Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coser Filho, Marcelo Salvador
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/14828
Resumo: Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho.
id URGS_cc87a5aee40c0bcc667e2827ccbfa06f
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14828
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Coser Filho, Marcelo SalvadorBasso, Marcus Vinicius de Azevedo2008-12-17T04:12:30Z2008http://hdl.handle.net/10183/14828000668627Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho.In this dissertation we present a proposal to study Financial Math in High School, using spreadsheets to solve some of the main problems inherents to certain financial process via recursion, such as the planning of a private welfare and payment by instalments, among others. The main target is to fill a gap concerning the existence of textbooks in the teaching level approached, which was possible to verify from the analysis of various textbooks. In addition to the proposal and the textbooks analysis, this dissertation contains an analysis of the work sessions in class with High School students, using the presented textbook, as well as a detailed explanation of the recursive method proposed. We hope that this textbook can be used for teachers interested in study the theme with their students, without previous knowledge from the subject and/or without extra orientations about the method.application/pdfporMatemática financeiraPrática de ensinoInformática na educaçãoFinancial mathematicsSpreadsheetsHigh schoolAprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2008mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000668627.pdf000668627.pdfTexto completoapplication/pdf7202189http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/1/000668627.pdf850e9bcc68ceb8a65becac39d10e8df2MD51TEXT000668627.pdf.txt000668627.pdf.txtExtracted Texttext/plain223325http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/2/000668627.pdf.txtc8e7cf0bf96ea81fb78f958937065efcMD52THUMBNAIL000668627.pdf.jpg000668627.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1079http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/3/000668627.pdf.jpgd6a295de633e9097d2b91dac5851ee3cMD5310183/148282018-10-17 07:54:51.982oai:www.lume.ufrgs.br:10183/14828Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T10:54:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
title Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
spellingShingle Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
Coser Filho, Marcelo Salvador
Matemática financeira
Prática de ensino
Informática na educação
Financial mathematics
Spreadsheets
High school
title_short Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
title_full Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
title_fullStr Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
title_full_unstemmed Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
title_sort Aprendizagem de Matemática financeira no ensino médio : uma proposta de trabalho a partir de planilhas eletrônicas
author Coser Filho, Marcelo Salvador
author_facet Coser Filho, Marcelo Salvador
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coser Filho, Marcelo Salvador
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
contributor_str_mv Basso, Marcus Vinicius de Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática financeira
Prática de ensino
Informática na educação
topic Matemática financeira
Prática de ensino
Informática na educação
Financial mathematics
Spreadsheets
High school
dc.subject.eng.fl_str_mv Financial mathematics
Spreadsheets
High school
description Nessa dissertação é apresentada uma proposta de trabalho de Matemática Financeira no Ensino Médio, utilizando planilhas eletrônicas, para resolver alguns dos principais problemas inerentes a certas movimentações financeiras via recursão, tais como o planejamento de uma previdência privada e o pagamento parcelado de dívidas, dentre outros. O principal objetivo é suprir uma lacuna no que diz respeito à existência de material didático voltado para o nível de ensino abordado, como foi possível constatar a partir da análise de diversos livros didáticos. Além da proposta citada e da análise de livros didáticos, essa dissertação contém uma análise das sessões de trabalho com estudantes de Ensino Médio, utilizando o material apresentado, bem como uma explicação mais detalhada do método recursivo proposto. Espera-se que tal material possa ser utilizado por professores interessados em estudar o tema com seus alunos, sem necessariamente possuir conhecimento prévio do assunto e/ou receber orientações adicionais sobre o método de trabalho.
publishDate 2008
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2008-12-17T04:12:30Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2008
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/14828
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000668627
url http://hdl.handle.net/10183/14828
identifier_str_mv 000668627
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/1/000668627.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/2/000668627.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/14828/3/000668627.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 850e9bcc68ceb8a65becac39d10e8df2
c8e7cf0bf96ea81fb78f958937065efc
d6a295de633e9097d2b91dac5851ee3c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085135488385024