A investigação-ação na formação do professor alfabetizador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/256234 |
Resumo: | O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinadas às classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo, evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didatico-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do proprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalemnete desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares. |
id |
URGS_d0263829706a7d59fe7be00c476650b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256234 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Trindade, Iole Maria FavieroMouriño Mosquera, Juan José2023-03-22T03:25:31Z1993http://hdl.handle.net/10183/256234000092656O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinadas às classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo, evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didatico-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do proprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalemnete desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares.application/pdfporProfessor alfabetizadorFormaçãoReprodução socialA investigação-ação na formação do professor alfabetizadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1993mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000092656.pdf.txt000092656.pdf.txtExtracted Texttext/plain296499http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256234/2/000092656.pdf.txt1daa0d5a6218fb1dfe0fc5204a28f3cdMD52ORIGINAL000092656.pdfTexto completoapplication/pdf16253440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256234/1/000092656.pdff12715521325d2c5b9afeeb60e02f89dMD5110183/2562342023-04-21 03:24:28.011887oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256234Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-04-21T06:24:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
title |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
spellingShingle |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador Trindade, Iole Maria Faviero Professor alfabetizador Formação Reprodução social |
title_short |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
title_full |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
title_fullStr |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
title_full_unstemmed |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
title_sort |
A investigação-ação na formação do professor alfabetizador |
author |
Trindade, Iole Maria Faviero |
author_facet |
Trindade, Iole Maria Faviero |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Trindade, Iole Maria Faviero |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
contributor_str_mv |
Mouriño Mosquera, Juan José |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Professor alfabetizador Formação Reprodução social |
topic |
Professor alfabetizador Formação Reprodução social |
description |
O propósito desta pesquisa está em agir comprometidamente para a construção de uma sociedade igualitária, pela transformação da ação da escola, no que esta tem de intervenção histórica possível para a qualificação da alfabetização destinadas às classes populares via formação de professores em serviço. A fundamentação teórica baseia-se em três temáticas consideradas como significativas para a contextualização deste estudo, quais sejam as contribuições da Sociologia, da psicologia e da busca de um pensar e agir interdisciplinar e transdisciplinar, tendo em vista a construção de uma Ciência da Educação. A investigação-ação é o aporte teórico que instrumentaliza esta busca. O estudo de caso focalizou seis professoras alfabetizadoras de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre. O trabalho de campo contou com os achados da investigação-ação e desenvolveu-se em encontros semanais durante o ano letivo de 1992. A análise da pesquisa de campo aponta como categorias significativas para a compreensão da ação docente as próprias questões que foram surgindo com o decorrer do ano letivo, evidenciadas na busca da compreensão e qualificação da ação didatico-pedagógica, contextualizadas na forma como ocorreu a proposta deste estudo e na história da formação dos sujeitos da pesquisa. Os resultados da pesquisa pela sua característica de intervenção na realidade investigada são parte do proprio desenvolvimento da investigação e definem as questões a serem privilegiadas, assim como remetem a preocupações que ficam ou surgem e que serão alvo de reflexão na continuidade de um pensar a prática educacional como transformadora. Logo a conclusão nada mais é do que um recorte da ação, enquanto assessora de alfabetizadores, refletindo sobre aspectos significativos para a continuidade do trabalho de capacitação de professores. Tem em vista também apontar caminhos rumo à construção de uma Ciência da Educação que não para, mas se efetiva e continua na reflexão sobre a formação de professores e de assessores em suas construções e reconstruções teórico-práticas. Fica evidente a investigação-ação como forma de pesquisa importante à intervenção na prática cotidiana dos alfabetizadores, visando qualificá-la em termos de um pensar e agir construtivo e crítico, compromissado com a alfabetização das crianças normalemnete desprivilegiadas de tal possibilidade e que são as das classes populares. |
publishDate |
1993 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
1993 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-22T03:25:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/256234 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000092656 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/256234 |
identifier_str_mv |
000092656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256234/2/000092656.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256234/1/000092656.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1daa0d5a6218fb1dfe0fc5204a28f3cd f12715521325d2c5b9afeeb60e02f89d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085612589416448 |