Puro teatro, e que teatro! : vaias, palmas e murmúrios do crítico teatral Oswald de Andrade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/266017 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar textos não ficcionais de Oswald de Andrade sobre teatro para observar sua integração ao contexto da modernidade literária/teatral. Nesse propósito, são estudados o ensaio "Do teatro, que é bom...", do livro Ponta de Lança, e crônicas da coluna "Telefonema", publicadas originalmente no Correio da Manhã e coligidas em volume com o mesmo nome. A escolha desses textos justifica-se pelo fato de compreenderem um vasto período, mais de dez anos, posterior à elaboração de toda obra ficcional do autor. Tal recorte permite a abertura de uma chave de leitura especialmente para a dramaturgia de Oswald, a partir do postulado do próprio autor, e o entendimento de como se consolidou o teatro brasileiro moderno a partir de 1940. Além disso, o estudo das crônicas possibilita a revisão da crítica teatral no Brasil desde seus primórdios, demonstrando a forte ligação desse gênero com a imprensa, como índice tanto das mudanças da sociedade quanto da importância das artes dramáticas. Delinear o perfil de Oswald de Andrade como crítico teatral, mais do que fazer justiça a um dos maiores pensadores que o País já conheceu (permitindo que ele seja lido para além dos preconceitos literários de que é vítima), é revitalizar a importância do gênero dramático na história da literatura nacional e apontar de que modo a crítica teatral pode ser índice de uma identidade que se quer brasileira. |
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Ponciano Júnior, WilsonTettamanzy, Ana Lúcia Liberato2023-10-17T03:39:29Z2009http://hdl.handle.net/10183/266017001186337Este trabalho tem como objetivo analisar textos não ficcionais de Oswald de Andrade sobre teatro para observar sua integração ao contexto da modernidade literária/teatral. Nesse propósito, são estudados o ensaio "Do teatro, que é bom...", do livro Ponta de Lança, e crônicas da coluna "Telefonema", publicadas originalmente no Correio da Manhã e coligidas em volume com o mesmo nome. A escolha desses textos justifica-se pelo fato de compreenderem um vasto período, mais de dez anos, posterior à elaboração de toda obra ficcional do autor. Tal recorte permite a abertura de uma chave de leitura especialmente para a dramaturgia de Oswald, a partir do postulado do próprio autor, e o entendimento de como se consolidou o teatro brasileiro moderno a partir de 1940. Além disso, o estudo das crônicas possibilita a revisão da crítica teatral no Brasil desde seus primórdios, demonstrando a forte ligação desse gênero com a imprensa, como índice tanto das mudanças da sociedade quanto da importância das artes dramáticas. Delinear o perfil de Oswald de Andrade como crítico teatral, mais do que fazer justiça a um dos maiores pensadores que o País já conheceu (permitindo que ele seja lido para além dos preconceitos literários de que é vítima), é revitalizar a importância do gênero dramático na história da literatura nacional e apontar de que modo a crítica teatral pode ser índice de uma identidade que se quer brasileira.This paper aims to analyze some Oswald de Andrade’s non-fictional texts about theater, to observe their integration into the context of modern literature/theater. In this regard, the essay "Do teatro, que é bom…", from the book Ponta de Lança, and some chronicles from the column "Telefonema", originally published by Correio da Manhã and collected in a book with the same title, are studied. The choice of these texts is justified by the fact that they cover a broad period of more than ten years after the establishment of any fictional work of the author. This selection allows the opening of a key reading especially for Oswald’s dramas from the premise of the same author, and the understanding of how the modern Brazilian theater has been consolidated since 1940. In addition, the study of these chronicles enables the review of theater critics in Brazil since its inception, demonstrating the strong connection of this gender with the press, also as an index of changes in society concerning the importance of the performing arts. Delineate Oswald de Andrade's profile as theater critic, rather than doing justice to one of the greatest thinkers that our country has ever known (allowing him to be read beyond the literary bias of such a person), is revitalizing the importance of the dramatic genre in the history of national literature and pointing out how the theater critics can be an index of a supposedly Brazilian identity.application/pdfporAndrade, Oswald de, 1890-1954Crítica teatralLiteratura dramáticaTheater criticismDramatic literatureLiterary historymPuro teatro, e que teatro! : vaias, palmas e murmúrios do crítico teatral Oswald de Andradeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPrograma de Pós-Graduação em LetrasPorto Alegre, BR-RS2009mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001186337.pdf.txt001186337.pdf.txtExtracted Texttext/plain247748http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266017/2/001186337.pdf.txt593b2aa8bca8e63aac7839d2369d4f9bMD52ORIGINAL001186337.pdfTexto completoapplication/pdf807999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/266017/1/001186337.pdf38e701ecd9fde3ff13d94e8a50077b9fMD5110183/2660172023-10-22 03:38:18.369313oai:www.lume.ufrgs.br:10183/266017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-10-22T06:38:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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