O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schlemmer, Jéssica Teles
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/165101
Resumo: A história relacionada à educação de ensino superior no que tange ao parto e nascimento, especialmente na enfermagem, ainda é pouco investigada, o que deixa uma lacuna sobre esta temática. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo conhecer o ensino de graduação para alunos de enfermagem de escola pública, durante os anos de 1970 e 1980, relativo ao atendimento de mulheres no parto e nascimento de seu filho. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou o referencial da Nova História, tendo como fonte de dados a história oral e documental. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e foram entrevistados 12 colaboradores que são egressos da Escola de Enfermagem da UFRGS das décadas de 70 e 80. Os mesmos responderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar da pesquisa, sendo realizada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise dos dados foi do tipo temática. Os temas oriundos da análise foram: O ensino no cuidado ao recém-nascido: da transição do enfoque fisiológico para o intensivismo e O ensino do parto nas décadas de 70 e 80: o afastamento do fisiológico. Quanto ao cuidado ao recém-nascido houve um afastamento do ensino no que tange aos processos fisiológicos do bebê. Especialmente da década de 80, com a implantação das unidades de neonatologia, o cuidado passou a ser centrado no intensivismo e nas técnicas de atendimento ao recém-nascido grave. Para o ensino do parto observou-se um afastamento do aluno e dos docentes do atendimento à mulher durante o trabalho de parto, especialmente no período expulsivo do parto. Este afastamento foi progressivo e levou o ensino na área obstétrica a ter maior autonomia no puerpério, principalmente em alojamento conjunto. Neste contexto houve também a inserção do Processo de Enfermagem no contexto do ensino, com exigência dos professores para as questões de evolução, anamnese e registros de enfermagem. Portanto, nas décadas de estudo e neste contexto de ensino, nas áreas do parto e nascimento observou-se um afastamento das questões fisiológicas para ênfase no patológico, além do destaque para os registros e Processo de Enfermagem no ensino de graduação.
id URGS_d2db25f52c90ead884c3d2ffb334b8c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165101
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Schlemmer, Jéssica TelesBonilha, Ana Lúcia de Lourenzi2017-08-11T02:35:24Z2016http://hdl.handle.net/10183/165101000993155A história relacionada à educação de ensino superior no que tange ao parto e nascimento, especialmente na enfermagem, ainda é pouco investigada, o que deixa uma lacuna sobre esta temática. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo conhecer o ensino de graduação para alunos de enfermagem de escola pública, durante os anos de 1970 e 1980, relativo ao atendimento de mulheres no parto e nascimento de seu filho. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou o referencial da Nova História, tendo como fonte de dados a história oral e documental. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e foram entrevistados 12 colaboradores que são egressos da Escola de Enfermagem da UFRGS das décadas de 70 e 80. Os mesmos responderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar da pesquisa, sendo realizada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise dos dados foi do tipo temática. Os temas oriundos da análise foram: O ensino no cuidado ao recém-nascido: da transição do enfoque fisiológico para o intensivismo e O ensino do parto nas décadas de 70 e 80: o afastamento do fisiológico. Quanto ao cuidado ao recém-nascido houve um afastamento do ensino no que tange aos processos fisiológicos do bebê. Especialmente da década de 80, com a implantação das unidades de neonatologia, o cuidado passou a ser centrado no intensivismo e nas técnicas de atendimento ao recém-nascido grave. Para o ensino do parto observou-se um afastamento do aluno e dos docentes do atendimento à mulher durante o trabalho de parto, especialmente no período expulsivo do parto. Este afastamento foi progressivo e levou o ensino na área obstétrica a ter maior autonomia no puerpério, principalmente em alojamento conjunto. Neste contexto houve também a inserção do Processo de Enfermagem no contexto do ensino, com exigência dos professores para as questões de evolução, anamnese e registros de enfermagem. Portanto, nas décadas de estudo e neste contexto de ensino, nas áreas do parto e nascimento observou-se um afastamento das questões fisiológicas para ênfase no patológico, além do destaque para os registros e Processo de Enfermagem no ensino de graduação.The story related to graduation teaching within the labor and birth, especially in nursing, is still very little investigated, which leaves a gap about this thematic. Therefore, this research aimed to understand the teaching to nursing students in public colleges, during the years of 1970 and 1980, related to women's care in labor and birth of their children. It is a qualitative research that used the reference of the New History, having as the datasource the oral and documentary history.For data collection was used the semi-structured interview and were interviewed 12 collaborators who are egresses of the UFRGS School of Nursing of the 70s and 80s. They answered the inclusion criteria and agreed to participate in the research, being realized the signature of the Informed consent form. The data analysis was of thematic type. The themes resulting from the analysis were: The teaching in the care of the newborn: from the transition of a physiological approach to the intensivism and the delivery of the teaching of the labor in the decades of 70 and 80: the departure of the physiological. As to the care for the newborn there was a seclusion in the teaching in relation to the physiological processes of the baby. Especially in the decade of 80, with the implementation of neonatal units, the care became centered in the intensivism and in the care techniques to severe newborn. For the teaching of childbirth it was observed a departure from the students and teachers of women's care during labor, especially in the expulsive period of the delivery. This estrangement was progressive and took the teaching in obstetrics fields to have a greater autonomy in the postpartum period, especially in rooming. In this context there was also the insertion of the Nursing Process in the context of the teaching, with demand from the teachers to the questions of evolution, anamnesis and nursing records. Therefore, in the decades of study and teaching in this context, in the areas of labor and birth there was a departure from the physiological issues to focus on the pathological, in addition to highlighting the records and nursing process in the undergraduate teaching.application/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de EnfermagemEnfermagem : GraduaçãoPartoNascimentoHistoryNeonatologyObstetric nursingTeachingO ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980The graduation teaching for childbirth and birth in the years 1970s and 1980s info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EnfermagemPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000993155.pdf000993155.pdfTexto completoapplication/pdf3176192http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/1/000993155.pdf557dea31394c024a6985c7802bda173cMD51TEXT000993155.pdf.txt000993155.pdf.txtExtracted Texttext/plain173216http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/2/000993155.pdf.txt8e0fe5297e1fc97db526255588bf7da5MD52THUMBNAIL000993155.pdf.jpg000993155.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1034http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/3/000993155.pdf.jpg84cae1ff14a8d7205d6d83e73aa19f76MD5310183/1651012023-01-21 06:08:06.265657oai:www.lume.ufrgs.br:10183/165101Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-01-21T08:08:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The graduation teaching for childbirth and birth in the years 1970s and 1980s
title O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
spellingShingle O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
Schlemmer, Jéssica Teles
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem
Enfermagem : Graduação
Parto
Nascimento
History
Neonatology
Obstetric nursing
Teaching
title_short O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
title_full O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
title_fullStr O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
title_full_unstemmed O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
title_sort O ensino do parto e nascimento no curso de graduação em enfermagem nas décadas de 1970 e 1980
author Schlemmer, Jéssica Teles
author_facet Schlemmer, Jéssica Teles
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schlemmer, Jéssica Teles
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bonilha, Ana Lúcia de Lourenzi
contributor_str_mv Bonilha, Ana Lúcia de Lourenzi
dc.subject.por.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem
Enfermagem : Graduação
Parto
Nascimento
topic Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Enfermagem. Curso de Enfermagem
Enfermagem : Graduação
Parto
Nascimento
History
Neonatology
Obstetric nursing
Teaching
dc.subject.eng.fl_str_mv History
Neonatology
Obstetric nursing
Teaching
description A história relacionada à educação de ensino superior no que tange ao parto e nascimento, especialmente na enfermagem, ainda é pouco investigada, o que deixa uma lacuna sobre esta temática. Sendo assim, esta pesquisa teve como objetivo conhecer o ensino de graduação para alunos de enfermagem de escola pública, durante os anos de 1970 e 1980, relativo ao atendimento de mulheres no parto e nascimento de seu filho. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou o referencial da Nova História, tendo como fonte de dados a história oral e documental. Para coleta dos dados utilizou-se a entrevista semiestruturada e foram entrevistados 12 colaboradores que são egressos da Escola de Enfermagem da UFRGS das décadas de 70 e 80. Os mesmos responderam aos critérios de inclusão e concordaram em participar da pesquisa, sendo realizada a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). A análise dos dados foi do tipo temática. Os temas oriundos da análise foram: O ensino no cuidado ao recém-nascido: da transição do enfoque fisiológico para o intensivismo e O ensino do parto nas décadas de 70 e 80: o afastamento do fisiológico. Quanto ao cuidado ao recém-nascido houve um afastamento do ensino no que tange aos processos fisiológicos do bebê. Especialmente da década de 80, com a implantação das unidades de neonatologia, o cuidado passou a ser centrado no intensivismo e nas técnicas de atendimento ao recém-nascido grave. Para o ensino do parto observou-se um afastamento do aluno e dos docentes do atendimento à mulher durante o trabalho de parto, especialmente no período expulsivo do parto. Este afastamento foi progressivo e levou o ensino na área obstétrica a ter maior autonomia no puerpério, principalmente em alojamento conjunto. Neste contexto houve também a inserção do Processo de Enfermagem no contexto do ensino, com exigência dos professores para as questões de evolução, anamnese e registros de enfermagem. Portanto, nas décadas de estudo e neste contexto de ensino, nas áreas do parto e nascimento observou-se um afastamento das questões fisiológicas para ênfase no patológico, além do destaque para os registros e Processo de Enfermagem no ensino de graduação.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-08-11T02:35:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/165101
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000993155
url http://hdl.handle.net/10183/165101
identifier_str_mv 000993155
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/1/000993155.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/2/000993155.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/165101/3/000993155.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 557dea31394c024a6985c7802bda173c
8e0fe5297e1fc97db526255588bf7da5
84cae1ff14a8d7205d6d83e73aa19f76
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085416034893824