Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/210140 |
Resumo: | Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica. |
id |
URGS_cdeb0f6443bc12c39b3c4955331c3500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210140 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Gomes, Laura PollBandeira, Denise Ruschel2020-06-06T03:56:20Z2015http://hdl.handle.net/10183/210140000992443Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica.The present study aims to investigate current data on the use of drawing tests in psychological evaluation (PE). For this purpose, a survey was conducted using a convenience sampling. The data collection was carried out through an online questionnaire composed of open and closed questions. The study included 370 psychologists, from all regions of Brazil, mostly female (85.1%), aged between 21-30 years (34.6%), with a postgraduate degree (61, 2%). The results were studied using descriptive statistics and content analysis. Among the main findings, there is a prevalence of the use of PE in the clinical (64.3%) and organizational (41.3%) areas, and the most commonly used drawing tests in these areas were HTP (76.5%) and Palográfico (63%). The study discussed the respondent's perceptions about the limitations of the tests and the professional training. This study fulfilled it's purpose and thus it is expected that this data will contribute to new researches. It was concluded that further studies and also investment in regular researches on instrument's review are necessary, due to its large usage and questioning at the brazilian scenario of psychological evaluation.application/pdfporAvaliação psicológicaAtuação do psicólogoTestes psicológicosDrawing testsPsychological evaluationProfessional trainingSurveyTestes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológicaDrawing tests : professional preparation, research and practices in psychological evaluationinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000992443.pdf.txt000992443.pdf.txtExtracted Texttext/plain145272http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/2/000992443.pdf.txt4c83bd3df4b83a576215a7618a9305d5MD52ORIGINAL000992443.pdfTexto completoapplication/pdf442839http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/1/000992443.pdfcb40a54e88e1dae34f6f0cfa5d8266b1MD5110183/2101402020-06-07 03:47:22.398416oai:www.lume.ufrgs.br:10183/210140Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-06-07T06:47:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Drawing tests : professional preparation, research and practices in psychological evaluation |
title |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
spellingShingle |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica Gomes, Laura Poll Avaliação psicológica Atuação do psicólogo Testes psicológicos Drawing tests Psychological evaluation Professional training Survey |
title_short |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
title_full |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
title_fullStr |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
title_full_unstemmed |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
title_sort |
Testes gráficos : formação, pesquisa e práticas em avaliação psicológica |
author |
Gomes, Laura Poll |
author_facet |
Gomes, Laura Poll |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Laura Poll |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Bandeira, Denise Ruschel |
contributor_str_mv |
Bandeira, Denise Ruschel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação psicológica Atuação do psicólogo Testes psicológicos |
topic |
Avaliação psicológica Atuação do psicólogo Testes psicológicos Drawing tests Psychological evaluation Professional training Survey |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing tests Psychological evaluation Professional training Survey |
description |
Este estudo se propôs a investigar dados atuais sobre o uso dos testes gráficos em avaliação psicológica (AP). Para tanto, foi realizada uma pesquisa de levantamento, com amostragem por conveniência. A coleta de dados se deu através de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Participaram do estudo 370 psicólogos, oriundos de todas as regiões do Brasil, sendo a maioria do sexo feminino (85,1%), na faixa etária dos 21-30 anos (34,6%), com pós-graduação concluída (61,2%). Os resultados obtidos foram estudados a partir da estatística descritiva e análise de conteúdo. Dentre os principais achados, foi encontrada predominância do uso de AP nas áreas clínica (64,3%) e/ou organizacional (41,3%), e os testes gráficos mais usados são o H-T-P (76,5%) e o Palográfico (63%). O estudo discutiu as percepções dos respondentes sobre as limitações dos testes e da formação profissional. O presente estudo cumpriu com o seu propósito e assim espera-se que estes dados possam contribuir para novas pesquisas. Conclui-se que são necessários novos estudos e investimento em pesquisas regulares de revisão dos instrumentos, por se trataram de testes muito utilizados e, ao mesmo tempo, questionados no cenário brasileiro de avaliação psicológica. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-06-06T03:56:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/210140 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000992443 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/210140 |
identifier_str_mv |
000992443 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/2/000992443.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/210140/1/000992443.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4c83bd3df4b83a576215a7618a9305d5 cb40a54e88e1dae34f6f0cfa5d8266b1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085521880252416 |