Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramires, Simone
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/28934
Resumo: Este trabalho apresenta estudo exploratório realizado com 29 alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2009 e 2010, composto de questionário com cinco questões abertas, abordando questões relacionadas ao domínio dos alunos sobre temas ligados a legislação, aplicações e aplicabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos. Este estudo serviu de base para identificar as lacunas de conhecimento e, com base neste resultado, foi desenvolvido e implantado um modelo de disciplina a distância - Tópicos Especiais de Engenharia I: Gerenciamento de Resíduos Sólidos - ofertada pelo PPGEC em janeiro de 2010. A disciplina a distância teve o objetivo de consolidar a cultura de formação continuada para profissionais da área tecnológica, bem como implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aplicações com fins educacionais. A disciplina foi estruturada tendo como base o modelo sistêmico de Moore e Kearsley (2007) que descreve os principais componentes de um sistema de educação a distancia que são: identificação das fontes, projeto instrucional, oferta, interação, ambientes de aprendizagem e avaliação. São descritos todos os passos do desenvolvimento do projeto instrucional, implantação do curso e avaliação do desempenho dos alunos (projeto que emula um caso real de ampliação de um aterro sanitário) e avaliação da disciplina pelos alunos.
id URGS_d0f785e4fc8c563f6aa73f528ba3c194
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28934
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Ramires, SimoneSchnaid, FernandoTimm, Maria Isabel2011-05-11T06:00:41Z2010http://hdl.handle.net/10183/28934000773547Este trabalho apresenta estudo exploratório realizado com 29 alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2009 e 2010, composto de questionário com cinco questões abertas, abordando questões relacionadas ao domínio dos alunos sobre temas ligados a legislação, aplicações e aplicabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos. Este estudo serviu de base para identificar as lacunas de conhecimento e, com base neste resultado, foi desenvolvido e implantado um modelo de disciplina a distância - Tópicos Especiais de Engenharia I: Gerenciamento de Resíduos Sólidos - ofertada pelo PPGEC em janeiro de 2010. A disciplina a distância teve o objetivo de consolidar a cultura de formação continuada para profissionais da área tecnológica, bem como implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aplicações com fins educacionais. A disciplina foi estruturada tendo como base o modelo sistêmico de Moore e Kearsley (2007) que descreve os principais componentes de um sistema de educação a distancia que são: identificação das fontes, projeto instrucional, oferta, interação, ambientes de aprendizagem e avaliação. São descritos todos os passos do desenvolvimento do projeto instrucional, implantação do curso e avaliação do desempenho dos alunos (projeto que emula um caso real de ampliação de um aterro sanitário) e avaliação da disciplina pelos alunos.The present work starts with an exploratory study with 29 students from the the Post-Graduation Course in Civil Engineering at Federal University of Rio Grande do Sul (PPGEC/UFRGS). A questionnaire consisting in a series of five open-ended questions designed with the purpose of gathering information regarding the students´ familiarity to subjects such as environmental legislation and management of Solid Wastes was applied in March 2009. Assessment to the students´ lack of knowledge on these topics guided the development and implementation of a long distance course named “Special Topics in Engineering: Management of Solid Wastes, offered by PPGEC in January 2010. The course was developed with the aim of consolidating the culture of continuous education in the technological field, as well as evaluating the potential of Information and Communication Technologies (ICTs) for education purposes. The course has been structured following the conceptual framework proposed by Moore and Kearsley (2007), which implied on incorporating recommendations of the critical aspects of the systems approach: identification of learner’s needs, instructional design, technology and media, interaction, learning environment and evaluation. Within this frame of reference, the work describes every step taken in the instructional design development, implementation of the course with used technologies and evaluation of the students from a case based study that emulates the real extension of municipal solid waste (MSW) site. Finally the students´ satisfaction with the course was assessed.application/pdfporEnsino a distânciaEngenharia civilEnsino de engenhariaResíduos sólidosGestãoGerenciamento de resíduosSolid wasteInformation and communication Technologies (ICTs)Continued educationDistance learningFormação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilPorto Alegre, BR-RS2010mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000773547.pdf000773547.pdfTexto completoapplication/pdf2355544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/1/000773547.pdf47cf6843493b14430ac21172d257e552MD51TEXT000773547.pdf.txt000773547.pdf.txtExtracted Texttext/plain184400http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/2/000773547.pdf.txt2eb838ade9fb4a375290a068b84ca88bMD52THUMBNAIL000773547.pdf.jpg000773547.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1112http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/3/000773547.pdf.jpg873f3b343258c204a9932a190f7dec88MD5310183/289342018-10-11 08:50:08.931oai:www.lume.ufrgs.br:10183/28934Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:50:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
title Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
spellingShingle Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
Ramires, Simone
Ensino a distância
Engenharia civil
Ensino de engenharia
Resíduos sólidos
Gestão
Gerenciamento de resíduos
Solid waste
Information and communication Technologies (ICTs)
Continued education
Distance learning
title_short Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
title_full Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
title_fullStr Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
title_full_unstemmed Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
title_sort Formação continuada para engenheiros : multimídia e EAD aplicadas à gestão de resíduos sólidos
author Ramires, Simone
author_facet Ramires, Simone
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramires, Simone
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Schnaid, Fernando
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Timm, Maria Isabel
contributor_str_mv Schnaid, Fernando
Timm, Maria Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino a distância
Engenharia civil
Ensino de engenharia
Resíduos sólidos
Gestão
Gerenciamento de resíduos
topic Ensino a distância
Engenharia civil
Ensino de engenharia
Resíduos sólidos
Gestão
Gerenciamento de resíduos
Solid waste
Information and communication Technologies (ICTs)
Continued education
Distance learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Solid waste
Information and communication Technologies (ICTs)
Continued education
Distance learning
description Este trabalho apresenta estudo exploratório realizado com 29 alunos ingressantes no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – PPGEC da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, 2009 e 2010, composto de questionário com cinco questões abertas, abordando questões relacionadas ao domínio dos alunos sobre temas ligados a legislação, aplicações e aplicabilidade econômica da gestão de resíduos sólidos. Este estudo serviu de base para identificar as lacunas de conhecimento e, com base neste resultado, foi desenvolvido e implantado um modelo de disciplina a distância - Tópicos Especiais de Engenharia I: Gerenciamento de Resíduos Sólidos - ofertada pelo PPGEC em janeiro de 2010. A disciplina a distância teve o objetivo de consolidar a cultura de formação continuada para profissionais da área tecnológica, bem como implementar Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) em aplicações com fins educacionais. A disciplina foi estruturada tendo como base o modelo sistêmico de Moore e Kearsley (2007) que descreve os principais componentes de um sistema de educação a distancia que são: identificação das fontes, projeto instrucional, oferta, interação, ambientes de aprendizagem e avaliação. São descritos todos os passos do desenvolvimento do projeto instrucional, implantação do curso e avaliação do desempenho dos alunos (projeto que emula um caso real de ampliação de um aterro sanitário) e avaliação da disciplina pelos alunos.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-11T06:00:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/28934
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000773547
url http://hdl.handle.net/10183/28934
identifier_str_mv 000773547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/1/000773547.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/2/000773547.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/28934/3/000773547.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 47cf6843493b14430ac21172d257e552
2eb838ade9fb4a375290a068b84ca88b
873f3b343258c204a9932a190f7dec88
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309001836036096