Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Gabriel de Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198501
Resumo: Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo.
id URGS_d3bcf8e1a4bc180ec503360377824776
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198501
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Pinheiro, Gabriel de SouzaSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-08-29T02:34:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/198501001100037Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo.This dissertation is based on learning environments of Mathematical Modeling guided by the scenarios for investigation and Games and can be understood as the continuity of the development of a game begun in the graduation. The research is developed from a qualitative perspective with the collection/production of data obtained through a workshop developed in a high school. Interlacing Games, Mathematical Modeling, Models and Pedagogy of the Question, we aim to investigate and understand the potentials of the game and the records of games constructed and analyzed by the students, as well as the investigation of the registers and their characteristics from the definitions of models in order to answer the research question: How can students' impressions of the records made by them by describing matches in a game created by the author contribute to the construction of Probability concepts? The results obtained were significant regarding the possibilities of the proposal when the game is understood as mediator of the Mathematical Modeling, Models and Pedagogy of the question as support to the construction of knowledge and also for the extension of the concept of model.application/pdfporEnsino da matematicaModelagem matemáticaJogos matematicos : ProbabilidadesMathematical ModelingModelsInvestigating SceneriesGamesEnsino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100037.pdf.txt001100037.pdf.txtExtracted Texttext/plain207352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/2/001100037.pdf.txt30e2f9c5f16ed528cf0a985ad55573e0MD52ORIGINAL001100037.pdfTexto completoapplication/pdf1364332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/1/001100037.pdf7d859a8a798ce9ac40f5300b37295983MD5110183/1985012019-08-30 02:34:36.794502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:34:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
title Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
spellingShingle Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
Pinheiro, Gabriel de Souza
Ensino da matematica
Modelagem matemática
Jogos matematicos : Probabilidades
Mathematical Modeling
Models
Investigating Sceneries
Games
title_short Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
title_full Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
title_fullStr Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
title_full_unstemmed Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
title_sort Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
author Pinheiro, Gabriel de Souza
author_facet Pinheiro, Gabriel de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Gabriel de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
contributor_str_mv Sant'Ana, Marilaine de Fraga
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matematica
Modelagem matemática
Jogos matematicos : Probabilidades
topic Ensino da matematica
Modelagem matemática
Jogos matematicos : Probabilidades
Mathematical Modeling
Models
Investigating Sceneries
Games
dc.subject.eng.fl_str_mv Mathematical Modeling
Models
Investigating Sceneries
Games
description Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-29T02:34:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/198501
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001100037
url http://hdl.handle.net/10183/198501
identifier_str_mv 001100037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/2/001100037.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/1/001100037.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 30e2f9c5f16ed528cf0a985ad55573e0
7d859a8a798ce9ac40f5300b37295983
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085494702211072