As dimensões econômicas e morfológicas da organização espacial da atividade industrial na RMPA : interfaces com o planejamento urbano e regional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/172993 |
Resumo: | A dissertação aborda as dimensões econômica e morfológica da organização espacial da atividade industrial na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, propondo interfaces entre a Ciência Econômica e o Planejamento Urbano e Regional. O objetivo da pesquisa consiste em identificar se e como as propriedades morfológicas das redes de circulação urbana e rodoviária são capazes de informar tendências em processos de organização espacial da atividade industrial em ambientes urbanos. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso multidimensional e multiescalar a partir de cinco recortes espaciais de cinco municípios da RMPA – Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão – e seus complexos industriais, áreas contínuas de zoneamento funcional destinados à indústria. A hipótese é de que os potenciais de movimento e as probabilidades de fluxo, depreendidas por medidas de centralidade morfológicas e espaciais captam padrões locacionais e de organização espacial das atividades industriais. Isto é verificado a partir da correlação geoestatística entre análises configuracionais da rede de circulação urbana, apoiadas nas concepções teórico-metodológicas da sintaxe espacial, e as análises econômico-locacionais, da localização das estruturas industriais, fundamentadas nas teorias econômicas. Os resultados dispostos permitiram concluir que existem correlações estatísticas significativas entre a lógica de organização espacial da indústria em áreas urbanas e as propriedades morfológicas multiescalares da configuração espacial da rede de circulação urbana, indicando que hierarquias de centralidade morfológica, informando potenciais de movimento e probabilidades de fluxo na rede urbana de circulação, captam tendências do processo de organização produtiva. |
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Altafini, DiegoBraga, Andrea da Costa2018-02-28T02:27:03Z2018http://hdl.handle.net/10183/172993001059878A dissertação aborda as dimensões econômica e morfológica da organização espacial da atividade industrial na Região Metropolitana de Porto Alegre - RMPA, propondo interfaces entre a Ciência Econômica e o Planejamento Urbano e Regional. O objetivo da pesquisa consiste em identificar se e como as propriedades morfológicas das redes de circulação urbana e rodoviária são capazes de informar tendências em processos de organização espacial da atividade industrial em ambientes urbanos. Neste sentido, foi realizado um estudo de caso multidimensional e multiescalar a partir de cinco recortes espaciais de cinco municípios da RMPA – Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre e Viamão – e seus complexos industriais, áreas contínuas de zoneamento funcional destinados à indústria. A hipótese é de que os potenciais de movimento e as probabilidades de fluxo, depreendidas por medidas de centralidade morfológicas e espaciais captam padrões locacionais e de organização espacial das atividades industriais. Isto é verificado a partir da correlação geoestatística entre análises configuracionais da rede de circulação urbana, apoiadas nas concepções teórico-metodológicas da sintaxe espacial, e as análises econômico-locacionais, da localização das estruturas industriais, fundamentadas nas teorias econômicas. Os resultados dispostos permitiram concluir que existem correlações estatísticas significativas entre a lógica de organização espacial da indústria em áreas urbanas e as propriedades morfológicas multiescalares da configuração espacial da rede de circulação urbana, indicando que hierarquias de centralidade morfológica, informando potenciais de movimento e probabilidades de fluxo na rede urbana de circulação, captam tendências do processo de organização produtiva.Dissertation addresses the economical and morphological dimensions of industrial activities spatial organization in the Porto Alegre’s Metropolitan Region – PAMR, proposing interfaces between Economic Science and Urban and Regional Planning. The research objective is to describe and analyse if and how the morphological properties of road and circulation urban networks are able to inform trends about the industrial activities spatial organization processes in urban areas. The empirical study multidimensional and multiscalar analyses encompasses PMAR’s five municipalities – Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí, Porto Alegre and Viamão and their industrial complexes, continuous industrial-dedicated functional zones. The hypothesis is that movement potentials and flow probabilities informed by centralities´ hierarchies correlate to industry locational patterns and spatial organization. This is verified applying geostatistical correlations between road circulation networks spatial configuration measures, based on space syntax methodology; and locational analyses of industrial structures placement, based on economic theories. Results makes it possible to conclude that there are significant statistical correlations between industrial spatial organization logics in urban areas and multiscalar centrality measures for road circulation networks, indicating that the urban centralities hierarchies – and the network morphological properties – capture trends about this process.application/pdfporPlanejamento urbanoPlanejamento regionalIndustriasZonas industriaisPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)Industrial Spatial OrganizationSpatial EconomicsUrban and Regional PlanningConfigurational StudiesAs dimensões econômicas e morfológicas da organização espacial da atividade industrial na RMPA : interfaces com o planejamento urbano e regionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2018mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001059878.pdf001059878.pdfTexto completoapplication/pdf20858382http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172993/1/001059878.pdf866a5e9518f19b71a0d02a2e85b96afeMD51TEXT001059878.pdf.txt001059878.pdf.txtExtracted Texttext/plain495768http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172993/2/001059878.pdf.txtc9c842610199a8f6e5a00e29cbca1378MD52THUMBNAIL001059878.pdf.jpg001059878.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/172993/3/001059878.pdf.jpg2026e43100503a29aef8f25f174d94fcMD5310183/1729932018-10-29 09:10:24.711oai:www.lume.ufrgs.br:10183/172993Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T12:10:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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