Poder e conhecimento : a trajetória governativa de José Custódio de Sá e Faria no Rio Grande de São Pedro (1764-1769)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266056 |
Resumo: | A partir do estudo da trajetória governativa de José Custódio de Sá e Faria no Rio Grande de São Pedro (1764-1769), este trabalho se propõe a tratar das estruturas institucionais e das dinâmicas da governabilidade subalterna em uma capitania fronteiriça durante a segunda metade do século XVIII. Busca-se analisar em que medida uma trajetória voltada para a produção de conhecimento pode ter sido um fator para a ascensão e manutenção de um cargo administrativo em uma capitania subalterna, com o objetivo de compreender as interconexões entre a atuação administrativa e técnica em um território de fronteira. Procura-se identificar as particularidades da governação subalterna a partir das determinações normativas que orientaram a nomeação do governante, bem como a relação entre o plano teórico representado pelo regimento e as ações efetivas de Sá e Faria no comando da capitania. Atenta-se para a comunicação enquanto um elemento essencial de integração imperial, buscando identificar as técnicas de transferência de conhecimento postas em prática pelo governador por meio da correspondência com demais agentes da administração e o lugar da cartografia nesse processo. Para isso, utiliza-se de métodos quantitativos e qualitativos para a análise da correspondência do governador, bem como da desconstrução da produção cartográfica de Sá e Faria referente ao período de governação. Constata-se a contribuição do governador enquanto vetor na transmissão de saberes e conhecimentos entre a fronteira sul e as capitanias do sudeste dentro de um projeto maior de implementação do aparato institucional e expansão fronteiriça da América Portuguesa meridional. |
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Gama, Mariana PereiraKühn, Fábio2023-10-17T03:40:18Z2023http://hdl.handle.net/10183/266056001185599A partir do estudo da trajetória governativa de José Custódio de Sá e Faria no Rio Grande de São Pedro (1764-1769), este trabalho se propõe a tratar das estruturas institucionais e das dinâmicas da governabilidade subalterna em uma capitania fronteiriça durante a segunda metade do século XVIII. Busca-se analisar em que medida uma trajetória voltada para a produção de conhecimento pode ter sido um fator para a ascensão e manutenção de um cargo administrativo em uma capitania subalterna, com o objetivo de compreender as interconexões entre a atuação administrativa e técnica em um território de fronteira. Procura-se identificar as particularidades da governação subalterna a partir das determinações normativas que orientaram a nomeação do governante, bem como a relação entre o plano teórico representado pelo regimento e as ações efetivas de Sá e Faria no comando da capitania. Atenta-se para a comunicação enquanto um elemento essencial de integração imperial, buscando identificar as técnicas de transferência de conhecimento postas em prática pelo governador por meio da correspondência com demais agentes da administração e o lugar da cartografia nesse processo. Para isso, utiliza-se de métodos quantitativos e qualitativos para a análise da correspondência do governador, bem como da desconstrução da produção cartográfica de Sá e Faria referente ao período de governação. Constata-se a contribuição do governador enquanto vetor na transmissão de saberes e conhecimentos entre a fronteira sul e as capitanias do sudeste dentro de um projeto maior de implementação do aparato institucional e expansão fronteiriça da América Portuguesa meridional.This work aims to portray the institutional structures and dynamics of subordinate autority in the Rio Grande de São Pedro border captaincy during the latter half of the 18th century, based on the analysis of José Custódio de Sá and Faria's governance (1764-1769). It seeks to analyse to what extent a trajectory focused on the production of knowledge may have been a factor for the rise and maintenance of an administrative post in a subordinate captaincy, with the objective of understanding the interrelations between administrative and technical performance in a border zone. It seeks to identify the particularities of subservient governance since the normative determinations that dictated the nomination of the ruler, and the relationship between the theoretical scheme portrayed by the regiment and the effective actions of Sá and Faria in command of the captaincy. Communication is highlighted as an indispensable element of imperial integration, in order to identify the strategies of knowledge transmission put into effect by the Governor through communication with other civil servants and the importance of cartography in this process. For this, it uses quantitative and qualitative methods for the analysis of the governor's correspondence, as well as the deconstruction of the Sá e Faria’s cartographic production regarding to the period of governance. It is concluded that the Governor contribute as a vector in the transmission of knowledge between the southern border and the captaincies of the Southeast within a larger project of implementation of the institutional apparatus and border expansion of southern Portuguese America.application/pdfporFaria, José Custódio de Sá e, 1710-1792MonarquiaGovernoRio Grande de São PedroSubordinate captaincyPluricontinental monarchyPoder e conhecimento : a trajetória governativa de José Custódio de Sá e Faria no Rio Grande de São Pedro (1764-1769)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001185599.pdf.txt001185599.pdf.txtExtracted Texttext/plain419170http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266056/2/001185599.pdf.txtb599a00ec3faba2cc20f91d4e423ba5cMD52ORIGINAL001185599.pdfTexto completoapplication/pdf1955201http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266056/1/001185599.pdfd0ec10faa6ab660da33f99e8b8b8a502MD5110183/2660562023-10-18 03:35:02.815458oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266056Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-18T06:35:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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