Conversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/17396 |
Resumo: | Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio para Madeiras, para flauta, clarineta e fagote; e Páscoa de San Juan, para viola, baixo elétrico, fagote, voz, com movimentação cênica e parte gravada. As motivações que nortearam o processo composicional partiram do princípio da indeterminação, utilizando improvisação como ferramenta composicional. As peças resultaram de improvisações e planejamentos em diferentes níveis durante o processo composicional. São enfocados os procedimentos acrescentados à minha prática composicional, como o uso de précomposição com planejamento da forma, e reaproveitamento de materiais oriundos de improvisação. São debatidos ainda alguns aspectos ligados ao uso de indeterminação e improvisação. |
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Almeida Júnior, Adolfo Silva deCunha, Antônio Carlos Borges2009-10-02T04:17:25Z2009http://hdl.handle.net/10183/17396000715628Este trabalho apresenta o portfólio de composições, com partituras, gravações de áudio e vídeo, e descrição dos processos composicionais, integrado pelas peças: Conversando a Gente se Entende, para sexteto com flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano e percussão; Trova, para viola, fagote e piano; Oração, para quarteto de trombones; Trio para Madeiras, para flauta, clarineta e fagote; e Páscoa de San Juan, para viola, baixo elétrico, fagote, voz, com movimentação cênica e parte gravada. As motivações que nortearam o processo composicional partiram do princípio da indeterminação, utilizando improvisação como ferramenta composicional. As peças resultaram de improvisações e planejamentos em diferentes níveis durante o processo composicional. São enfocados os procedimentos acrescentados à minha prática composicional, como o uso de précomposição com planejamento da forma, e reaproveitamento de materiais oriundos de improvisação. São debatidos ainda alguns aspectos ligados ao uso de indeterminação e improvisação.This study aims at presenting a portfolio of compositions comprising worksheets, video and audio recordings, and the description of the composition processes of the following works: Conversando a Gente se Entende - flute, clarinet, violin, cello, piano, percussion; Trova - viola, bassoon, piano; Oração - 4 trombones; Trio para Madeiras - flute, clarinet, bassoon; and Páscoa de San Juan - viola, electric bass, bassoon, voice, scenic movement, and pre-recorded part. The motivational aspects found in the composition process are characterized by the principle of indetermination, through which improvisation is used as a tool in the process of composing. The works result from the use of improvisation and planning at different levels during the composition process. The present study also focus on the procedures added to my personal practice in composition, such as the use of precomposition with shape planning, and the reuse of material found in improvisation. Moreover, it discusses some aspects related to the use of indetermination and improvisation.application/zipapplication/zipapplication/pdfporComposição musicalImprovisação musicalProcessos composicionais : MúsicaComposition processesImprovisationIndeterminationConversando a gente se entende : improvisação e procedimentos composicionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000715628.pdf.txt000715628.pdf.txtExtracted Texttext/plain121305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17396/4/000715628.pdf.txt0e7558ef7b2b315be6e81da8a0eedca3MD54ORIGINAL000715628.pdf000715628.pdfTexto completoapplication/pdf4191057http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17396/1/000715628.pdfde48cbb1a3e4f624a04dad018cf50d41MD51000715628.zip000715628.zipMúsicaapplication/zip61504215http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17396/2/000715628.zipb75ac73077bbfbc98d73235b43cf1b0dMD52000715628-02.zip000715628-02.zipTrabalho completo zipadoapplication/zip65607272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17396/3/000715628-02.zip2513a5680a2c7a6524bb003aad2b77a8MD53THUMBNAIL000715628.pdf.jpg000715628.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1267http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/17396/5/000715628.pdf.jpg85e901b6d5adae4d2c5fa72eec0f0191MD5510183/173962022-12-22 05:51:37.096288oai:www.lume.ufrgs.br:10183/17396Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-12-22T07:51:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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