Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/198501 |
Resumo: | Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo. |
id |
URGS_d3bcf8e1a4bc180ec503360377824776 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198501 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Pinheiro, Gabriel de SouzaSant'Ana, Marilaine de Fraga2019-08-29T02:34:34Z2019http://hdl.handle.net/10183/198501001100037Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo.This dissertation is based on learning environments of Mathematical Modeling guided by the scenarios for investigation and Games and can be understood as the continuity of the development of a game begun in the graduation. The research is developed from a qualitative perspective with the collection/production of data obtained through a workshop developed in a high school. Interlacing Games, Mathematical Modeling, Models and Pedagogy of the Question, we aim to investigate and understand the potentials of the game and the records of games constructed and analyzed by the students, as well as the investigation of the registers and their characteristics from the definitions of models in order to answer the research question: How can students' impressions of the records made by them by describing matches in a game created by the author contribute to the construction of Probability concepts? The results obtained were significant regarding the possibilities of the proposal when the game is understood as mediator of the Mathematical Modeling, Models and Pedagogy of the question as support to the construction of knowledge and also for the extension of the concept of model.application/pdfporEnsino da matematicaModelagem matemáticaJogos matematicos : ProbabilidadesMathematical ModelingModelsInvestigating SceneriesGamesEnsino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática e EstatísticaPrograma de Pós-Graduação em Ensino de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2019mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001100037.pdf.txt001100037.pdf.txtExtracted Texttext/plain207352http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/2/001100037.pdf.txt30e2f9c5f16ed528cf0a985ad55573e0MD52ORIGINAL001100037.pdfTexto completoapplication/pdf1364332http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/1/001100037.pdf7d859a8a798ce9ac40f5300b37295983MD5110183/1985012019-08-30 02:34:36.794502oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198501Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-08-30T05:34:36Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
title |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
spellingShingle |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas Pinheiro, Gabriel de Souza Ensino da matematica Modelagem matemática Jogos matematicos : Probabilidades Mathematical Modeling Models Investigating Sceneries Games |
title_short |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
title_full |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
title_fullStr |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
title_full_unstemmed |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
title_sort |
Ensino de probabilidade : um jogo e as contribuições dos registros das partidas |
author |
Pinheiro, Gabriel de Souza |
author_facet |
Pinheiro, Gabriel de Souza |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Gabriel de Souza |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
contributor_str_mv |
Sant'Ana, Marilaine de Fraga |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matematica Modelagem matemática Jogos matematicos : Probabilidades |
topic |
Ensino da matematica Modelagem matemática Jogos matematicos : Probabilidades Mathematical Modeling Models Investigating Sceneries Games |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Mathematical Modeling Models Investigating Sceneries Games |
description |
Esta dissertação é baseada em ambientes de aprendizagem de Modelagem Matemática pautados pelos cenários para investigação e Jogos e pode ser entendida como a continuidade do desenvolvimento de um jogo iniciado na graduação. A pesquisa é desenvolvida sob uma perspectiva qualitativa com a coleta/produção de dados obtida por meio de oficina desenvolvida em uma escola de Ensino Médio. Entrelaçando Jogos, Modelagem Matemática, Modelos e Pedagogia da Pergunta, objetivamos a investigação e compreensão dos potenciais do jogo e dos registros de partidas construídos e analisados pelos alunos, assim como a investigação dos registros e suas características a partir das definições de modelos a fim de responder à questão de pesquisa: Como as impressões dos alunos acerca dos registros feitos pelos mesmos por meio da descrição das partidas de um jogo criado pelo autor podem contribuir para a construção de conceitos de Probabilidade? Os resultados obtidos mostraram-se significantes no tocante às possibilidades da proposta quando o jogo é entendido como mediador da Modelagem Matemática, Modelos e da Pedagogia da pergunta como suporte à construção do conhecimento e também para a ampliação do conceito de modelo. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-29T02:34:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/198501 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001100037 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/198501 |
identifier_str_mv |
001100037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/2/001100037.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198501/1/001100037.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
30e2f9c5f16ed528cf0a985ad55573e0 7d859a8a798ce9ac40f5300b37295983 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085494702211072 |