O processo de construção da parentalidade no contexto da adoção
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/202705 |
Resumo: | A transição para a parentalidade é uma das principais mudanças sofridas pela família e se caracteriza como um processo complexo influenciado por fatores ligados ao momento histórico e social. Na adoção, pode haver uma complexificação desse processo por envolver diferentes contextos e histórias. Nesse sentido, a presente tese teve como objetivo compreender esse processo seguindo a abordagem da teoria sistêmica a partir de dois estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática de artigos científicos, publicados entre 2005 e 2015, em língua inglesa e portuguesa. A análise temática dos resultados mostrou que os aspectos que têm sido considerados dizem respeito à homoparentalidade, características pessoais dos adotantes e das crianças a serem adotadas, dificuldades com os serviços de adoção e sintomas depressivos pós-adoção. A partir disso, o segundo estudo teve como objetivo compreender longitudinalmente o processo de construção para a parentalidade na adoção. A partir da análise temática, verificou-se que esta é marcada pela presença de um projeto adotivo, que necessita da elaboração da infertilidade e gera expectativas importantes nos pais. Tornar-se pais também inclui um processo de adaptação ao filho e construção da coparentalidade. Além disso, a presença do filho evidenciou a experiência de parentalidade e demandou adaptação dos modelos parentais (scripts) para a criação de novas práticas educativas. Os dois estudos abordaram de maneira complementar e em profundidade a questão da parentalidade por adoção como uma construção. As novas possibilidades metodológicas apresentadas foram fundamentais para a execução da tese. |
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Silva, Patricia Santos daFrizzo, Giana Bitencourt2019-12-18T04:00:00Z2018http://hdl.handle.net/10183/202705001083160A transição para a parentalidade é uma das principais mudanças sofridas pela família e se caracteriza como um processo complexo influenciado por fatores ligados ao momento histórico e social. Na adoção, pode haver uma complexificação desse processo por envolver diferentes contextos e histórias. Nesse sentido, a presente tese teve como objetivo compreender esse processo seguindo a abordagem da teoria sistêmica a partir de dois estudos. O primeiro foi uma revisão sistemática de artigos científicos, publicados entre 2005 e 2015, em língua inglesa e portuguesa. A análise temática dos resultados mostrou que os aspectos que têm sido considerados dizem respeito à homoparentalidade, características pessoais dos adotantes e das crianças a serem adotadas, dificuldades com os serviços de adoção e sintomas depressivos pós-adoção. A partir disso, o segundo estudo teve como objetivo compreender longitudinalmente o processo de construção para a parentalidade na adoção. A partir da análise temática, verificou-se que esta é marcada pela presença de um projeto adotivo, que necessita da elaboração da infertilidade e gera expectativas importantes nos pais. Tornar-se pais também inclui um processo de adaptação ao filho e construção da coparentalidade. Além disso, a presença do filho evidenciou a experiência de parentalidade e demandou adaptação dos modelos parentais (scripts) para a criação de novas práticas educativas. Os dois estudos abordaram de maneira complementar e em profundidade a questão da parentalidade por adoção como uma construção. As novas possibilidades metodológicas apresentadas foram fundamentais para a execução da tese.The transition to parenthood is one of the main changes suffered by family and is characterized as a complex process influenced by factors linked to the historical and social context. In adoption, there may be a complexity of this process because it involves different contexts and histories. In this sense, the present thesis aimed to understand this process following the systemic approach from two studies. The first one was a systematic review of scientific articles, published between 2005 and 2015, in English and Portuguese. The thematic analysis showed that the aspects refered to homoparentality, personal characteristics of the adopters and children, difficulties with adoption services and post-adoption depressive symptoms. Thus, the second study aimed to understand in a prospective way the process of constructing parenthood in adoption. Thematic analysis showed that this is marked by the presence of an adoptive project, which requires the elaboration of infertility and generates important expectations in the parents. Becoming parents also includes a process of adapting to child and building coparenting. In addition, the presence of the child evidenced the experience of parenting and demanded adaptation of parental models (scripts) to create new educational practices. The two studies approached, in a complementary and in depth way, the question of adoptive parenthood as a construction. The new methodological possibilities presented were fundamental for the execution of the dissertation.application/pdfporAdoçãoPais adotivosParentalidadeHomoparentalidadeCoparentalidadeAdoption (child)CoparentingSystemic approachParenthoodO processo de construção da parentalidade no contexto da adoçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083160.pdf.txt001083160.pdf.txtExtracted Texttext/plain111458http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202705/2/001083160.pdf.txt1085d8852c25862d1c2ef3e8e03180e2MD52ORIGINAL001083160.pdfTexto parcialapplication/pdf1742541http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/202705/1/001083160.pdfe05049da2a19a76d14a9592fb2e10001MD5110183/2027052019-12-19 05:00:30.813789oai:www.lume.ufrgs.br:10183/202705Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-12-19T07:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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