A interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicação
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/196478 |
Resumo: | Há pessoas que, por doença ou lesões neurológicas, ficam sem conseguir se movimentar ou se comunicar, porém mantêm-se consciente e intelectualmente ativas, ficando presas dentro de si mesmas. Assim, pesquisar e desenvolver recursos de Tecnologia Assistiva, que decodifique sinais cerebrais para a pessoa se comunicar, significa trazê-la de volta à vida. Então, essa pesquisa investigou como uma Interface Cérebro Computador (ICC) pode facilitar a comunicação alternativa de sujeitos com incapacidade motora grave. Para compreender os objetivos propostos deste estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Os participantes foram três sujeitos com diferentes graus de capacidade de comunicação: a) um que possui capacidade plena de escrita e fala, mas que sua participação traz reflexões sobre a ICC sem a interferência de deficiência física; b) outro que possui "grande dificuldade" para escrever sem ajuda técnica, devido a dificuldades motoras; c) outro que "não consegue de forma alguma se comunicar", nem por fala nem por escrita, mesmo com ajudas técnicas convencionais de comunicação alternativa, devido ao estado de Síndrome do Encarceramento. Para coleta de dados realizaram-se encontros com os sujeitos que utilizaram a tecnologia, onde foram colhidas informações sobre o uso desse recurso. Por meio de testes, da análise das entrevistas e da observação direta, avaliou-se a potencialidade da Interface Cérebro Computador na dimensão de favorecer o processo de escrita e comunicação da Pessoa com Deficiência. De uma forma geral, nos aspectos relevantes para este momento da pesquisa, os dados mostram que a ICC MuseKey pode atender a necessidade de escrita dos participantes em suas expectativas, sendo Funcional, Confiável, Usável e Acessível. |
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Dusik, Cláudio LucianoSantarosa, Lucila Maria Costi2019-07-02T02:36:02Z2018http://hdl.handle.net/10183/196478001096337Há pessoas que, por doença ou lesões neurológicas, ficam sem conseguir se movimentar ou se comunicar, porém mantêm-se consciente e intelectualmente ativas, ficando presas dentro de si mesmas. Assim, pesquisar e desenvolver recursos de Tecnologia Assistiva, que decodifique sinais cerebrais para a pessoa se comunicar, significa trazê-la de volta à vida. Então, essa pesquisa investigou como uma Interface Cérebro Computador (ICC) pode facilitar a comunicação alternativa de sujeitos com incapacidade motora grave. Para compreender os objetivos propostos deste estudo, optou-se por uma pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Os participantes foram três sujeitos com diferentes graus de capacidade de comunicação: a) um que possui capacidade plena de escrita e fala, mas que sua participação traz reflexões sobre a ICC sem a interferência de deficiência física; b) outro que possui "grande dificuldade" para escrever sem ajuda técnica, devido a dificuldades motoras; c) outro que "não consegue de forma alguma se comunicar", nem por fala nem por escrita, mesmo com ajudas técnicas convencionais de comunicação alternativa, devido ao estado de Síndrome do Encarceramento. Para coleta de dados realizaram-se encontros com os sujeitos que utilizaram a tecnologia, onde foram colhidas informações sobre o uso desse recurso. Por meio de testes, da análise das entrevistas e da observação direta, avaliou-se a potencialidade da Interface Cérebro Computador na dimensão de favorecer o processo de escrita e comunicação da Pessoa com Deficiência. De uma forma geral, nos aspectos relevantes para este momento da pesquisa, os dados mostram que a ICC MuseKey pode atender a necessidade de escrita dos participantes em suas expectativas, sendo Funcional, Confiável, Usável e Acessível.There are people, with disease or neurological lesions, unable to move, or communicate, remaining conscious and intellectually active, becoming trapped within themselves. Thus, the research and develop resources of assistive technology, which decode the brain signals to a person to communicates, means bringing it back to life. So, this research investigated how a Brain Computer interface (BCI) can facilitate written communication of individuals with severe motor impairment. For the proposed objectives of this study, we chose a qualitative research, like case study. Participants were three persons with varying degrees of communication ability: a) with ability to writing and speaking, but that their participation brings reflections to the BCI without an interference of physical disability; b) other who has "great difficulty" to write without technical help, due to motor difficulties; c) Another who "can not be able to communicate", neither by speech nor by writing, even with conventional technical aids of alternative communication, due to the state of Incarceration Syndrome. For data collection was carried encounters with the subjects who used the technology, where information was collected on the use of this resource. Through tests, interviews analysis and direct observation, the potential of the Brain Computer Interface in the dimension of favoring the writing and communication process of the disabled people was evaluated. In general, in the aspects relevant to this moment of the research, the data show that the BCI MuseKey can meet the participants' need for to writing in their expectations, being Functional, Reliable, Usable and Accessible.application/pdfporTecnologia assistivaComunicação alternativaPessoas com deficiênciaAssistive TechnologyAlternative CommunicationDisabled peopleIncarceration SyndromeTBrain Computer InterfaceA interação entre interface cérebro computador e sujeitos com incapacidade motora grave para comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2018doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001096337.pdf.txt001096337.pdf.txtExtracted Texttext/plain498697http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196478/2/001096337.pdf.txt5d19bd5a1901c0e6bce025a95892dba6MD52ORIGINAL001096337.pdfTexto completoapplication/pdf3518863http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/196478/1/001096337.pdf8ff322da86c0b7a58e55044ea82a93f6MD5110183/1964782021-05-07 04:56:01.249959oai:www.lume.ufrgs.br:10183/196478Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-05-07T07:56:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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