Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Simas, Lucas Silveira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/130815
Resumo: Aproximando conceitos como Teatro Documental (Erwin Psicator), Biodrama (Vivi Tellas), autoficção (Serge Doubrovsky) e espetáculos contemporâneos previamente selecionados por suas proximidades discursivas, a pesquisa investiga práticas que tratama memória como agenciadora de criações teatrais. O interesse principal da investigação é refletir como esta memórias e torna uma possibilidade virtual para a problematização e potencialização do "real" na cena, criando mecanismos de composição espetaculares, que aqui se define como Biopoéticas Teatrais. Este processo mnemônico é problematizado neste trabalho tal qual catalisador da cena, inserindo-se em esferas de caráter pessoal, em atos de exposição, pela experiência do revelar-se a si e ao outro em cena. Assim, procura-se evidenciar uma cena que transite entre o individual e o coletivo, criando uma manutenção própria de organização. Busca-se ainda identificar aportes da prática desta construção que se utiliza de si para criação cênica, evidenciando o confronto entre autor e cena, real e ficcional. Para tanto, serão enfocadas as estratégias de criação de três espetáculos: Luís Antônio-Gabriela (direção de Nelson Baskerville), Natalício Cavalo (direção de Patrícia Fagundes) e Br-Trans (criação de Silvero Pereira), que nascem a partir da memória, de relatos, fotografias, vontades, fracassos, etc, para compreender e levantar potencialidades que possibilitem reflexões cênicas, práticas sobre a multiplicidade da vida posta no palco, potencializando produções singulares no teatro.
id URGS_ce8305cd3a898f18338dca0255987895
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130815
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Simas, Lucas SilveiraSpritzer, Mirna2015-12-09T02:41:28Z2015http://hdl.handle.net/10183/130815000979950Aproximando conceitos como Teatro Documental (Erwin Psicator), Biodrama (Vivi Tellas), autoficção (Serge Doubrovsky) e espetáculos contemporâneos previamente selecionados por suas proximidades discursivas, a pesquisa investiga práticas que tratama memória como agenciadora de criações teatrais. O interesse principal da investigação é refletir como esta memórias e torna uma possibilidade virtual para a problematização e potencialização do "real" na cena, criando mecanismos de composição espetaculares, que aqui se define como Biopoéticas Teatrais. Este processo mnemônico é problematizado neste trabalho tal qual catalisador da cena, inserindo-se em esferas de caráter pessoal, em atos de exposição, pela experiência do revelar-se a si e ao outro em cena. Assim, procura-se evidenciar uma cena que transite entre o individual e o coletivo, criando uma manutenção própria de organização. Busca-se ainda identificar aportes da prática desta construção que se utiliza de si para criação cênica, evidenciando o confronto entre autor e cena, real e ficcional. Para tanto, serão enfocadas as estratégias de criação de três espetáculos: Luís Antônio-Gabriela (direção de Nelson Baskerville), Natalício Cavalo (direção de Patrícia Fagundes) e Br-Trans (criação de Silvero Pereira), que nascem a partir da memória, de relatos, fotografias, vontades, fracassos, etc, para compreender e levantar potencialidades que possibilitem reflexões cênicas, práticas sobre a multiplicidade da vida posta no palco, potencializando produções singulares no teatro.Approaching concepts such as Documentary Theatre (Erwin Psicator), Biodrama (ViviTellas), autofiction (Serge Doubrovsky) and contemporary shows previously selected by their proximity discursive, this research investigates practices that treat memory as a mediator theatrical creations. The main interest of this research is to understand how this memory becomes a virtual possibility for questioning and enhancement of "real" in the scene, creating spectacular composition mechanisms that here is defined as BioPoetic Theater. This mnemonic process is questioned in this work just like catalyst scene by entering into personal spheres, in acts of exposure, the experience prove to themselves and to each other on stage. So, we try to highlight a scene that transit between the individual and the collective, creating its own maintenance organization. It also seeks to identify practical contributions of this construction that uses itself to scenic creation, highlighting the confrontation between author and scene, real and fictional. Therefore, strategies for creating three shows will be analyzed: Luis Antonio - Gabriela (directed by Nelson Baskerville), Natalício Horse (directed by Patricia Fagundes) and Br -Trans (creating Silvero Pereira), born from memory, reports, photographs, wills, failures, etc., to understand and lift capabilities that enable scenic reflections, practices on the multiplicity of life put on stage, leveraging unique productions at the theater.application/pdfporMemóriaCriação teatralCena contemporâneaMemoryAutobiographicalCreationTheaterSceneBiopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cenainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000979950.pdf000979950.pdfTexto completoapplication/pdf2349805http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/1/000979950.pdf57bbbd8a5a213a426af1cdb7ad3b1334MD51TEXT000979950.pdf.txt000979950.pdf.txtExtracted Texttext/plain163821http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/2/000979950.pdf.txt6b9bee1bff050ffd2d1f8efbb5100e58MD52THUMBNAIL000979950.pdf.jpg000979950.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/3/000979950.pdf.jpgd4d1b3427725f915e951ae6acff88f87MD5310183/1308152018-10-25 09:45:31.905oai:www.lume.ufrgs.br:10183/130815Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T12:45:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
title Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
spellingShingle Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
Simas, Lucas Silveira
Memória
Criação teatral
Cena contemporânea
Memory
Autobiographical
Creation
Theater
Scene
title_short Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
title_full Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
title_fullStr Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
title_full_unstemmed Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
title_sort Biopoéticas teatrais : estudos da irrupção de memórias do real na cena
author Simas, Lucas Silveira
author_facet Simas, Lucas Silveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Simas, Lucas Silveira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Spritzer, Mirna
contributor_str_mv Spritzer, Mirna
dc.subject.por.fl_str_mv Memória
Criação teatral
Cena contemporânea
topic Memória
Criação teatral
Cena contemporânea
Memory
Autobiographical
Creation
Theater
Scene
dc.subject.eng.fl_str_mv Memory
Autobiographical
Creation
Theater
Scene
description Aproximando conceitos como Teatro Documental (Erwin Psicator), Biodrama (Vivi Tellas), autoficção (Serge Doubrovsky) e espetáculos contemporâneos previamente selecionados por suas proximidades discursivas, a pesquisa investiga práticas que tratama memória como agenciadora de criações teatrais. O interesse principal da investigação é refletir como esta memórias e torna uma possibilidade virtual para a problematização e potencialização do "real" na cena, criando mecanismos de composição espetaculares, que aqui se define como Biopoéticas Teatrais. Este processo mnemônico é problematizado neste trabalho tal qual catalisador da cena, inserindo-se em esferas de caráter pessoal, em atos de exposição, pela experiência do revelar-se a si e ao outro em cena. Assim, procura-se evidenciar uma cena que transite entre o individual e o coletivo, criando uma manutenção própria de organização. Busca-se ainda identificar aportes da prática desta construção que se utiliza de si para criação cênica, evidenciando o confronto entre autor e cena, real e ficcional. Para tanto, serão enfocadas as estratégias de criação de três espetáculos: Luís Antônio-Gabriela (direção de Nelson Baskerville), Natalício Cavalo (direção de Patrícia Fagundes) e Br-Trans (criação de Silvero Pereira), que nascem a partir da memória, de relatos, fotografias, vontades, fracassos, etc, para compreender e levantar potencialidades que possibilitem reflexões cênicas, práticas sobre a multiplicidade da vida posta no palco, potencializando produções singulares no teatro.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-12-09T02:41:28Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/130815
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000979950
url http://hdl.handle.net/10183/130815
identifier_str_mv 000979950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/1/000979950.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/2/000979950.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/130815/3/000979950.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 57bbbd8a5a213a426af1cdb7ad3b1334
6b9bee1bff050ffd2d1f8efbb5100e58
d4d1b3427725f915e951ae6acff88f87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309075690389504