A cidade labirinto : tecer encontros, encontrar caminhos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Mônica Melchionna
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/234040
Resumo: O presente trabalho de pesquisa parte da experiência enquanto técnica social do Serviço de Abordagem Social – realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência Social- na cidade de Porto Alegre, que possui em seu fazer o encontro com adolescentes que fazem da rua seu espaço de moradia e sobrevivência, visando a garantia de direitos e proteção social. Esta dissertação, trata de como a psicanálise insere-se nesse encontro, em sua dimensão clínica, ética e política e tem como objetivo trabalhar a potência do encontro e o que é possível produzir, operando a partir do pressuposto de uma psicanálise implicada ao social, que articula o sujeito de direitos com o sujeito do desejo. Abre-se espaço, no momento do encontro, para que o sujeito advenha e produza algo novo a partir desta relação, na qual se é testemunha de uma narrativa. Possibilitando o rompimento de um círculo de repetição. Para isso, a pesquisa conta a trajetória dos encontros de Eduardo e Mônica, um adolescente e uma psicanalista que produzem juntos. Tais encontros acontecem no cenário da rua ou instituições públicas. Assim, na dissertação, utilizamos a imagem do labirinto e do mito do herói grego Teseu para ilustrar as diversas passagens, armadilhas e caminhos repetidos ao longo deste percurso. Aborda-se também, com isso, a questão do território e do laço social contemporâneo na produção da subjetividade dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a potência da escuta na relação transferencial, que coloca a palavra a circular, em sua dimensão de experiência compartilhada, de testemunho e do resgate da história do sujeito. Usa-se como método a pesquisa psicanalítica e o pesquisar com. Eduardo é convidado a ter uma posição ativa na pesquisa em que seus raps e a escrita entram como possibilidade de narrar, de compartilhar uma experiência e criar a partir dela.
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Possibilitando o rompimento de um círculo de repetição. Para isso, a pesquisa conta a trajetória dos encontros de Eduardo e Mônica, um adolescente e uma psicanalista que produzem juntos. Tais encontros acontecem no cenário da rua ou instituições públicas. Assim, na dissertação, utilizamos a imagem do labirinto e do mito do herói grego Teseu para ilustrar as diversas passagens, armadilhas e caminhos repetidos ao longo deste percurso. Aborda-se também, com isso, a questão do território e do laço social contemporâneo na produção da subjetividade dos adolescentes em situação de vulnerabilidade social e a potência da escuta na relação transferencial, que coloca a palavra a circular, em sua dimensão de experiência compartilhada, de testemunho e do resgate da história do sujeito. Usa-se como método a pesquisa psicanalítica e o pesquisar com. Eduardo é convidado a ter uma posição ativa na pesquisa em que seus raps e a escrita entram como possibilidade de narrar, de compartilhar uma experiência e criar a partir dela.The presented research stems from the experience as Social Approach service’s social technic – realized on the Specialized Reference Center for Social Assistance – in the city of Porto Alegre, which has as duties the meeting with adolescents who have made the streets their own space of living and surviving , aiming the guarantee of their rights and social protection. This essay deals with how the psychanalysis is inserted on this meeting, on its clinic dimension, ethics and politics. has as objective to work the power of the encounter and what it is possible to produce, operating from the presupposition of a psychoanalysis implied to the social, that articulates the subject of rights with the subject of desire. It opens space, in the meeting occasion, where the subject can creates new situations from this meeting, which we are testimony of a narrative. Enabling the breaking of a repeating circle. The research count with the meeting between Eduardo and Mônica a teenager and a psychanalyst who work together. The mentioned meetings are arranged on the street space or on public institutions. Therefore this dissertation we work with the picture of the maze and the myth of the Greek hero Teseu to illustrate the variety of passages, traps and retake ways during the course. It approaches the question of the territory and the contemporary social bond in the production of the subjectivity of the adolescents in situation of social vulnerability and the power of listening in the transferential relation, which arranges the word to circulate into its shared dimension, testimony dimension and through the subject’s rescue history. The psychanalyst research and the search with the subject’s presence are used as methods, thus, Eduardo is invited to have an active position on the research, where his writes and raps are used as a possibility to share and narrate and to beget from them.application/pdfporPsicanáliseProteção socialSubjetividadeNarrativasAdolescênciaMeetingNarrativeCityAdolescencePsychoanalysisA cidade labirinto : tecer encontros, encontrar caminhosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicanálise: Clínica e CulturaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001074584.pdf.txt001074584.pdf.txtExtracted Texttext/plain182307http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234040/2/001074584.pdf.txt9381c433bde0ac515b5d93640f92a778MD52ORIGINAL001074584.pdfTexto completoapplication/pdf855404http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/234040/1/001074584.pdff818c9bee2fc1b389ec0267ed804f486MD5110183/2340402022-02-22 05:15:05.102233oai:www.lume.ufrgs.br:10183/234040Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-02-22T08:15:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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