Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/187571 |
Resumo: | Esse trabalho objetivou avaliar déficits cognitivos (e.g., atenção, impulsividade, motivação e comportamento compulsivo) em animais submetidos ao procedimento de hipóxia-isquemia no sétimo dia pós-natal. A partir do sexagésimo dia pós-natal foi iniciado o treinamento na tarefa de tempo de reação serial de cinco escolhas (5CSRTT). Os resultados encontrados apontam que os animais que passaram pelo procedimento de HI apresentaram déficit de aprendizagem, interpretado pelo significativo aumento no número de sessões de treino para avançar nos estágios da tarefa. Dificuldades atencionais também foram verificadas pelo índice de acurácia significativamente menor do grupo experimental. A dificuldade atencional foi acompanhada por impulsividade observada pelo aumento de respostas prematuras do grupo HI, bem como aumento da latência de respostas corretas e de recompensa. Conclui-se que os animais HI possuem déficit de aprendizagem, prejuízo atencional e impulsividade. O modelo de HI é uma ferramenta útil para estudar o impacto de processos hipóxico-isquêmicos em neonatos em longo prazo, bem como auxiliar no entendimento de outras patologias que apresentam sintomatologia similar. |
id |
URGS_ca896a23d35e1265ec95e653db7b40f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187571 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Jaboinski, Juliana RaquelAraujo, Lisiane Bizarro2019-01-03T04:01:41Z2014http://hdl.handle.net/10183/187571001083385Esse trabalho objetivou avaliar déficits cognitivos (e.g., atenção, impulsividade, motivação e comportamento compulsivo) em animais submetidos ao procedimento de hipóxia-isquemia no sétimo dia pós-natal. A partir do sexagésimo dia pós-natal foi iniciado o treinamento na tarefa de tempo de reação serial de cinco escolhas (5CSRTT). Os resultados encontrados apontam que os animais que passaram pelo procedimento de HI apresentaram déficit de aprendizagem, interpretado pelo significativo aumento no número de sessões de treino para avançar nos estágios da tarefa. Dificuldades atencionais também foram verificadas pelo índice de acurácia significativamente menor do grupo experimental. A dificuldade atencional foi acompanhada por impulsividade observada pelo aumento de respostas prematuras do grupo HI, bem como aumento da latência de respostas corretas e de recompensa. Conclui-se que os animais HI possuem déficit de aprendizagem, prejuízo atencional e impulsividade. O modelo de HI é uma ferramenta útil para estudar o impacto de processos hipóxico-isquêmicos em neonatos em longo prazo, bem como auxiliar no entendimento de outras patologias que apresentam sintomatologia similar.This work aimed to evaluate cognitive déficits (e.g. attention, impulsivity, motivation and compulsive behavior) in rats submitted to the hypoxic-ischemia (HI) procedure on the seventh postnatal day. Training in the 5 choice serial reaction time task (5CRSTT) started on the sixtieth postanatal day. The results suggest that the animals that went through the HI procedure showed impaired learning, interpreted through the signifficant increase in the number of training sessions necessary to progress through the stages of the task. Attentional déficits were also observed throufh the signifficantly inferior accuracy index shown by the experimental group. This attentional impairment was accompanied by high impulsivity observed through the increase in premature responses by the HI group, as well as by the increase in the late latency of correct responses and latency of reward. So, we conclude that the experimental group presented impaired learning, attention and impulsivity. Therefore the HI model is a useful tool in the study of the long term impact of neonatal hypoxic-ischemia events, as well as in the understanding of other pathologies that show similar sintomatology.application/pdfporTranstorno de déficit de atençãoImpulsividadeMotivaçãoPsicologia do desenvolvimentoRatosPsicologia experimentalattentional deficit5CSRTTNeonatal hypoxi-ischemiaImpulsivityDéficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2014mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083385.pdf.txt001083385.pdf.txtExtracted Texttext/plain68771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187571/2/001083385.pdf.txt21b45a732da3806199ff63fe3e907dc0MD52ORIGINAL001083385.pdfTexto completoapplication/pdf797242http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187571/1/001083385.pdf63493bd8813b15ef36cd75ad77c751cbMD5110183/1875712019-01-04 04:03:40.792754oai:www.lume.ufrgs.br:10183/187571Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-04T06:03:40Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
title |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
spellingShingle |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal Jaboinski, Juliana Raquel Transtorno de déficit de atenção Impulsividade Motivação Psicologia do desenvolvimento Ratos Psicologia experimental attentional deficit 5CSRTT Neonatal hypoxi-ischemia Impulsivity |
title_short |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
title_full |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
title_fullStr |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
title_full_unstemmed |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
title_sort |
Déficit de atenção e impulsividade em ratos submetidos à hipóxia-isquemia neonatal |
author |
Jaboinski, Juliana Raquel |
author_facet |
Jaboinski, Juliana Raquel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jaboinski, Juliana Raquel |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Araujo, Lisiane Bizarro |
contributor_str_mv |
Araujo, Lisiane Bizarro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno de déficit de atenção Impulsividade Motivação Psicologia do desenvolvimento Ratos Psicologia experimental |
topic |
Transtorno de déficit de atenção Impulsividade Motivação Psicologia do desenvolvimento Ratos Psicologia experimental attentional deficit 5CSRTT Neonatal hypoxi-ischemia Impulsivity |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
attentional deficit 5CSRTT Neonatal hypoxi-ischemia Impulsivity |
description |
Esse trabalho objetivou avaliar déficits cognitivos (e.g., atenção, impulsividade, motivação e comportamento compulsivo) em animais submetidos ao procedimento de hipóxia-isquemia no sétimo dia pós-natal. A partir do sexagésimo dia pós-natal foi iniciado o treinamento na tarefa de tempo de reação serial de cinco escolhas (5CSRTT). Os resultados encontrados apontam que os animais que passaram pelo procedimento de HI apresentaram déficit de aprendizagem, interpretado pelo significativo aumento no número de sessões de treino para avançar nos estágios da tarefa. Dificuldades atencionais também foram verificadas pelo índice de acurácia significativamente menor do grupo experimental. A dificuldade atencional foi acompanhada por impulsividade observada pelo aumento de respostas prematuras do grupo HI, bem como aumento da latência de respostas corretas e de recompensa. Conclui-se que os animais HI possuem déficit de aprendizagem, prejuízo atencional e impulsividade. O modelo de HI é uma ferramenta útil para estudar o impacto de processos hipóxico-isquêmicos em neonatos em longo prazo, bem como auxiliar no entendimento de outras patologias que apresentam sintomatologia similar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-03T04:01:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/187571 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001083385 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/187571 |
identifier_str_mv |
001083385 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187571/2/001083385.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/187571/1/001083385.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
21b45a732da3806199ff63fe3e907dc0 63493bd8813b15ef36cd75ad77c751cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085463896096768 |