A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graeff, Débora Priscila
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/172955
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade nacional a partir da obra de Graça Aranha no período de 1921 a 1931. No ano de 1921, Aranha se estabeleceu no Brasil depois de realizar alguns trabalhos na Europa, participando dos debates no âmbito artístico e literário nacional. Nesse período publicou livros, conferências, ensaios e artigos defendendo sua visão do que constituiria a identidade nacional. Para delimitar essas características, o autor propõe inserir o Brasil na modernidade. Aranha elaborou uma definição para o significado de moderno, estudado nesta pesquisa em relação às ideias divulgadas a partir de 1870 e a delimitação entre o antigo e o moderno. A nacionalidade era buscada para definir a singularidade do Brasil e, a partir dessa, poder inserir-se em uma ordem universal. Assim, na década de 1920, formou-se um debate sobre o que significava ser moderno. Alguns pensadores propunham diferentes noções de modernidade, ocorrendo uma disputa também em torno desse termo. As fontes principais desta pesquisa são os textos escritos por Aranha, mais especificamente o conjunto de ensaios A Estética da Vida (1921), um estudo das correspondências entre Machado de Assis e Joaquim Nabuco (1923), o conjunto de conferências e ensaios Espírito Moderno (1924) e a autobiografia Meu próprio romance (1931). Entendendo que a identidade nacional não é uma essência, mas um discurso através do qual se representa essa nação, discurso que inclui, exclui e estabelece práticas sociais, será utilizado o conceito de representação1 como abordado por Chartier (1990) e Bourdieu (1989). As disputas que surgem em torno dessas delimitações serão trabalhadas a partir do viés das lutas de representações.
id URGS_ca19cdf75a4eaabe4464df189fe77f2a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172955
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Graeff, Débora PriscilaKerber, Alessander Mario2018-02-27T02:24:21Z2017http://hdl.handle.net/10183/172955001060192Este trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade nacional a partir da obra de Graça Aranha no período de 1921 a 1931. No ano de 1921, Aranha se estabeleceu no Brasil depois de realizar alguns trabalhos na Europa, participando dos debates no âmbito artístico e literário nacional. Nesse período publicou livros, conferências, ensaios e artigos defendendo sua visão do que constituiria a identidade nacional. Para delimitar essas características, o autor propõe inserir o Brasil na modernidade. Aranha elaborou uma definição para o significado de moderno, estudado nesta pesquisa em relação às ideias divulgadas a partir de 1870 e a delimitação entre o antigo e o moderno. A nacionalidade era buscada para definir a singularidade do Brasil e, a partir dessa, poder inserir-se em uma ordem universal. Assim, na década de 1920, formou-se um debate sobre o que significava ser moderno. Alguns pensadores propunham diferentes noções de modernidade, ocorrendo uma disputa também em torno desse termo. As fontes principais desta pesquisa são os textos escritos por Aranha, mais especificamente o conjunto de ensaios A Estética da Vida (1921), um estudo das correspondências entre Machado de Assis e Joaquim Nabuco (1923), o conjunto de conferências e ensaios Espírito Moderno (1924) e a autobiografia Meu próprio romance (1931). Entendendo que a identidade nacional não é uma essência, mas um discurso através do qual se representa essa nação, discurso que inclui, exclui e estabelece práticas sociais, será utilizado o conceito de representação1 como abordado por Chartier (1990) e Bourdieu (1989). As disputas que surgem em torno dessas delimitações serão trabalhadas a partir do viés das lutas de representações.This work aims to analyze the construction of national identity in the work of Graça Aranha between the period of 1921 to 1931. In the year 1921 Aranha is established in Brazil after performing some work in Europe, participating in debates in the national, artistic and literary sphere. In this period he published books, lectures, essays and articles defending his vision of what constitutes the national identity. To define these characteristics he proposes to insert Brazil in modernity. Aranha elaborated a definition for the meaning of modern, studied in this research in relation to the ideas spread from 1870 and the delimitation between the old and the modern. The nationality was sought to define the uniqueness of Brazil and, from this singularity, it could be inserted into a universal order. Thus, it formed a debate about what it meant to be modern. Some thinkers proposed different notions of modernity, occurring a dispute also around this term. The main texts analyzed will be the entirety of essays A estética da vida (1921), a study of correspondences between Machado de Assis e Joaquim Nabuco (1923), the set of essays and lectures Espírito moderno (1924), and the autobiography Meu próprio romance (1931). Understanding that national identity is not an essence, but a discourse through which represents this nation, a discourse that includes, excludes and establishes social practices, we will use the concept of representation as defined by Chartier (1990) and Bourdieu (1989). Disputes that arise around these boundaries will be studied from the concept of struggle of representations.application/pdfporAranha, Graça, 1868-1931Identidade nacional : BrasilModernismoNational IdentityRepresentationModernismA identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2017mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001060192.pdf001060192.pdfTexto completoapplication/pdf1019192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/1/001060192.pdfdda86dd98971d446bb7a1a5f591876a8MD51TEXT001060192.pdf.txt001060192.pdf.txtExtracted Texttext/plain344952http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/2/001060192.pdf.txte8530c8c359630b42f80045efc6e28b3MD52THUMBNAIL001060192.pdf.jpg001060192.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg975http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/3/001060192.pdf.jpg2c5d1696704033252b73fff2bc17c91aMD5310183/1729552018-10-29 09:06:41.764oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172955Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:06:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
title A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
spellingShingle A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
Graeff, Débora Priscila
Aranha, Graça, 1868-1931
Identidade nacional : Brasil
Modernismo
National Identity
Representation
Modernism
title_short A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
title_full A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
title_fullStr A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
title_full_unstemmed A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
title_sort A identidade nacional brasileira na obra de Graça Aranha (1921-1931)
author Graeff, Débora Priscila
author_facet Graeff, Débora Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Graeff, Débora Priscila
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Kerber, Alessander Mario
contributor_str_mv Kerber, Alessander Mario
dc.subject.por.fl_str_mv Aranha, Graça, 1868-1931
Identidade nacional : Brasil
Modernismo
topic Aranha, Graça, 1868-1931
Identidade nacional : Brasil
Modernismo
National Identity
Representation
Modernism
dc.subject.eng.fl_str_mv National Identity
Representation
Modernism
description Este trabalho tem por objetivo analisar a construção da identidade nacional a partir da obra de Graça Aranha no período de 1921 a 1931. No ano de 1921, Aranha se estabeleceu no Brasil depois de realizar alguns trabalhos na Europa, participando dos debates no âmbito artístico e literário nacional. Nesse período publicou livros, conferências, ensaios e artigos defendendo sua visão do que constituiria a identidade nacional. Para delimitar essas características, o autor propõe inserir o Brasil na modernidade. Aranha elaborou uma definição para o significado de moderno, estudado nesta pesquisa em relação às ideias divulgadas a partir de 1870 e a delimitação entre o antigo e o moderno. A nacionalidade era buscada para definir a singularidade do Brasil e, a partir dessa, poder inserir-se em uma ordem universal. Assim, na década de 1920, formou-se um debate sobre o que significava ser moderno. Alguns pensadores propunham diferentes noções de modernidade, ocorrendo uma disputa também em torno desse termo. As fontes principais desta pesquisa são os textos escritos por Aranha, mais especificamente o conjunto de ensaios A Estética da Vida (1921), um estudo das correspondências entre Machado de Assis e Joaquim Nabuco (1923), o conjunto de conferências e ensaios Espírito Moderno (1924) e a autobiografia Meu próprio romance (1931). Entendendo que a identidade nacional não é uma essência, mas um discurso através do qual se representa essa nação, discurso que inclui, exclui e estabelece práticas sociais, será utilizado o conceito de representação1 como abordado por Chartier (1990) e Bourdieu (1989). As disputas que surgem em torno dessas delimitações serão trabalhadas a partir do viés das lutas de representações.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-02-27T02:24:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/172955
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001060192
url http://hdl.handle.net/10183/172955
identifier_str_mv 001060192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/1/001060192.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/2/001060192.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172955/3/001060192.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv dda86dd98971d446bb7a1a5f591876a8
e8530c8c359630b42f80045efc6e28b3
2c5d1696704033252b73fff2bc17c91a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085433785188352