Gestão editorial das revistas brasileiras do campo da educação física e ciências do esporte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/79676 |
Resumo: | Neste estudo analisei o processo de gestão editorial empregado nas revistas científicas brasileiras de Educação Física e Ciências do Esporte a partir de dois instrumentos. O primeiro denomina-se Instrumento de Avaliação da Gestão Editorial das Revistas Científicas Brasileiras em Educação Física e Ciências do Esporte, aplicando em 12 revistas previamente selecionadas. O segundo instrumento a que recorri foi composto por entrevistas semiestruturadas com oito editores de periódicos científicos do campo. Os critérios utilizados para organizar esses instrumentos foram agrupados em cinco categorias de análise: qualidade editorial, difusão, normalização, processo de arbitragem e autoria, tendo cada uma das categorias determinados indicadores, especificados segundo sua definição, aplicação e pontuação. A metodologia adotada foi uma mescla de técnicas qualitativas e quantitativas com a utilização da bibliometria e de entrevistas como ferramentas de captação de informações, possibilitando um debate estreito entre a educação física e a ciência da informação. Da análise bibliométrica, identifiquei que no que respeita a gestão, oito das doze revistas analisadas atingiram 80% dos critérios elencados no instrumento utilizado. Os resultados dessa aplicação trazem os pontos fortes, pontos a melhorar e características de cada revista. A análise das entrevistas dos editores permitiu evidenciar alguns aspectos significativos sobre a gestão de revistas científicas tais como as vantagens do uso do acesso aberto à informação científica; a necessidade de verbas próprias, originárias da cobrança de taxa de submissão para viabilizar a remuneração do trabalho dos editores e dos avaliadores e a urgência de profissionalizar as equipes que atuam na editoração de revistas científicas do campo da Educação Física e Ciências do Esporte. Os resultados gerais da tese apontam no sentido de desvelar os aspectos da produção do conhecimento obtida na prática das equipes das revistas e principalmente naqueles mais obscuros aos leitores, que está na administração dos editores no comando de suas revistas. |
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Job, IvoneGoellner, Silvana Vilodre2013-10-26T01:51:32Z2013http://hdl.handle.net/10183/79676000902976Neste estudo analisei o processo de gestão editorial empregado nas revistas científicas brasileiras de Educação Física e Ciências do Esporte a partir de dois instrumentos. O primeiro denomina-se Instrumento de Avaliação da Gestão Editorial das Revistas Científicas Brasileiras em Educação Física e Ciências do Esporte, aplicando em 12 revistas previamente selecionadas. O segundo instrumento a que recorri foi composto por entrevistas semiestruturadas com oito editores de periódicos científicos do campo. Os critérios utilizados para organizar esses instrumentos foram agrupados em cinco categorias de análise: qualidade editorial, difusão, normalização, processo de arbitragem e autoria, tendo cada uma das categorias determinados indicadores, especificados segundo sua definição, aplicação e pontuação. A metodologia adotada foi uma mescla de técnicas qualitativas e quantitativas com a utilização da bibliometria e de entrevistas como ferramentas de captação de informações, possibilitando um debate estreito entre a educação física e a ciência da informação. Da análise bibliométrica, identifiquei que no que respeita a gestão, oito das doze revistas analisadas atingiram 80% dos critérios elencados no instrumento utilizado. Os resultados dessa aplicação trazem os pontos fortes, pontos a melhorar e características de cada revista. A análise das entrevistas dos editores permitiu evidenciar alguns aspectos significativos sobre a gestão de revistas científicas tais como as vantagens do uso do acesso aberto à informação científica; a necessidade de verbas próprias, originárias da cobrança de taxa de submissão para viabilizar a remuneração do trabalho dos editores e dos avaliadores e a urgência de profissionalizar as equipes que atuam na editoração de revistas científicas do campo da Educação Física e Ciências do Esporte. Os resultados gerais da tese apontam no sentido de desvelar os aspectos da produção do conhecimento obtida na prática das equipes das revistas e principalmente naqueles mais obscuros aos leitores, que está na administração dos editores no comando de suas revistas.In this study I analyzed the process of editorial management used in Brazilian scientific journals of Physical Education and Sports Science based on two instruments. The first one is named Editorial Management Evaluation Instrument of Brazilian Journals of Physical Education and Sports, applied in twelve journals previously selected. The second instrument that I have recurred consists of semistructured interviews with eight editors of scientific journals. The criteria used to organize these instruments were grouped into five categories of analysis: editorial quality, dissemination, standardization, arbitration procedure and authorship, having each category certain indicators, specified according to its definition, application and score. The methodology used was a mixture of qualitative and quantitative techniques with the use of bibliometrics and interviews as tools for capturing information. Bibliometric analysis identified that with regard to journals management of eight of the twelve journals analyzed reached 80% (eighty percent) of the criteria listed in the instrument used. The analysis of the interviews of editors allowed to evidence some significant aspects over the management of scientific journals such as the advantages of the use of open access to scientific information, the need own funds originating from the collection of submission fees to enable the work remuneration of publishers and evaluators and urgency of professionalizing the staff working in the publishing of scientific journals in the field of Physical Education and Sports Science. The overall results of the thesis point towards unveiling the knowledge production aspects obtained in the practice of journals teams and especially those more obscure to readers, which is the management of editors in charge of their journals.En este estudio analicé el proceso de gestión editorial empleado en las revistas científicas brasileñas de Educación física y Ciencias del deporte por medio de dos instrumentos. El primero se llama Instrumento de Evaluación de la Gestión Editorial de las Revistas brasileñas en Educación Física y Ciencias del Deporte, y aplicada en 12 revistas seleccionadas previamente. El segundo instrumento que recurrí consiste en entrevistas semiestructuradas con ocho editores de periódicos del campo. Los criterios utilizados para organizar estos instrumentos se agruparán en cinco categorías de análisis: la calidad editorial, la difusión, la normalización, el arbitraje y la autoría. Cada categoría tiene ciertos indicadores, especificados de acuerdo con su definición, aplicación y puntuación. La metodología utilizada fue una mezcla de técnicas cualitativas y cuantitativas, como la bibliometría y las entrevistas como herramientas de captación de las informaciones, que han posibilitaron un amplio debate entre educación física e ciencia de la información. En la análisis bibliométrica identifiqué en relación a la evaluación de la gestión de las 12 revistas ocho títulos alcanzaron el 80% de los criterios exigidos por el instrumento utilizado. El análisis de las entrevistas de los editores ha puesto de relieve algunos aspectos importantes de la gestión de revistas científicas, como las ventajas de la utilización del acceso abierto a la información científica, la necesidad de fondos propios para la remuneración del trabajo de los editores y revisores, y la urgencia de profesionalizar los equipos de trabajo en la publicación de revistas científicas en el campo de la Educación Física y Ciencias del Deporte. Los resultados generales de la tesis apuntan hacia desvelar aspectos de la producción de los conocimientos obtenidos en la práctica de los equipos procedentes de revistas y en especial los más oscuros a los lectores, que es la administración por parte de los editores de revistas.application/pdfporRevistasAvaliaçãoEditoraçãoJournalsEvaluationOrganizationAdministrationEvaluaciónOrganizaciónAdministraciónGestão editorial das revistas brasileiras do campo da educação física e ciências do esporteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2013.doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000902976.pdf000902976.pdfTexto completoapplication/pdf1759166http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79676/1/000902976.pdf71a183f46d13a87dfee2b583ab507f6eMD51TEXT000902976.pdf.txt000902976.pdf.txtExtracted Texttext/plain295078http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79676/2/000902976.pdf.txt1c19eba3bee9fa3cc200faf1c837e2d2MD52THUMBNAIL000902976.pdf.jpg000902976.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1051http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/79676/3/000902976.pdf.jpgeb04b75ed79925b180e6e1b95cd1c1b8MD5310183/796762018-10-17 08:59:14.457oai:www.lume.ufrgs.br:10183/79676Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-17T11:59:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Neste estudo analisei o processo de gestão editorial empregado nas revistas científicas brasileiras de Educação Física e Ciências do Esporte a partir de dois instrumentos. O primeiro denomina-se Instrumento de Avaliação da Gestão Editorial das Revistas Científicas Brasileiras em Educação Física e Ciências do Esporte, aplicando em 12 revistas previamente selecionadas. O segundo instrumento a que recorri foi composto por entrevistas semiestruturadas com oito editores de periódicos científicos do campo. Os critérios utilizados para organizar esses instrumentos foram agrupados em cinco categorias de análise: qualidade editorial, difusão, normalização, processo de arbitragem e autoria, tendo cada uma das categorias determinados indicadores, especificados segundo sua definição, aplicação e pontuação. A metodologia adotada foi uma mescla de técnicas qualitativas e quantitativas com a utilização da bibliometria e de entrevistas como ferramentas de captação de informações, possibilitando um debate estreito entre a educação física e a ciência da informação. Da análise bibliométrica, identifiquei que no que respeita a gestão, oito das doze revistas analisadas atingiram 80% dos critérios elencados no instrumento utilizado. Os resultados dessa aplicação trazem os pontos fortes, pontos a melhorar e características de cada revista. A análise das entrevistas dos editores permitiu evidenciar alguns aspectos significativos sobre a gestão de revistas científicas tais como as vantagens do uso do acesso aberto à informação científica; a necessidade de verbas próprias, originárias da cobrança de taxa de submissão para viabilizar a remuneração do trabalho dos editores e dos avaliadores e a urgência de profissionalizar as equipes que atuam na editoração de revistas científicas do campo da Educação Física e Ciências do Esporte. Os resultados gerais da tese apontam no sentido de desvelar os aspectos da produção do conhecimento obtida na prática das equipes das revistas e principalmente naqueles mais obscuros aos leitores, que está na administração dos editores no comando de suas revistas. |
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