Aspectos relevantes para a avaliação de desempenho no formato de trabalho remoto : estudo de caso com servidores de uma unidade acadêmica de instituição federal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/249801 |
Resumo: | A pandemia da COVID-19 impactou significativamente o modo de vida e de trabalho das pessoas. A necessidade de isolamento social e a migração para o trabalho remoto, adotado por muitas organizações, ocasionaram mudanças importantes nas relações de trabalho e no desempenho dos trabalhadores. Tais mudanças na dinâmica da atividade laboral exigiram aptidão para assimilar novos conhecimentos e o desenvolvimento de práticas de adaptação e adequação a esta modalidade de trabalho. Diante deste cenário, emerge a questão motivadora do presente estudo sobre a adequação do sistema de avaliação de desempenho para os servidores com atividade no formato remoto: Como adaptar o processo avaliativo ao formato vigente de trabalho remoto? Qual o papel do gestor na mediação deste processo? Quais os aspectos a serem considerados para medir o desempenho do servidor e a qualidade dos serviços prestados? Partindo destas indagações, foi definida a estratégia de estudo de caso para alcançar os objetivos de (i) realizar levantamento de aspectos considerados relevantes para a avaliação de desempenho em trabalho remoto, (ii) elaborar e aplicar questionário, como instrumento de pesquisa, para coleta de dados junto a um grupo de servidores de uma unidade acadêmica em uma universidade federal e (iii) analisar os dados obtidos, de modo a permitir uma reflexão sobre a situação de trabalho remoto vivido pelos respondentes no contexto de pandemia. O resultado do presente estudo inclui um agrupamento dos aspectos relevantes a serem considerados para avaliação de desempenho de servidores no formato de trabalho remoto que, além de agregar novos conhecimentos, pode embasar o planejamento de uma possível adoção permanente desta modalidade de trabalho e proporcionar reflexões acerca do trabalho no contexto atual com contribuições úteis para o período pós-pandemia. |
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Silveira, Carla VasquesDanilevicz, Ângela de Moura Ferreira2022-10-07T04:51:09Z2022http://hdl.handle.net/10183/249801001150068A pandemia da COVID-19 impactou significativamente o modo de vida e de trabalho das pessoas. A necessidade de isolamento social e a migração para o trabalho remoto, adotado por muitas organizações, ocasionaram mudanças importantes nas relações de trabalho e no desempenho dos trabalhadores. Tais mudanças na dinâmica da atividade laboral exigiram aptidão para assimilar novos conhecimentos e o desenvolvimento de práticas de adaptação e adequação a esta modalidade de trabalho. Diante deste cenário, emerge a questão motivadora do presente estudo sobre a adequação do sistema de avaliação de desempenho para os servidores com atividade no formato remoto: Como adaptar o processo avaliativo ao formato vigente de trabalho remoto? Qual o papel do gestor na mediação deste processo? Quais os aspectos a serem considerados para medir o desempenho do servidor e a qualidade dos serviços prestados? Partindo destas indagações, foi definida a estratégia de estudo de caso para alcançar os objetivos de (i) realizar levantamento de aspectos considerados relevantes para a avaliação de desempenho em trabalho remoto, (ii) elaborar e aplicar questionário, como instrumento de pesquisa, para coleta de dados junto a um grupo de servidores de uma unidade acadêmica em uma universidade federal e (iii) analisar os dados obtidos, de modo a permitir uma reflexão sobre a situação de trabalho remoto vivido pelos respondentes no contexto de pandemia. O resultado do presente estudo inclui um agrupamento dos aspectos relevantes a serem considerados para avaliação de desempenho de servidores no formato de trabalho remoto que, além de agregar novos conhecimentos, pode embasar o planejamento de uma possível adoção permanente desta modalidade de trabalho e proporcionar reflexões acerca do trabalho no contexto atual com contribuições úteis para o período pós-pandemia.The COVID-19 pandemic has significantly impacted people's way of life and work. The need for social isolation and the migration to remote work, adopted by many organizations, caused important changes in work relationships and in the performance of workers. Such changes in the dynamics of work activity required the ability to assimilate new knowledge and the development of practices to adapt and adapt to this type of work. In view of this scenario, the motivating question of the present study emerges on the adequacy of the performance evaluation system for servers with activity in the remote format: How to adapt the evaluation process to the current format of remote work? What is the manager's role in mediating this process? What are the aspects to be considered to measure server performance and the quality of services provided? Based on these inquiries, the case study strategy was defined to achieve the objectives of (i) carrying out a survey of aspects considered relevant for the evaluation of performance in remote work, (ii) preparing and applying a questionnaire, as a research instrument, to collect of data with a group of employees of an academic unit at a federal university and (iii) analyze the data obtained, in order to allow a reflection on the situation of remote work experienced by the respondents in the context of a pandemic. The result of the present study includes a grouping of the relevant aspects to be considered when evaluating the performance of servers in the remote work format, which, in addition to adding new knowledge, can support the planning of a possible permanent adoption of this type of work and provide reflections on of work in the current context with useful contributions for the postpandemic period.application/pdfporTeletrabalhoAvaliação de desempenhoServidores públicos federaisPerformance evaluationPeople managementRemote workAspectos relevantes para a avaliação de desempenho no formato de trabalho remoto : estudo de caso com servidores de uma unidade acadêmica de instituição federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001150068.pdf.txt001150068.pdf.txtExtracted Texttext/plain146544http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249801/2/001150068.pdf.txt28ec6ddcc8f1bd4f2e9b616d9bfa64e1MD52ORIGINAL001150068.pdfTexto completoapplication/pdf2351433http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249801/1/001150068.pdfff2ca00a1d4be55f268c40be67e089d8MD5110183/2498012024-01-18 04:21:47.06594oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249801Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-18T06:21:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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