Crítica de Axel Honneth durante a pesquisa foi decisivo, pois modifica a minha posição teórica e de professor, bem como a forma que compreendo a experiência cultural e o multiculturalismo. Na relação com a minha prática educativa, essa modificação consiste em incluir a teoria honnethiana do reconhecimento na Educação Física escolar, e isso me permite elaborar a teoria de ensino que denomino como “teoria do reconhecimento intersubjetivo da multiculturalidade corporal”. Na arquitetônica dessa teoria, localizo a fundamentação conceitual em Honneth e uma pedagogia que reconheço comofreireana, que me leva à materialização de uma Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar. Para apresentar o empreendimento intelectual que me conduza essa pedagogia, organizei este relatório de pesquisa em três capítulos: no primeiro, intitulado “Teoria Crítica de Axel Honneth”, discorro sobre a construção do marco teórico desta tesede doutorado; no segundo, “Autoetnografia Crítica”, localizo o aporte teórico-metodológico das autoetnografias, a delimitação da pesquisa, o registro e análise das informações e o processo de reflexividade; por fim, no terceiro capítulo,apresento a “Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar” por meio de narrativas personalizadas, de suafundamentação conceituale relação com o tema do multiculturalismo nas sociedades contemporâneas. Portanto, diante das aprendizagens que construí sobre a minha experiência cultural e a Educação Física escolar, entendo que esta é uma tese de doutorado marcada pelo reposicionamento, todavia, mantendo o posicionamento político-pedagógico em favor da justiça social e do reconhecimento da humanidade.
id URGS_c967bf80aa007c30527373c0800923c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202167
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Rocha, Leandro OliveiraBossle, Fabiano2019-11-30T04:05:37Z2019http://hdl.handle.net/10183/202167001103730Esta tese de doutorado tematiza o multiculturalismo na Educação Física escolar e tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como a Educação Física multicultural, sustentada na Teoria Crítica de Axel Honneth, é compartilhada no contexto particular de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma autoetnografia crítica,construída de 2015 a 2019, cujo trabalho de campo foi realizado durante um ano letivo, de fevereiro a dezembro de 2017, na escola pública municipal onde leciono a Educação Física. Como há de ser, a elaboração desta autoetnografia crítica foi permeada por conflitos, dilemas e aprendizagens,que conduziram o empreendimento intelectual queintegra tanto a produção do conhecimento acadêmico quanto a concretização da minha prática educativa. Como resultante, a reflexividade sobre as experiências culturais e a base epistemológica que assumo sustentam a construção de uma racionalidade libertadora,que me permite chegar à tese de que amulticulturalidade é reconhecidana reflexividade sobre as experiências culturais construídas intersubjetivamente. Assim, esta tese de doutorado consolida aspotencialidadesacadêmico-científica e formativa da autoetnografia crítica, ambas mobilizadas por um processo recursivo, de ir e vir entre o trabalho de campo e as leituras realizadas para compreendê-lo. Nesse processo, encontrar a Teoria Crítica de Axel Honneth durante a pesquisa foi decisivo, pois modifica a minha posição teórica e de professor, bem como a forma que compreendo a experiência cultural e o multiculturalismo. Na relação com a minha prática educativa, essa modificação consiste em incluir a teoria honnethiana do reconhecimento na Educação Física escolar, e isso me permite elaborar a teoria de ensino que denomino como “teoria do reconhecimento intersubjetivo da multiculturalidade corporal”. Na arquitetônica dessa teoria, localizo a fundamentação conceitual em Honneth e uma pedagogia que reconheço comofreireana, que me leva à materialização de uma Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar. Para apresentar o empreendimento intelectual que me conduza essa pedagogia, organizei este relatório de pesquisa em três capítulos: no primeiro, intitulado “Teoria Crítica de Axel Honneth”, discorro sobre a construção do marco teórico desta tesede doutorado; no segundo, “Autoetnografia Crítica”, localizo o aporte teórico-metodológico das autoetnografias, a delimitação da pesquisa, o registro e análise das informações e o processo de reflexividade; por fim, no terceiro capítulo,apresento a “Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar” por meio de narrativas personalizadas, de suafundamentação conceituale relação com o tema do multiculturalismo nas sociedades contemporâneas. Portanto, diante das aprendizagens que construí sobre a minha experiência cultural e a Educação Física escolar, entendo que esta é uma tese de doutorado marcada pelo reposicionamento, todavia, mantendo o posicionamento político-pedagógico em favor da justiça social e do reconhecimento da humanidade.This doctoral thesis focuses the multiculturalism in School Physical Education and has as research problem the following question:How the Multicultural Physical Education, based in Axel Honneth's Critical Theory, is shared in the particular context of a public school in Rio Grande do Sul?It is a critical autoetonography, elaborated from 2015 to 2019 and its fieldwork was done during from February to December 2017, at the public school where I teach Physical Education.As it should be, the realization of this critical autoethnography was permeated by conflicts, dilemmas and learning, which led to the intellectual work that integrates the production of academic knowledg and the realization of my educational practice. As a result, the reflexivity about cultural experiences and the epistemological basis that I assume support the construction of a liberating rationality, which allows me to arrive at the thesis that multiculturalism is recognized in the reflexivity of intersubjectively constructed cultural experiences. Thus, this doctoral thesisconsolidates the academic-scientific and formative potentialities of critical autoethnography, which are mobilized by a recursive process, of coming and going between the fieldwork and the readings made to understand it.In this process, finding Honneth'sCritical Theory during the research was decisive because it modifies my theoretical and teacher position and the way I understand the cultural experience and the multiculturalism. In relation to my educational practice, this modification consists of including the Honnethian theory of recognition in school physical education. This allows me to elaborate the theory I call "theory of intersubjective recognition of the bodymulticulturality". The theory is composed by the conceptual foundation in Honneth and apedagogy based on Freire, which leads me to the materialization of a Liberating Pedagogy of School Physical Education. To present the intellectual work that leads me to this pedagogy, I organized this research into three chapters: in the first, called "Critical Theory of Axel Honneth", I discuss the construction of the theoretical framework of this doctoral thesis;in the second, "Critical Autoethnography", I localize the theoretical-methodological contribution of the autoethnographies, the delimitation ofthe research, the recording and analysis of the information and the reflexivity process; finally, in the third chapter, I present the "Liberating Pedagogy of School Physical Education" through personalized narratives, their conceptual foundation and relationship to the theme of multiculturalism in contemporary societies. Therefore, based on my learning about my cultural experience and the School Physical Education, I understand that this is a doctoral thesis marked by repositioning, however, maintaining the political-pedagogical position in favor of social justice and the recognition of humanity. Key words: School Physical Education. Multiculturalism. Axel Honneth’ Critical Theory.application/pdfporEducação física escolarMulticulturalismoTeoria do reconhecimentoSchool Physical EducationMulticulturalismHonneth’ Critical TheoryTheory of RecognitionCritical AutoethnographyReconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honnethinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação Física, Fisioterapia e DançaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2019.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001103730.pdf.txt001103730.pdf.txtExtracted Texttext/plain745670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202167/2/001103730.pdf.txtcb5f77da3637b326029c60d89af9f1a7MD52ORIGINAL001103730.pdfTexto completoapplication/pdf3628798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202167/1/001103730.pdfebb14abe701221e0c5f76f8a85c89b0eMD5110183/2021672019-12-01 05:03:57.014959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202167Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-01T07:03:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
title Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
spellingShingle Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
Rocha, Leandro Oliveira
Educação física escolar
Multiculturalismo
Teoria do reconhecimento
School Physical Education
Multiculturalism
Honneth’ Critical Theory
Theory of Recognition
Critical Autoethnography
title_short Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
title_full Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
title_fullStr Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
title_full_unstemmed Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
title_sort Reconhecimento intersubjetivo da multicultura corporal : o reposicionamento da teoria crítica na educação física escolar na perspectiva de Axel Honneth
author Rocha, Leandro Oliveira
author_facet Rocha, Leandro Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Leandro Oliveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bossle, Fabiano
contributor_str_mv Bossle, Fabiano
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Multiculturalismo
Teoria do reconhecimento
topic Educação física escolar
Multiculturalismo
Teoria do reconhecimento
School Physical Education
Multiculturalism
Honneth’ Critical Theory
Theory of Recognition
Critical Autoethnography
dc.subject.eng.fl_str_mv School Physical Education
Multiculturalism
Honneth’ Critical Theory
Theory of Recognition
Critical Autoethnography
description Esta tese de doutorado tematiza o multiculturalismo na Educação Física escolar e tem como problema de pesquisa a seguinte questão: Como a Educação Física multicultural, sustentada na Teoria Crítica de Axel Honneth, é compartilhada no contexto particular de uma escola pública municipal do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma autoetnografia crítica,construída de 2015 a 2019, cujo trabalho de campo foi realizado durante um ano letivo, de fevereiro a dezembro de 2017, na escola pública municipal onde leciono a Educação Física. Como há de ser, a elaboração desta autoetnografia crítica foi permeada por conflitos, dilemas e aprendizagens,que conduziram o empreendimento intelectual queintegra tanto a produção do conhecimento acadêmico quanto a concretização da minha prática educativa. Como resultante, a reflexividade sobre as experiências culturais e a base epistemológica que assumo sustentam a construção de uma racionalidade libertadora,que me permite chegar à tese de que amulticulturalidade é reconhecidana reflexividade sobre as experiências culturais construídas intersubjetivamente. Assim, esta tese de doutorado consolida aspotencialidadesacadêmico-científica e formativa da autoetnografia crítica, ambas mobilizadas por um processo recursivo, de ir e vir entre o trabalho de campo e as leituras realizadas para compreendê-lo. Nesse processo, encontrar a Teoria Crítica de Axel Honneth durante a pesquisa foi decisivo, pois modifica a minha posição teórica e de professor, bem como a forma que compreendo a experiência cultural e o multiculturalismo. Na relação com a minha prática educativa, essa modificação consiste em incluir a teoria honnethiana do reconhecimento na Educação Física escolar, e isso me permite elaborar a teoria de ensino que denomino como “teoria do reconhecimento intersubjetivo da multiculturalidade corporal”. Na arquitetônica dessa teoria, localizo a fundamentação conceitual em Honneth e uma pedagogia que reconheço comofreireana, que me leva à materialização de uma Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar. Para apresentar o empreendimento intelectual que me conduza essa pedagogia, organizei este relatório de pesquisa em três capítulos: no primeiro, intitulado “Teoria Crítica de Axel Honneth”, discorro sobre a construção do marco teórico desta tesede doutorado; no segundo, “Autoetnografia Crítica”, localizo o aporte teórico-metodológico das autoetnografias, a delimitação da pesquisa, o registro e análise das informações e o processo de reflexividade; por fim, no terceiro capítulo,apresento a “Pedagogia Libertadora da Educação Física escolar” por meio de narrativas personalizadas, de suafundamentação conceituale relação com o tema do multiculturalismo nas sociedades contemporâneas. Portanto, diante das aprendizagens que construí sobre a minha experiência cultural e a Educação Física escolar, entendo que esta é uma tese de doutorado marcada pelo reposicionamento, todavia, mantendo o posicionamento político-pedagógico em favor da justiça social e do reconhecimento da humanidade.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-30T04:05:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/202167
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001103730
url http://hdl.handle.net/10183/202167
identifier_str_mv 001103730
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202167/2/001103730.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202167/1/001103730.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cb5f77da3637b326029c60d89af9f1a7
ebb14abe701221e0c5f76f8a85c89b0e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085507087990784