Mito, repetição e ruptura na obra de Franz Kafka : uma reflexão sobre os gestos e os sons
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/226004 |
Resumo: | A obra de Franz Kafka apresenta uma notável repetição de temáticas, de elementos e de situações bastante recorrentes, independentemente do gênero literário de cada texto. Ademais, a circularidade se faz presente na constituição mental das personagens e na construção da forma narrativa. Seus enredos não se desenrolam de acordo com uma lógica tradicional de uma progressão com começo, meio e fim. Com esses elementos, Kafka constrói uma espécie de trajetória mítica, em que a repetição e a situação de “nunca chegar” ocupam um lugar central. Mas Kafka não caiu, de fato, na sedução do mito. Por isso, o objetivo da dissertação é investigar e compreender como Kafka produz uma ruptura na aparente construção mítica e circular das suas narrativas através dos gestos e dos sons, que são elementos repetidos em sua obra. Para tanto, buscamos um aprofundamento teórico para percorrer discussões sobre mito e linguagem, repetição, gesto e som. O fio condutor de todo o embasamento teórico foi a filosofia de Walter Benjamin. Também buscamos debater com o pensamento de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Georges Didi-Huberman e José Wisnik. Na sequência, analisamos nove textos de Franz Kafka, promovendo um diálogo comparado entre eles, com o intuito de entender como funcionam as repetições gestuais e sonoras, além de detectar as semelhanças e diferenças em cada obra. Ao final de tudo, uma das grandes percepções que a pesquisa nos trouxe foi de entender que a repetição possui um potencial enorme de ruptura, sendo capaz, inclusive, de romper com outras repetições. |
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Rizzatti, Luísa OsórioCaimi, Cláudia Luiza2021-08-20T04:13:19Z2021http://hdl.handle.net/10183/226004001129936A obra de Franz Kafka apresenta uma notável repetição de temáticas, de elementos e de situações bastante recorrentes, independentemente do gênero literário de cada texto. Ademais, a circularidade se faz presente na constituição mental das personagens e na construção da forma narrativa. Seus enredos não se desenrolam de acordo com uma lógica tradicional de uma progressão com começo, meio e fim. Com esses elementos, Kafka constrói uma espécie de trajetória mítica, em que a repetição e a situação de “nunca chegar” ocupam um lugar central. Mas Kafka não caiu, de fato, na sedução do mito. Por isso, o objetivo da dissertação é investigar e compreender como Kafka produz uma ruptura na aparente construção mítica e circular das suas narrativas através dos gestos e dos sons, que são elementos repetidos em sua obra. Para tanto, buscamos um aprofundamento teórico para percorrer discussões sobre mito e linguagem, repetição, gesto e som. O fio condutor de todo o embasamento teórico foi a filosofia de Walter Benjamin. Também buscamos debater com o pensamento de Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Georges Didi-Huberman e José Wisnik. Na sequência, analisamos nove textos de Franz Kafka, promovendo um diálogo comparado entre eles, com o intuito de entender como funcionam as repetições gestuais e sonoras, além de detectar as semelhanças e diferenças em cada obra. Ao final de tudo, uma das grandes percepções que a pesquisa nos trouxe foi de entender que a repetição possui um potencial enorme de ruptura, sendo capaz, inclusive, de romper com outras repetições.Franz Kafka's work presents a repetition of themes, elements and recurring hypotheses, regardless of the literary genre of each text. Furthermore, circularity is present in the mental constitution of the characters and in the construction of the narrative form. Its plots do not unfold according to the traditional logic of a progression with beginning, middle and end. Using these elements, Kafka builds a kind of mythical trajectory, in which repetition and the “never arriving” situation take the center stage in the narrative. However, Kafka has not actually fallen in the myth seduction. Given that, this dissertation aims to investigate and understand how Kafka produces a rupture in the apparent mythical and circular construction of his narratives through gestures and sounds, which are repeated elements in his work. To achieve this, the dissertation presents a theoretical background in order to discuss myth and language, repetition, gestures and sounds. The entire theoretical foundation was guided by Walter Benjamin's philosophy, also comprising the theory by with the thoughts of Friedrich Nietzsche, Gilles Deleuze, Félix Guattari, Theodor Adorno, Max Horkheimer, Ernst Cassirer, Mircea Eliade, Georges Didi-Huberman and José Wisnik. Next, we analyzed nine texts by Franz Kafka, creating a comparative dialogue between them, in order to understand how gestural and sound repetitions work, in addition to detecting the similarities and differences in each work. At the conclusion, one of the main perspectives that the research presented was the understanding that repetition holds an enormous potential of rupture, being able to even rupture other repetitions.application/pdfporKafka, Franz, 1883-1924Repetição em literaturaMitoGestosSomLiteraturaRepetitionMythRuptureGestureSoundMito, repetição e ruptura na obra de Franz Kafka : uma reflexão sobre os gestos e os sonsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129936.pdf.txt001129936.pdf.txtExtracted Texttext/plain412032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226004/2/001129936.pdf.txta92c750a6617f1105d42de14c42f93c8MD52ORIGINAL001129936.pdfTexto completoapplication/pdf1315501http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/226004/1/001129936.pdfa3472e554f970df4d09fa4e179ab5316MD5110183/2260042021-09-18 04:54:35.98264oai:www.lume.ufrgs.br:10183/226004Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-09-18T07:54:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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