Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Canto, Cecília Bobsin do
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198654
Resumo: Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da matemática escolar nos dias atuais e as possíveis ressignificações desta experiência pela leitura literária. Os objetivos específicos são: a) discutir acerca do que um texto literário pode fazer no sujeito; b) problematizar as marcas do conhecimento matemático escolar; c) refletir a respeito da relação entre matemática e literatura. A questão que animou este estudo está assim expressa: que modos de perceber e/ou se relacionar com a matemática são possíveis de identificar nos diversos escritos de alunos que frequentam os Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul? Os aportes teóricos que sustentam a investigação ancoram-se nas teorizações de Jorge Larrosa, principalmente aquelas relacionadas ao conceito de experiência. O material empírico examinado advém de escritos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Porto Alegre, gerados em dois movimentos: aplicação de questionários e produções textuais. Os questionários foram aplicados em todas as turmas de 6o, 7o e 8o anos do Ensino Fundamental da referida escola, contemplando perguntas concernentes ao lugar da escola e da matemática escolar. As produções textuais foram realizadas por uma parcela dos estudantes, com o propósito de buscar possíveis ressignificações da experiência da matemática escolar impulsionadas pela leitura literária, em especial, pela obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll. A análise mostrou que, para os alunos, a matemática escolar é um campo discursivo constituído por enunciados como: “a matemática está em todo lugar” e “a matemática é uma matéria muito difícil”. Tais concepções produzem modos específicos de compreender a matemática escolar e de ser aluno na escola investigada. Por outro lado, quando mobilizados pela leitura literária trabalhada em sala de aula, os estudantes realizaram movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo, apontando para possíveis transformações da experiência que tinham da matemática escolar.
id URGS_d1d933abc96aad03f63f138a4b203c64
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198654
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Canto, Cecília Bobsin doWanderer, Fernanda2019-08-29T02:35:35Z2019http://hdl.handle.net/10183/198654001099991Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da matemática escolar nos dias atuais e as possíveis ressignificações desta experiência pela leitura literária. Os objetivos específicos são: a) discutir acerca do que um texto literário pode fazer no sujeito; b) problematizar as marcas do conhecimento matemático escolar; c) refletir a respeito da relação entre matemática e literatura. A questão que animou este estudo está assim expressa: que modos de perceber e/ou se relacionar com a matemática são possíveis de identificar nos diversos escritos de alunos que frequentam os Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul? Os aportes teóricos que sustentam a investigação ancoram-se nas teorizações de Jorge Larrosa, principalmente aquelas relacionadas ao conceito de experiência. O material empírico examinado advém de escritos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Porto Alegre, gerados em dois movimentos: aplicação de questionários e produções textuais. Os questionários foram aplicados em todas as turmas de 6o, 7o e 8o anos do Ensino Fundamental da referida escola, contemplando perguntas concernentes ao lugar da escola e da matemática escolar. As produções textuais foram realizadas por uma parcela dos estudantes, com o propósito de buscar possíveis ressignificações da experiência da matemática escolar impulsionadas pela leitura literária, em especial, pela obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll. A análise mostrou que, para os alunos, a matemática escolar é um campo discursivo constituído por enunciados como: “a matemática está em todo lugar” e “a matemática é uma matéria muito difícil”. Tais concepções produzem modos específicos de compreender a matemática escolar e de ser aluno na escola investigada. Por outro lado, quando mobilizados pela leitura literária trabalhada em sala de aula, os estudantes realizaram movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo, apontando para possíveis transformações da experiência que tinham da matemática escolar.This dissertation aims to analyze the experience of school mathematics nowadays and its possible redeterminations through literary reading. The specific goals are: a) discuss what a literary text can do in the subject; b) problematize the hallmarks of school mathematical knowledge; c) reflect on the relationship between mathematics and literature. The issue that inspired this study is thus expressed: what perceptions related to mathematics are possible to identify in the different writings of students who attend the Final Years of Elementary School in a public school in the city of Porto Alegre – Rio Grande do Sul ? The theoretical contributions that base the research are anchored in the theories of Jorge Larrosa, especially those related to the concept of experience. The empirical material examined comes from the writings of students from the Final Years of Elementary School, from a public school in the city of Porto Alegre, generated in two movements: application of questionnaires and textual productions. The questionnaires were applied to all classes of 6th, 7th and 8th years of elementary school, contemplating issues concerning the school purpose/stance and school mathematics. The textual productions were made by part of the students, with the purpose of seeking possible redeterminations of the experience of the school mathematics stimulated by the literary reading, especially working with the masterpiece Through the looking-glass, by Lewis Carroll. The analysis showed that, for students, school mathematics is a discursive field made up of statements such as "mathematics is everywhere" and "mathematics is a very difficult subject". Such conceptions produce specific ways to understand school mathematics and how it is to be a student in the school investigated. On the other hand, when mobilized by the literary reading seen in the classroom, the students made moves to question the logic presented in both school mathematics and life in a broader sense, pointing to possible transformations of their experience of school mathematics.application/pdfporExperiênciaMatemáticaFormaçãoSéries iniciaisExperienceSchool mathematicsLiterary readingFormationFinal Years of Elementary EducationEnamoramento entre matemática e literatura experiências linguageirasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001099991.pdf.txt001099991.pdf.txtExtracted Texttext/plain264121http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198654/2/001099991.pdf.txt530c6cd21675bbe3cb95dd4b3be7bef2MD52ORIGINAL001099991.pdfTexto completoapplication/pdf1108032http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198654/1/001099991.pdf8f72fa25bc64a70e54c35f217c9c280fMD5110183/1986542019-08-30 02:35:52.390169oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198654Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:35:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
title Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
spellingShingle Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
Canto, Cecília Bobsin do
Experiência
Matemática
Formação
Séries iniciais
Experience
School mathematics
Literary reading
Formation
Final Years of Elementary Education
title_short Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
title_full Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
title_fullStr Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
title_full_unstemmed Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
title_sort Enamoramento entre matemática e literatura experiências linguageiras
author Canto, Cecília Bobsin do
author_facet Canto, Cecília Bobsin do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Canto, Cecília Bobsin do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv Experiência
Matemática
Formação
Séries iniciais
topic Experiência
Matemática
Formação
Séries iniciais
Experience
School mathematics
Literary reading
Formation
Final Years of Elementary Education
dc.subject.eng.fl_str_mv Experience
School mathematics
Literary reading
Formation
Final Years of Elementary Education
description Esta dissertação tem por objetivo analisar a experiência da matemática escolar nos dias atuais e as possíveis ressignificações desta experiência pela leitura literária. Os objetivos específicos são: a) discutir acerca do que um texto literário pode fazer no sujeito; b) problematizar as marcas do conhecimento matemático escolar; c) refletir a respeito da relação entre matemática e literatura. A questão que animou este estudo está assim expressa: que modos de perceber e/ou se relacionar com a matemática são possíveis de identificar nos diversos escritos de alunos que frequentam os Anos Finais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul? Os aportes teóricos que sustentam a investigação ancoram-se nas teorizações de Jorge Larrosa, principalmente aquelas relacionadas ao conceito de experiência. O material empírico examinado advém de escritos de alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Porto Alegre, gerados em dois movimentos: aplicação de questionários e produções textuais. Os questionários foram aplicados em todas as turmas de 6o, 7o e 8o anos do Ensino Fundamental da referida escola, contemplando perguntas concernentes ao lugar da escola e da matemática escolar. As produções textuais foram realizadas por uma parcela dos estudantes, com o propósito de buscar possíveis ressignificações da experiência da matemática escolar impulsionadas pela leitura literária, em especial, pela obra Alice no País do Espelho, de Lewis Carroll. A análise mostrou que, para os alunos, a matemática escolar é um campo discursivo constituído por enunciados como: “a matemática está em todo lugar” e “a matemática é uma matéria muito difícil”. Tais concepções produzem modos específicos de compreender a matemática escolar e de ser aluno na escola investigada. Por outro lado, quando mobilizados pela leitura literária trabalhada em sala de aula, os estudantes realizaram movimentos de questionamento da lógica presente tanto na matemática escolar quanto na vida em um sentido mais amplo, apontando para possíveis transformações da experiência que tinham da matemática escolar.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:35:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198654
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001099991
url http://hdl.handle.net/10183/198654
identifier_str_mv 001099991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198654/2/001099991.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198654/1/001099991.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 530c6cd21675bbe3cb95dd4b3be7bef2
8f72fa25bc64a70e54c35f217c9c280f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085495818944512