Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Maria Gorete Rodrigues da
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/32849
Resumo: Entende-se que a profissionalização da gestão, através da identificação e desenvolvimento de competências gerenciais, é uma das formas de fazer frente às necessidades de mudanças nas instituições de ensino superior para que as mesmas consigam cumprir a missão institucional de produzir conhecimento e tomá-lo acessível, alcançando uma vantagem competitiva duradoura. O presente estudo realizado na Universidade de Caxias do Sul, instituição comunitária e regional, busca identificar as competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de Administração de Empresas, levando em consideração a importância do curso de graduação como uma das formas de tomar o conhecimento acessível ao corpo social. A identificação das competências gerenciais foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores e orientadores no exercício da função e stakeholders: diretores de unidades de ensino, chefia de departamento e pró-reitoria de graduação e focus group, entrevista em grupo com alunos e professores. A investigação é exploratória, de natureza qualitativa. A estratégia de pesquisa usada foi estudo de caso. Fez-se uso da análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Neste estudo foi avaliado o nível de preparo, considerando experiência, formação em gestão universitária e treinamento para o exercício da função, assim como o levantamento das principais atividades realizadas e os papéis assumidos na desempenho da função. Os papéis mais relevantes assumidos, conforme depoimentos, foram o papel de coach, na relação com o aluno e de articulador e aglutinador na operacionalização e atualização do projeto pedagógico. Identificaram-se também, os principais recursos de competências, incorporados ao indivíduo (conhecimentos, habilidades e atitudes) e recursos do ambiente necessários para a atuação gerencial do coordenador/orientador. E a partir dos depoimentos construíram-se as macro-competências gerenciais contextualizadas com a estratégia organizacional e foi proposto diretrizes para um plano de desenvolvimento de competências gerenciais. As macro-competências gerenciais expressam os dois eixos básicos de atuação do coordenador/orientador: a interface com o aluno na integralização dos seus estudos e a operacionalização e atualização do projeto pedagógico. E uma terceira macro-competência trouxe a necessidade da atuação ser continuamente uma aprendizagem, de sensibilidade ao meio ambiente interno e externo para sentir, perceber e agir a partir das oportunidades, tomando o coordenador/orientador um gestor de oportunidades, em um contexto de mudanças permanentes.
id URGS_cc6fcbbd1294f9ae86c16de41d33ae33
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32849
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Silva, Maria Gorete Rodrigues daAntunes, Elaine di Diego2011-10-12T01:17:18Z2002http://hdl.handle.net/10183/32849000340498Entende-se que a profissionalização da gestão, através da identificação e desenvolvimento de competências gerenciais, é uma das formas de fazer frente às necessidades de mudanças nas instituições de ensino superior para que as mesmas consigam cumprir a missão institucional de produzir conhecimento e tomá-lo acessível, alcançando uma vantagem competitiva duradoura. O presente estudo realizado na Universidade de Caxias do Sul, instituição comunitária e regional, busca identificar as competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de Administração de Empresas, levando em consideração a importância do curso de graduação como uma das formas de tomar o conhecimento acessível ao corpo social. A identificação das competências gerenciais foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores e orientadores no exercício da função e stakeholders: diretores de unidades de ensino, chefia de departamento e pró-reitoria de graduação e focus group, entrevista em grupo com alunos e professores. A investigação é exploratória, de natureza qualitativa. A estratégia de pesquisa usada foi estudo de caso. Fez-se uso da análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Neste estudo foi avaliado o nível de preparo, considerando experiência, formação em gestão universitária e treinamento para o exercício da função, assim como o levantamento das principais atividades realizadas e os papéis assumidos na desempenho da função. Os papéis mais relevantes assumidos, conforme depoimentos, foram o papel de coach, na relação com o aluno e de articulador e aglutinador na operacionalização e atualização do projeto pedagógico. Identificaram-se também, os principais recursos de competências, incorporados ao indivíduo (conhecimentos, habilidades e atitudes) e recursos do ambiente necessários para a atuação gerencial do coordenador/orientador. E a partir dos depoimentos construíram-se as macro-competências gerenciais contextualizadas com a estratégia organizacional e foi proposto diretrizes para um plano de desenvolvimento de competências gerenciais. As macro-competências gerenciais expressam os dois eixos básicos de atuação do coordenador/orientador: a interface com o aluno na integralização dos seus estudos e a operacionalização e atualização do projeto pedagógico. E uma terceira macro-competência trouxe a necessidade da atuação ser continuamente uma aprendizagem, de sensibilidade ao meio ambiente interno e externo para sentir, perceber e agir a partir das oportunidades, tomando o coordenador/orientador um gestor de oportunidades, em um contexto de mudanças permanentes.It's understood that the professionalization of management, through the identification and development of managerial competences, is a way of facing the needs of change in university education so that it can accomplish the institutional mission of producing knowledge and make it accessible, reaching a lasting competitive advantage. This study, developed at Universidade de Caxias do Sul, a regional and community institution, searches for identifying the managerial competences of Business Administration Course coordinators and counselors, taking into consideration the importance of the graduating course as a way to make knowledge accessible to the social body. The identification of the managerial competences was done through semi structured interviews with coordinators, counselors and stakeholders: teaching unit directors, heads of departments, graduation deans and focos groups, which are interviews with groups of students and professors. The investigation is exploratory and qualitative in nature. The research strategy used was case study. Content analysis was used for data interpretation. The following were evaluated in this study: levei of readiness considering experience, university management background, training, main activities performed as well as roles undertaken in function performance. Most relevant roles undertaken, as stated, were those related to coaching students as well as articulating and agglutinating the pedagogic project operationalization and updating. The individual main competence (knowledge, abilities and attitudes) and environment resources needed for coordinator/ counselor managerial performance were also identified. From statements, the managerial macro-competences were built contextualized with an organizational strategy and a managerial competence development plan line was proposed. The managerial macro-competences express the two basic axes of coordinator/ counselor performance: the interface with the student in his study integralization and the updating and operationalization of pedagogic project. And a third macro- competence brought up the need of a continually leaming performance, of sensitivity to intemal and externai environment to perceive and act from opportunities, making the coordinator/counselor an opportunity manager in an ever evolving context.application/pdfporUniversidade : Escola : Professor : FormacaoOrientador educacionalCompetênciaCoordenadorOrientadorUniversidades : Avaliacao : BrasilGraduacao : CursosGestão universitáriaInstituições de ensino superiorGraduação : Ensino superiorUniversityGraduation course coordenator/ counselorManagerial competencesCompetências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de AdministraçãoPrograma de Pós-Graduação em AdministraçãoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000340498.pdf.txt000340498.pdf.txtExtracted Texttext/plain267326http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/2/000340498.pdf.txt963c1ef5172c100a598e6ccd2a439705MD52ORIGINAL000340498.pdf000340498.pdfTexto completoapplication/pdf1782190http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/1/000340498.pdfc2ed9ab9e231537185d7be72c1762e72MD51THUMBNAIL000340498.pdf.jpg000340498.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1547http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/3/000340498.pdf.jpgcede40ead26b09c5bc97012059f01d84MD5310183/328492018-10-09 09:01:34.772oai:www.lume.ufrgs.br:10183/32849Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:01:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
title Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
spellingShingle Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
Silva, Maria Gorete Rodrigues da
Universidade : Escola : Professor : Formacao
Orientador educacional
Competência
Coordenador
Orientador
Universidades : Avaliacao : Brasil
Graduacao : Cursos
Gestão universitária
Instituições de ensino superior
Graduação : Ensino superior
University
Graduation course coordenator/ counselor
Managerial competences
title_short Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
title_full Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
title_fullStr Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
title_full_unstemmed Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
title_sort Competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de graduação em administração de empresas : um estudo de caso na Universidade de Caxias do Sul
author Silva, Maria Gorete Rodrigues da
author_facet Silva, Maria Gorete Rodrigues da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Maria Gorete Rodrigues da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antunes, Elaine di Diego
contributor_str_mv Antunes, Elaine di Diego
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade : Escola : Professor : Formacao
Orientador educacional
Competência
Coordenador
Orientador
Universidades : Avaliacao : Brasil
Graduacao : Cursos
Gestão universitária
Instituições de ensino superior
Graduação : Ensino superior
topic Universidade : Escola : Professor : Formacao
Orientador educacional
Competência
Coordenador
Orientador
Universidades : Avaliacao : Brasil
Graduacao : Cursos
Gestão universitária
Instituições de ensino superior
Graduação : Ensino superior
University
Graduation course coordenator/ counselor
Managerial competences
dc.subject.eng.fl_str_mv University
Graduation course coordenator/ counselor
Managerial competences
description Entende-se que a profissionalização da gestão, através da identificação e desenvolvimento de competências gerenciais, é uma das formas de fazer frente às necessidades de mudanças nas instituições de ensino superior para que as mesmas consigam cumprir a missão institucional de produzir conhecimento e tomá-lo acessível, alcançando uma vantagem competitiva duradoura. O presente estudo realizado na Universidade de Caxias do Sul, instituição comunitária e regional, busca identificar as competências gerenciais dos coordenadores e orientadores do curso de Administração de Empresas, levando em consideração a importância do curso de graduação como uma das formas de tomar o conhecimento acessível ao corpo social. A identificação das competências gerenciais foi feita a partir de entrevistas semi-estruturadas com os coordenadores e orientadores no exercício da função e stakeholders: diretores de unidades de ensino, chefia de departamento e pró-reitoria de graduação e focus group, entrevista em grupo com alunos e professores. A investigação é exploratória, de natureza qualitativa. A estratégia de pesquisa usada foi estudo de caso. Fez-se uso da análise de conteúdo para a interpretação dos dados. Neste estudo foi avaliado o nível de preparo, considerando experiência, formação em gestão universitária e treinamento para o exercício da função, assim como o levantamento das principais atividades realizadas e os papéis assumidos na desempenho da função. Os papéis mais relevantes assumidos, conforme depoimentos, foram o papel de coach, na relação com o aluno e de articulador e aglutinador na operacionalização e atualização do projeto pedagógico. Identificaram-se também, os principais recursos de competências, incorporados ao indivíduo (conhecimentos, habilidades e atitudes) e recursos do ambiente necessários para a atuação gerencial do coordenador/orientador. E a partir dos depoimentos construíram-se as macro-competências gerenciais contextualizadas com a estratégia organizacional e foi proposto diretrizes para um plano de desenvolvimento de competências gerenciais. As macro-competências gerenciais expressam os dois eixos básicos de atuação do coordenador/orientador: a interface com o aluno na integralização dos seus estudos e a operacionalização e atualização do projeto pedagógico. E uma terceira macro-competência trouxe a necessidade da atuação ser continuamente uma aprendizagem, de sensibilidade ao meio ambiente interno e externo para sentir, perceber e agir a partir das oportunidades, tomando o coordenador/orientador um gestor de oportunidades, em um contexto de mudanças permanentes.
publishDate 2002
dc.date.issued.fl_str_mv 2002
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-10-12T01:17:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/32849
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000340498
url http://hdl.handle.net/10183/32849
identifier_str_mv 000340498
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/2/000340498.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/1/000340498.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/32849/3/000340498.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 963c1ef5172c100a598e6ccd2a439705
c2ed9ab9e231537185d7be72c1762e72
cede40ead26b09c5bc97012059f01d84
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085211825766400