Sintomas de TDAH, desempenho neurocognitivo e nível socioeconômico em crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/194856 |
Resumo: | A presente dissertação, em seu primeiro estudo, buscou comparar variáveis neuropsicológicas, cognitiva geral e nível socioeconômico (NSE) entre três grupos de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. O grupo com sintomas de TDAH foi comparado a outros dois grupos: crianças com dificuldade de leitura e um grupo sem sintomas de TDAH e sem dificuldades de leitura (controles). Um segundo estudo pretendeu avaliar as associações entre escores de sintomas de desatenção, hiperatividade e combinados (SNAP-IV), desempenho em funções neurocognitivas e escores nos indicadores de NSE. Por último, buscou-se também analisar a capacidade dos sintomas de TDAH (desatenção e hiperatividade) predizerem o desempenho neurocognitivo das crianças. A amostra foi composta de 216 crianças, 97 meninos (44,9%) e 119 meninas (55,1%), de 3º (28,7%) e 4º (71,3%) anos do ensino fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. No primeiro estudo, o grupo com sintomas de TDAH apresentou melhor desempenho que o grupo com dificuldade de leitura na tarefa de supressão de fonemas, span de dígitos ordem direta e fluência verbal ortográfica, não se diferenciando dos controles. O grupo com TDAH obteve desempenho significativamente inferior (maior média de erros) ao dos controles apenas na tarefa de Nomeação Seriada Rápida - componente de Inibição. No segundo estudo, as correlações significativas demonstraram que os sintomas de TDAH associam-se de forma negativa aos escores nas variáveis de escrita de palavras, supressão de fonemas, span de dígitos ordem indireta, fluência verbal semântica, e de forma positiva aos erros na fluência de leitura e a erros e tempo de resposta em subtestes da nomeação seriada rápida (Letras e Inibição) e no teste dos 5 dígitos (Contagem, Escolha e Alternância). Nas análises de regressão linear, observou-se que os sintomas de desatenção foram os únicos preditores do desempenho na maior parte das variáveis neuropsicológicas (explicando entre 2% a 8,8% da variância, dependendo da tarefa). Apenas para os erros na fluência de leitura, os sintomas de hiperatividade foram preditores juntamente com os de desatenção (totalizando 6,6% de explicação da variância). Os estudos demonstraram que crianças com indicadores de sintomas de TDAH também podem apresentar prejuízos em funções neuropsicológicas, em particular, em inibição de respostas. Ainda, os sintomas de desatenção, mais que os de hiperatividade, influenciam o desempenho em algumas tarefas neuropsicológicas. Salienta-se a importância de conduzir essas crianças a uma avaliação mais detalhada, tendo em vista um possível diagnóstico e adequadas intervenções em âmbitos neuropsicológicos, psicológicos e educacionais. |
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Koltermann, GabriellaSalles, Jerusa Fumagalli de2019-06-01T02:39:17Z2018http://hdl.handle.net/10183/194856001083656A presente dissertação, em seu primeiro estudo, buscou comparar variáveis neuropsicológicas, cognitiva geral e nível socioeconômico (NSE) entre três grupos de crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamental. O grupo com sintomas de TDAH foi comparado a outros dois grupos: crianças com dificuldade de leitura e um grupo sem sintomas de TDAH e sem dificuldades de leitura (controles). Um segundo estudo pretendeu avaliar as associações entre escores de sintomas de desatenção, hiperatividade e combinados (SNAP-IV), desempenho em funções neurocognitivas e escores nos indicadores de NSE. Por último, buscou-se também analisar a capacidade dos sintomas de TDAH (desatenção e hiperatividade) predizerem o desempenho neurocognitivo das crianças. A amostra foi composta de 216 crianças, 97 meninos (44,9%) e 119 meninas (55,1%), de 3º (28,7%) e 4º (71,3%) anos do ensino fundamental de escolas públicas de Porto Alegre e Belo Horizonte. No primeiro estudo, o grupo com sintomas de TDAH apresentou melhor desempenho que o grupo com dificuldade de leitura na tarefa de supressão de fonemas, span de dígitos ordem direta e fluência verbal ortográfica, não se diferenciando dos controles. O grupo com TDAH obteve desempenho significativamente inferior (maior média de erros) ao dos controles apenas na tarefa de Nomeação Seriada Rápida - componente de Inibição. No segundo estudo, as correlações significativas demonstraram que os sintomas de TDAH associam-se de forma negativa aos escores nas variáveis de escrita de palavras, supressão de fonemas, span de dígitos ordem indireta, fluência verbal semântica, e de forma positiva aos erros na fluência de leitura e a erros e tempo de resposta em subtestes da nomeação seriada rápida (Letras e Inibição) e no teste dos 5 dígitos (Contagem, Escolha e Alternância). Nas análises de regressão linear, observou-se que os sintomas de desatenção foram os únicos preditores do desempenho na maior parte das variáveis neuropsicológicas (explicando entre 2% a 8,8% da variância, dependendo da tarefa). Apenas para os erros na fluência de leitura, os sintomas de hiperatividade foram preditores juntamente com os de desatenção (totalizando 6,6% de explicação da variância). Os estudos demonstraram que crianças com indicadores de sintomas de TDAH também podem apresentar prejuízos em funções neuropsicológicas, em particular, em inibição de respostas. Ainda, os sintomas de desatenção, mais que os de hiperatividade, influenciam o desempenho em algumas tarefas neuropsicológicas. Salienta-se a importância de conduzir essas crianças a uma avaliação mais detalhada, tendo em vista um possível diagnóstico e adequadas intervenções em âmbitos neuropsicológicos, psicológicos e educacionais.The first study sought to compare neuropsychological and cognitive variables and socioeconomic status (SES) among three groups of 3TH and 4TH children. The group with ADHD symptoms was compared to others two groups: children with reading disability and a control group. A second study aimed to evaluate the associations between inattentive, hyperactivity and combined symptom scores (SNAP-IV), neurocognitive performance and scores on SES indicators. Finally, we also sought to analyze the capacity of ADHD symptoms (inattention and hyperactivity) to predict children's neurocognitive performance. The sample consisted of 216 3th (28.7%) and 4th (71.3%) grade children, 97 boys (44.9%) and 119 girls (55.1%) from public elementary schools from Porto Alegre city and Belo Horizonte city. The first study showed that the group with ADHD symptoms exhibited better performance than the group with reading disability in the task of phoneme suppression, direct order digit span and orthographic verbal fluency, but they were not different from controls. The ADHD group performed significantly lower (greater mean error) than controls only in the rapid serial naming task - Inhibition. In the second study, significant correlations demonstrated that ADHD symptoms are negatively associated to word writing, phoneme suppression, indirect order digit span, semantic verbal fluency and positively associated to errors in reading fluency and errors and response time on subtests of rapid serial naming (Letters and Inhibition) and 5-digit test (Counting, Choosing and Switching). It was observed that the symptoms of inattention were the only predictors of performance in most neuropsychological variables (explaining between 2% and 8.8% of the variance, depending on the task). The symptoms of hyperactivity were predictors along with those of inattention only for errors in reading fluency (totaling 6.6% of the variance explanation). Studies have shown that children with symptoms of ADHD may also be impaired in response inhibition. Moreover, symptoms of inattention more than hyperactivity symptoms influence the neuropsychological performance. It should be emphasized the importance of conducting these children to a more detailed evaluation aiming at a possible diagnosis and appropriate interventions in neuropsychological, psychoterapeutic and educational areas.application/pdfporPsicologia do desenvolvimentoCriançaTranstorno de déficit de atençãoHiperatividadeDislexiaCogniçãoLeituraNeuropsicologiaAttention Deficit Disorder with HyperactivityCognitionNeuropsychologyReadingSintomas de TDAH, desempenho neurocognitivo e nível socioeconômico em crianças de 3º e 4º anos do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em PsicologiaPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001083656.pdf.txt001083656.pdf.txtExtracted Texttext/plain269994http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194856/2/001083656.pdf.txt64832a16ea2fa7ae723aa6f89178c3b8MD52ORIGINAL001083656.pdfTexto completoapplication/pdf4130634http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/194856/1/001083656.pdf25c579853cecaa397637d7060a5cbc51MD5110183/1948562023-03-30 03:21:26.182739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/194856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-30T06:21:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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