Do letramento informacional à literacia para a saúde no contexto da Rede BIBLIOSUS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santini, Luciane Alves
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/262606
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar se o letramento informacional, por meio dos processos de acesso, avaliação e uso da informação em saúde, mediados pelo bibliotecário, contribui para a literacia para a saúde. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem quanti-qualitativa, que partiu do estudo de caso da Rede BiblioSUS para verificar a existência da relação entre o letramento informacional e a literacia para a saúde. No âmbito desta pesquisa foram trabalhados os conceitos de Sociedade do Conhecimento e da Aprendizagem, e estabelecida a relação com a atuação do bibliotecário, letramento informacional, literacia para a saúde, além de apresentar uma abordagem da terminologia referente à alfabetização, ao letramento e à literacia. Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento já reconhecido e aplicado internacionalmente: o questionário on-line HLS-EU-BR, por meio da parceria estabelecida entre o Grupo de Pesquisa LEIA/UFRGS e o Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes, detentor dos direitos de uso. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três bibliotecárias da Rede BiblioSUS. As análises dos dados coletados por meio do questionário foram realizadas com o auxílio do software SPSS® versão 22 e, nas entrevistas, os dados foram apresentados e analisados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foram estabelecidas três categorias de análise dos dados coletados: acesso, avaliação e uso da informação. Por fim, realizamos a triangulação, aplicando-se os conceitos abordados no referencial teórico aos dados coletados pelo questionário e pelas entrevistas no intuito de verificar a veracidade do problema de pesquisa: o letramento informacional, por meio dos processos de acesso, avaliação e uso da informação em saúde, mediados pelo bibliotecário, contribui para a literacia para a saúde no âmbito da Rede BiblioSUS? As discussões demonstram a existência desta relação e a necessidade de atuação no sentido de qualificar estes processos e, consequentemente, impactar na melhoria da literacia para a saúde.
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Para a coleta de dados foi utilizado um instrumento já reconhecido e aplicado internacionalmente: o questionário on-line HLS-EU-BR, por meio da parceria estabelecida entre o Grupo de Pesquisa LEIA/UFRGS e o Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes, detentor dos direitos de uso. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três bibliotecárias da Rede BiblioSUS. As análises dos dados coletados por meio do questionário foram realizadas com o auxílio do software SPSS® versão 22 e, nas entrevistas, os dados foram apresentados e analisados usando a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Foram estabelecidas três categorias de análise dos dados coletados: acesso, avaliação e uso da informação. Por fim, realizamos a triangulação, aplicando-se os conceitos abordados no referencial teórico aos dados coletados pelo questionário e pelas entrevistas no intuito de verificar a veracidade do problema de pesquisa: o letramento informacional, por meio dos processos de acesso, avaliação e uso da informação em saúde, mediados pelo bibliotecário, contribui para a literacia para a saúde no âmbito da Rede BiblioSUS? As discussões demonstram a existência desta relação e a necessidade de atuação no sentido de qualificar estes processos e, consequentemente, impactar na melhoria da literacia para a saúde.This research proposes to investigate whether information literacy, through the processes of access, evaluation, and use of health information, mediated by the librarian, contributes to health literacy. It is characterized as research with a quantitative-qualitative approach, which started from the case study of the BiblioSUS Network to verify the existence of the relationship between information literacy and health literacy. Within the scope of this research, the concepts of Knowledge and Learning Society were worked, and a relationship was established with the librarian's performance, information literacy, health literacy, in addition to presenting an approach to the terminology referring to literacy, literacy and literacy. For data collection, an instrument already recognized and applied internationally was used, the online questionnaire HLS-EU-BR, through the partnership established between the LEIA/UFRGS Research Group and Prof. Dr. Luis Saboga-Nunes, holder of usage rights. and. Semi-structured interviews were also carried out with three librarians from the BiblioSUS Network. The questionnaire analyzes were performed with the help of SPSS® version 22 software and in the interviews the data were presented and analyzed using Bardin's content analysis technique. Three categories of analysis of the collected data were established: access, evaluation, and use of information. Finally, we performed the triangulation by applying the concepts discussed in the theoretical framework to the data collected by the questionnaire and interviews to verify the veracity of the research problem: information literacy, through the processes of access, evaluation and use of information in health, mediated by the librarian, does it contribute to health literacy within the BiblioSUS Network? The discussions demonstrate the existence of this relationship and the need to act to qualify these processes and consequently impact on the improvement of health literacy.application/pdfporLetramento em saúdeSistemas de informação em saúdeDisseminação da informaçãoCompetência em informaçãoKnowledge and Learning SocietyInformation literacyHealth literacyBiblioSUS NetworkLibrarianMediationDo letramento informacional à literacia para a saúde no contexto da Rede BIBLIOSUSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001173865.pdf.txt001173865.pdf.txtExtracted Texttext/plain251471http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262606/2/001173865.pdf.txt9a1eca1ca8bdeba1a8494462df875596MD52ORIGINAL001173865.pdfTexto parcialapplication/pdf2434033http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/262606/1/001173865.pdfe469ebfbe7efb652539d8dac9747a21fMD5110183/2626062023-08-10 03:32:34.938131oai:www.lume.ufrgs.br:10183/262606Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-08-10T06:32:34Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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