Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/14828 |
Resumo: | Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho. |
id |
URGS_cc87a5aee40c0bcc667e2827ccbfa06f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14828 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Coser Filho, Marcelo SalvadorBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2008-12-17T04:12:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/14828000668627Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho.In this dissertation we present a proposal to study Financial Math in High School, using spreadsheets to solve some of the main problems inherents to certain financial process via recursion, such as the planning of a private welfare and payment by instalments, among others. The main target is to fill a gap concerning the existence of textbooks in the teaching level approached, which was possible to verify from the analysis of various textbooks. In addition to the proposal and the textbooks analysis, this dissertation contains an analysis of the work sessions in class with High School students, using the presented textbook, as well as a detailed explanation of the recursive method proposed. We hope that this textbook can be used for teachers interested in study the theme with their students, without previous knowledge from the subject and/or without extra orientations about the method.application/pdfporMatemática financeiraPrática de ensinoInformática na educaçãoFinancial mathematicsSpreadsheetsHigh schoolAprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668627.pdf000668627.pdfTexto completoapplication/pdf7202189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/1/000668627.pdf850e9bcc68ceb8a65becac39d10e8df2MD51TEXT000668627.pdf.txt000668627.pdf.txtExtracted Texttext/plain223325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/2/000668627.pdf.txtc8e7cf0bf96ea81fb78f958937065efcMD52THUMBNAIL000668627.pdf.jpg000668627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/3/000668627.pdf.jpgd6a295de633e9097d2b91dac5851ee3cMD5310183/148282018-10-17 07:54:51.982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:54:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
title |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
spellingShingle |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas Coser Filho, Marcelo Salvador Matemática financeira Prática de ensino Informática na educação Financial mathematics Spreadsheets High school |
title_short |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
title_full |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
title_fullStr |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
title_sort |
Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas |
author |
Coser Filho, Marcelo Salvador |
author_facet |
Coser Filho, Marcelo Salvador |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coser Filho, Marcelo Salvador |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
contributor_str_mv |
Basso, Marcus Vinicius de Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática financeira Prática de ensino Informática na educação |
topic |
Matemática financeira Prática de ensino Informática na educação Financial mathematics Spreadsheets High school |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Financial mathematics Spreadsheets High school |
description |
Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho. |
publishDate |
2008 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2008-12-17T04:12:30Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2008 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/14828 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000668627 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/14828 |
identifier_str_mv |
000668627 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/1/000668627.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/2/000668627.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/3/000668627.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
850e9bcc68ceb8a65becac39d10e8df2 c8e7cf0bf96ea81fb78f958937065efc d6a295de633e9097d2b91dac5851ee3c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736812468535296 |