A influência das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s nas relações sociais (de trabalho) entre motoristas e a Uber
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/201258 |
Resumo: | Esta dissertação buscou identificar as características das relações sociais de trabalho influenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, entre trabalhadores motoristas e a empresa Uber. É resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com fontes documentais. Como método de apoio para análise de dados, utilizamos a Análise de Discurso e a base teórica teve enfoque na teoria e tradição marxista. O corpus central de nossa análise partiu de um conjunto de regulamentações, entre Leis e Decretos de diversas cidades brasileiras, citadas pela Uber como referência para demais municípios regulamentarem a atividade de transporte de passageiros por aplicativo. Ao longo da pesquisa identificamos três diferentes situações que nos possibilitaram caracterizar distintas relações sociais entre os motoristas e a Uber. Em algumas situações identificamos formas clássicas de assalariamento, demonstrando que a atividade da Uber se realiza na esfera da produção, como na indústria da comunicação (transporte de pessoas). Isso, em algumas situações, faz o trabalho do motorista da Uber um trabalho produtivo, pois ele produz um valor excedente ao valor de sua força de trabalho, excedente que é apropriado por uma, ou várias empresas capitalistas. Esse debate também foi permeado por reflexões acerca do surgimento de novas demandas de Políticas Sociais, a possibilidade de novas expressões da questão social e a preocupação com a Proteção Social da classe trabalhadora. |
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Cannas, Fábio RamosDillenburg, Fernando Frota2019-11-02T03:51:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/201258001102916Esta dissertação buscou identificar as características das relações sociais de trabalho influenciadas pelo uso de Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, entre trabalhadores motoristas e a empresa Uber. É resultado de uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório com fontes documentais. Como método de apoio para análise de dados, utilizamos a Análise de Discurso e a base teórica teve enfoque na teoria e tradição marxista. O corpus central de nossa análise partiu de um conjunto de regulamentações, entre Leis e Decretos de diversas cidades brasileiras, citadas pela Uber como referência para demais municípios regulamentarem a atividade de transporte de passageiros por aplicativo. Ao longo da pesquisa identificamos três diferentes situações que nos possibilitaram caracterizar distintas relações sociais entre os motoristas e a Uber. Em algumas situações identificamos formas clássicas de assalariamento, demonstrando que a atividade da Uber se realiza na esfera da produção, como na indústria da comunicação (transporte de pessoas). Isso, em algumas situações, faz o trabalho do motorista da Uber um trabalho produtivo, pois ele produz um valor excedente ao valor de sua força de trabalho, excedente que é apropriado por uma, ou várias empresas capitalistas. Esse debate também foi permeado por reflexões acerca do surgimento de novas demandas de Políticas Sociais, a possibilidade de novas expressões da questão social e a preocupação com a Proteção Social da classe trabalhadora.This dissertation sought to identify the characteristics of the social relations of work influenced by the use of Information and Communication Technologies - ICTs, between workers drivers and Uber. It is the result of qualitative exploratory research with documentary sources. As a method of support for data analysis, we used Discourse Analysis and the theoretical basis focused on Marxist theory and tradition. The central corpus of our analysis came from a set of regulations, between Laws and Decrees of several Brazilian cities, cited by Uber as a reference for other municipalities to regulate the activity of passenger transportation by application. Throughout the research we identified four different situations that allowed us to characterize different social relationships between drivers and Uber. In some situations, we have identified classic forms of wage labor, demonstrating that Uber's activity is carried out in the sphere of production, as in the communication industry (transportation of people). This makes the work of the Uber driver a productive work, for it produces a surplus value to the value of its labor power, surplus that is appropriated by one or several capitalist enterprises. This debate was also permeated by reflections about the emergence of new demands of Social Policies, the possibility of new expressions of the social question and the concern with the Social Protection of the working class.application/pdfporTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)Política socialRelações de trabalhoProteção socialServiço socialCapitalismoMarxismoInformation and Communication Technologies – ICTsSocial RelationshipsUberSocial politicsMarxCapitalismA influência das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s nas relações sociais (de trabalho) entre motoristas e a Uberinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Política Social e Serviço SocialPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001102916.pdf.txt001102916.pdf.txtExtracted Texttext/plain360243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201258/2/001102916.pdf.txt19f4cd848f475a76276f402a8623627bMD52ORIGINAL001102916.pdfTexto completoapplication/pdf1198662http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/201258/1/001102916.pdf12024f3216f1144afa23b06f77dfebd3MD5110183/2012582019-11-03 03:51:54.856586oai:www.lume.ufrgs.br:10183/201258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-11-03T05:51:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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