Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/188214
Resumo: Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte da proposição de que a formação docente deve aliar teoria e prática, bem como considerar o momento histórico e as consequentes práticas artísticas, de forma a permitir aos estudantes a vivência de experiências estéticas significativas para seu futuro profissional. Compreendendo o atual momento de predomínio tecnológico, inclusive na arte contemporânea, as relações estéticas entre humanos e máquinas serão discutidas tendo por base principal o pensamento de Gilbert Simondón, buscando uma articulação entre sua teoria e o campo tecno/estético. Para essa pesquisa optou-se pela pesquisa-ação, através de um projeto de extensão, que reuniu alunos de do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão em torno da criação colaborativa de um objeto tecno/estético, de forma a propiciar aos integrantes do projeto um compartilhamento de conhecimento e vivências. Essa ação intervencionista, aliada aos dados coletados durante entrevistas com grupos de artistas e a pesquisas anteriores realizadas por Roberts e Godin forneceram a base para uma sistematização do processo criativo colaborativo em ambientes educacionais, que esperamos contribuir para a formação de uma cultura da colaboração nos cursos de formação docente e que haja repercussões dela de forma efetiva nos demais níveis de ensino.
id URGS_cf5996106f003b2e193a2b3779c255f1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188214
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Barros, Luciana Silva Aguiar MendesBiazus, Maria Cristina VillanovaSantos, Márcio Carneiro dos2019-01-26T02:35:15Z2018http://hdl.handle.net/10183/188214001086277Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte da proposição de que a formação docente deve aliar teoria e prática, bem como considerar o momento histórico e as consequentes práticas artísticas, de forma a permitir aos estudantes a vivência de experiências estéticas significativas para seu futuro profissional. Compreendendo o atual momento de predomínio tecnológico, inclusive na arte contemporânea, as relações estéticas entre humanos e máquinas serão discutidas tendo por base principal o pensamento de Gilbert Simondón, buscando uma articulação entre sua teoria e o campo tecno/estético. Para essa pesquisa optou-se pela pesquisa-ação, através de um projeto de extensão, que reuniu alunos de do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão em torno da criação colaborativa de um objeto tecno/estético, de forma a propiciar aos integrantes do projeto um compartilhamento de conhecimento e vivências. Essa ação intervencionista, aliada aos dados coletados durante entrevistas com grupos de artistas e a pesquisas anteriores realizadas por Roberts e Godin forneceram a base para uma sistematização do processo criativo colaborativo em ambientes educacionais, que esperamos contribuir para a formação de uma cultura da colaboração nos cursos de formação docente e que haja repercussões dela de forma efetiva nos demais níveis de ensino.This work intends to investigate the collaborative process of aesthetic creation using digital technologies in the academic environment. Such environment is part of our proposition that teacher education must involve theory and practice, as well as consider the historical moment and the consequent artistic practices, in order to allow students to experience aesthetic processes that are significant for their professional future. The aesthetic relations between humans and machines will be discussed using Gilbert Simondon's thought as the main basis, trying to establish a link between his theory and the techno/aesthetic field. Technology in society mainly in Contemporary art was our basis. For this research, an action project was developed as an extension project that brought together students from the Visual Arts Degree Program of the Federal Institute of Maranhão aiming at a collaborative creation of a techno / aesthetic object. This was done as a means to make it possible to the members of the project a sharing of knowledge and experiences. This interventionist action, coupled with data collected during interviews with groups of artists and previous researches by Roberts and Godin, provided the basis for a systematization of the collaborative creative process in educational environments in art. We expect that this will contribute to the setting up of a culture of collaboration in the courses of teacher education and in other levels of education, as well.application/pdfporTecnologia digitalProcesso colaborativoInformática na educaçãoCollaborative processesEducationTechno/aesthetic objectPoéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Informática na EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001086277.pdf.txt001086277.pdf.txtExtracted Texttext/plain428699http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188214/2/001086277.pdf.txt1df731cc2697c24b1fedadf357a03c32MD52ORIGINAL001086277.pdfTexto completoapplication/pdf3223963http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188214/1/001086277.pdf7563fc251b818047a49080aa5d397ddbMD5110183/1882142019-01-27 02:31:33.456071oai:www.lume.ufrgs.br:10183/188214Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-01-27T04:31:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
title Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
spellingShingle Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes
Tecnologia digital
Processo colaborativo
Informática na educação
Collaborative processes
Education
Techno/aesthetic object
title_short Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
title_full Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
title_fullStr Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
title_full_unstemmed Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
title_sort Poéticas da criação : uma proposta para uso das praticas colaborativas na criação de objetos tecno/estéticos em ambientes educacionais
author Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes
author_facet Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Luciana Silva Aguiar Mendes
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Santos, Márcio Carneiro dos
contributor_str_mv Biazus, Maria Cristina Villanova
Santos, Márcio Carneiro dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia digital
Processo colaborativo
Informática na educação
topic Tecnologia digital
Processo colaborativo
Informática na educação
Collaborative processes
Education
Techno/aesthetic object
dc.subject.eng.fl_str_mv Collaborative processes
Education
Techno/aesthetic object
description Este trabalho pretende investigar o processo colaborativo de criação estética aliado às tecnologias digitais em uma perspectiva interdisciplinar no ambiente acadêmico. O recorte da pesquisa para o ambiente acadêmico parte da proposição de que a formação docente deve aliar teoria e prática, bem como considerar o momento histórico e as consequentes práticas artísticas, de forma a permitir aos estudantes a vivência de experiências estéticas significativas para seu futuro profissional. Compreendendo o atual momento de predomínio tecnológico, inclusive na arte contemporânea, as relações estéticas entre humanos e máquinas serão discutidas tendo por base principal o pensamento de Gilbert Simondón, buscando uma articulação entre sua teoria e o campo tecno/estético. Para essa pesquisa optou-se pela pesquisa-ação, através de um projeto de extensão, que reuniu alunos de do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Maranhão em torno da criação colaborativa de um objeto tecno/estético, de forma a propiciar aos integrantes do projeto um compartilhamento de conhecimento e vivências. Essa ação intervencionista, aliada aos dados coletados durante entrevistas com grupos de artistas e a pesquisas anteriores realizadas por Roberts e Godin forneceram a base para uma sistematização do processo criativo colaborativo em ambientes educacionais, que esperamos contribuir para a formação de uma cultura da colaboração nos cursos de formação docente e que haja repercussões dela de forma efetiva nos demais níveis de ensino.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-26T02:35:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/188214
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001086277
url http://hdl.handle.net/10183/188214
identifier_str_mv 001086277
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188214/2/001086277.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/188214/1/001086277.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1df731cc2697c24b1fedadf357a03c32
7563fc251b818047a49080aa5d397ddb
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816736987011350528