Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Laura Poll
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/210140
Resumo: Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica.
id URGS_cdeb0f6443bc12c39b3c4955331c3500
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210140
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gomes, Laura PollBandeira, Denise Ruschel2020-06-06T03:56:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/210140000992443Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica.The present study aims to investigate current data on the use of drawing tests in psychological evaluation (PE). For this purpose, a survey was conducted using a convenience sampling. The data collection was carried out through an online questionnaire composed of open and closed questions. The study included 370 psychologists, from all regions of Brazil, mostly female (85.1%), aged between 21-30 years (34.6%), with a postgraduate degree (61, 2%). The results were studied using descriptive statistics and content analysis. Among the main findings, there is a prevalence of the use of PE in the clinical (64.3%) and organizational (41.3%) areas, and the most commonly used drawing tests in these areas were HTP (76.5%) and Palográfico (63%). The study discussed the respondent's perceptions about the limitations of the tests and the professional training. This study fulfilled it's purpose and thus it is expected that this data will contribute to new researches. It was concluded that further studies and also investment in regular researches on instrument's review are necessary, due to its large usage and questioning at the brazilian scenario of psychological evaluation.application/pdfporAvaliação psicológicaAtuação do psicólogoTestes psicológicosDrawing testsPsychological evaluationProfessional trainingSurveyTestes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológicaDrawing tests : professional preparation, research and practices in psychological evaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992443.pdf.txt000992443.pdf.txtExtracted Texttext/plain145272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/2/000992443.pdf.txt4c83bd3df4b83a576215a7618a9305d5MD52ORIGINAL000992443.pdfTexto completoapplication/pdf442839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/1/000992443.pdfcb40a54e88e1dae34f6f0cfa5d8266b1MD5110183/2101402020-06-07 03:47:22.398416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-07T06:47:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Drawing tests : professional preparation, research and practices in psychological evaluation
title Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
spellingShingle Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
Gomes, Laura Poll
Avaliação psicológica
Atuação do psicólogo
Testes psicológicos
Drawing tests
Psychological evaluation
Professional training
Survey
title_short Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
title_full Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
title_fullStr Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
title_full_unstemmed Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
title_sort Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
author Gomes, Laura Poll
author_facet Gomes, Laura Poll
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Laura Poll
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
contributor_str_mv Bandeira, Denise Ruschel
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação psicológica
Atuação do psicólogo
Testes psicológicos
topic Avaliação psicológica
Atuação do psicólogo
Testes psicológicos
Drawing tests
Psychological evaluation
Professional training
Survey
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing tests
Psychological evaluation
Professional training
Survey
description Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-06-06T03:56:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/210140
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000992443
url http://hdl.handle.net/10183/210140
identifier_str_mv 000992443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/2/000992443.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/1/000992443.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 4c83bd3df4b83a576215a7618a9305d5
cb40a54e88e1dae34f6f0cfa5d8266b1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085521880252416