Da ordem do enigma : fragmentos justapostos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicolaiewsky, Alfredo
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/214528
Resumo: Dividida em quatro capítulos, a presente tese se propõe a ser uma reflexão sobre o processo criativo em artes visuais, a partir do meu testemunho como criador. Tendo como base a produção desenvolvida durante a pesquisa – conjuntos fotográficos, obtidos a partir de imagens cinematográficas, vertidas para vídeo – estabeleço relações com a minha produção anterior, bem como com as obras de diversos artistas. Muitos autores e artistas foram utilizados como marcos teóricos, cabendo salientar alguns: Raúl Ruiz, Phillippe Dubois, Jacques Aumont, Andrei Tarkovski e também Roland Barthes e Jean-Claude Bernardet. Os procedimentos de apropriação, justaposição e montagem são destacados através das obras produzidas. A apropriação se dá, em minha produção, através da captação de imagens fotográficas a partir de filmes, sendo usado como marco teórico, entre outros, Dominique Baqué. Também é comentado o conceito de found footage, com diversos exemplos, dentre os quais Jean-Luc Godard. Os procedimentos de justaposição e montagem aparecem extremamente interligados, sendo a maneira encontrada de apresentar as imagens para formarem conjuntos. O embasamento teórico da montagem é feito a partir do cinema, principalmente através dos escritos de Sergei Eisenstein. São estudadas as relações entre o cinema, o vídeo e a fotografia. Para tanto, valho-me principalmente de Pascal Bonitzer e Eric Rondepierre. Analiso obras de artistas que trabalham com a fotografia relacionada de alguma maneira ao cinema: Victor Burgin, Jeff Wall e Tracey Moffatt; quem trabalha com fotogramas, como Rosângela Rennó e Rondepierre; e quem fotografa, como eu, filmes no vídeo como John Waters e Vera Chaves Barcellos. Reflito também sobre a Medusa, a da mitologia, e Platão, o da caverna. Ao analisar os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa, os examino primeiramente em suas partes – as fotografias obtidas a partir dos fotogramas, pensados como fragmento. Analiso sobre seus possíveis significados, características, a questão do tempo e as sugestões de deslocamento físico e temporal. Em um segundo momento penso nas relações entre as partes – os conjuntos fotográficos. Também são estudados os aspectos ligados à associação entre imagens, palíndromos, simultaneidade e o conceito de choque. As possíveis relações internas aos trabalhos fecham esta pesquisa: o conceito de intervalo entre as imagens e alguns de seus significados, partindo dos conceitos da acústica e da música, aplicados às artes visuais e a minhas obras em particular, e de como daí adveio o nome das duas séries de trabalhos – os “Harmônicos” e os “Melódicos”; a possibilidade de ressignificação ou de ressonância entre as imagens; a hipótese de aplicar o conceito de fora-de-campo a estas obras; e o conceito de enigma, elaborado principalmente a partir da análise de diversas obras de arte, surgindo como conclusão e também nomeando esta tese.
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Também é comentado o conceito de found footage, com diversos exemplos, dentre os quais Jean-Luc Godard. Os procedimentos de justaposição e montagem aparecem extremamente interligados, sendo a maneira encontrada de apresentar as imagens para formarem conjuntos. O embasamento teórico da montagem é feito a partir do cinema, principalmente através dos escritos de Sergei Eisenstein. São estudadas as relações entre o cinema, o vídeo e a fotografia. Para tanto, valho-me principalmente de Pascal Bonitzer e Eric Rondepierre. Analiso obras de artistas que trabalham com a fotografia relacionada de alguma maneira ao cinema: Victor Burgin, Jeff Wall e Tracey Moffatt; quem trabalha com fotogramas, como Rosângela Rennó e Rondepierre; e quem fotografa, como eu, filmes no vídeo como John Waters e Vera Chaves Barcellos. Reflito também sobre a Medusa, a da mitologia, e Platão, o da caverna. Ao analisar os trabalhos desenvolvidos durante a pesquisa, os examino primeiramente em suas partes – as fotografias obtidas a partir dos fotogramas, pensados como fragmento. Analiso sobre seus possíveis significados, características, a questão do tempo e as sugestões de deslocamento físico e temporal. Em um segundo momento penso nas relações entre as partes – os conjuntos fotográficos. Também são estudados os aspectos ligados à associação entre imagens, palíndromos, simultaneidade e o conceito de choque. As possíveis relações internas aos trabalhos fecham esta pesquisa: o conceito de intervalo entre as imagens e alguns de seus significados, partindo dos conceitos da acústica e da música, aplicados às artes visuais e a minhas obras em particular, e de como daí adveio o nome das duas séries de trabalhos – os “Harmônicos” e os “Melódicos”; a possibilidade de ressignificação ou de ressonância entre as imagens; a hipótese de aplicar o conceito de fora-de-campo a estas obras; e o conceito de enigma, elaborado principalmente a partir da análise de diversas obras de arte, surgindo como conclusão e também nomeando esta tese.Divided in four chapters, the present thesis intends to wonder about the creative process in visual arts taking as a starting point my testimony as a creator. Considering as foundation the production developed during the research – photograph sets obtained from cinematographic images, converted to video – I establish relations to my previous productions, as well as, to works of different artists. Many authors and artists were used as theoretical references, specially: Raúl Ruiz, Phillippe Dubois, Jacques Aumont, Andrei Tarkovski, and also Roland Barthes and Jean-Claude Bernardet. The procedures of appropriation, overlay and assembly are emphasized through the produced works. The appropriation occurs through the capture of photographic images from movies, using as theoretical reference, among others, Dominique Baqué. The concept found footage is commented with many examples, one of them being Jean-Luc Godard. The procedures of overlay and assembly seem extremely connected, being the manner found to present the images to form sets. The theoretical base for assembly is derived from cinema, mainly through the writings of Sergei Eisenstein. The relations between cinema, video and photography are studied. For such purpose, I mainly take hand of Pascal Bonitzer and Rondepierre. I analyze works of artists who work with photography that relates, in a way, to cinema: Victor Burgin, Jeff Wall and Tracey Moffatt; people who work with photograms, as Rosângela Rennó and Eric Rondepierre; and who photographs, as I do, movies in video as John Waters and Vera Chaves Barcellos. I also reflect about Medusa, the one from mythology, and Plato, from the cave. Analyzing the works developed during the search, I first examine them in their parts – the photos obtained from the photograms, thought as fragments. I reflect about their possible meanings, characteristics, the issue of time and the suggestions of physical and temporal movement. In a second moment, I think of the relations between the parts – the photographic sets. Aspects linked to the association between images, palindromes, simultaneity and the concept of shock are studied as well. The possible internal relations among the works close this research: the concept of interval between the images and some of its meanings from the concepts of acoustic and of music applied to visual arts and, particularly, to my works, and how from there came the name of the two series – the “Harmonics” and the “Melodics”; the possibility of new meanings or sounds between the images; the hypothesis of applying the concept of out-of-field to these works; and the enigma concept, made specially from the analysis of a diversity of artworks, coming to the conclusion and also to the name of this thesis.application/pdfporFotografia (Arte)Cinema : Arte contemporaneaPhotographyMontageJuxtapositionAppropriationDa ordem do enigma : fragmentos justapostosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000424456.pdf.txt000424456.pdf.txtExtracted Texttext/plain461353http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214528/2/000424456.pdf.txt8c6b1b5d0885295e8e65e9fc9adaa539MD52ORIGINAL000424456.pdfTexto completoapplication/pdf20637730http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/214528/1/000424456.pdfc5c9948a941badef0bf13ea51df30a96MD5110183/2145282020-10-29 04:15:38.842621oai:www.lume.ufrgs.br:10183/214528Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-10-29T07:15:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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