A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conceição, Victor Julierme Santos da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/99038
Resumo: Considerando que a cultura escolar apresenta importante papel na produção de características marcantes nos atores que nela constroem experiência, esta tese trata de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de Educação Física em início de carreira, a partir das relações que estabelecem com a cultura escolar em duas escolas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS (RMEPOA). O problema de conhecimento orientador desta tese configura-se na seguinte questão: Como professores de Educação Física, iniciantes na carreira, constroem sua identidade docente a partir dos processos de socialização vividos na cultura escolar na RMEPOA? Quanto às suas decisões metodológicas, este estudo caminhou, nos trilhos da etnografia educativa crítica. Para isso, foram escolhidas duas escolas da RMEPOA e dois professores de Educação Física iniciantes. As informações foram construídas através de observações participantes, registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análises documentais (Projeto Político Pedagógico das escolas). Partindo da ideia que as ações, atitudes e crenças dos sujeitos fazem parte de um contexto de relações socioculturais na escola, aponto que o sistema educacional e a cultura interferem na construção de um cenário de socialização docente. Nesse sentido, o processo de tornar-se professor é alavancado pela teia de relações que se moldam no contexto escolar. As categorias interpretativas mostram que: a) O processo formativo inicial mostrou-se controverso, pois os professores iniciantes se debruçam na autonomia para construir o conhecimento distanciado dos debates sobre a Educação Física Escolar; b) O ingresso na docência foi embalado pela necessidade financeira vivenciada pelos professores, haja vista a gratificação que a RMEPOA possui. Nesse sentido, o ingresso na docência foi além das expectativas pessoais, mas uma saída inesperada para uma determinada condição socioeconômica; c) A prática educativa dos professores no início da docência é moldada pelo resgate dos saberes mobilizados, na perspectiva de exemplos, na condição de estudantes na Educação Básica e na formação inicial. Esses saberes são ressignificados pelas culturas escolares que constituem um processo de tensionamento na construção do ser docente a partir de imprinting culturais; d) O sistema organizacional da escola, que é moldado e influenciado pelo sistema educacional da RMEPOA, interfere na prática educativa do professor iniciante e altera a forma de pensar e fazer a escola. Nesse sentido, o percurso docente é mediado pela política educacional experienciada na escola, mobilizando os sentimentos de descoberta e sobrevivência (que resultou no afastamento da docência na RMEPOA e alavancando a migração para a SMEPOA). Assim, este estudo constitui-se em uma contribuição para a compreensão do desenvolvimento docente no ambiente escolar, tanto para a comunidade científica quanto para os formuladores de políticas educacionais e os colaboradores deste estudo. Portanto, a partir desta investigação sobre a cultura escolar e a construção da identidade docente, sugiro a construção de uma rede de conhecimentos que interfiram positivamente na comunidade, facilitando o trabalho do professor de educação física em início de carreira.
id URGS_d4765641164eff1392b3df7ac5a0b004
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99038
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Conceição, Victor Julierme Santos daMolina Neto, Vicente2014-08-02T02:10:34Z2014http://hdl.handle.net/10183/99038000930183Considerando que a cultura escolar apresenta importante papel na produção de características marcantes nos atores que nela constroem experiência, esta tese trata de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de Educação Física em início de carreira, a partir das relações que estabelecem com a cultura escolar em duas escolas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS (RMEPOA). O problema de conhecimento orientador desta tese configura-se na seguinte questão: Como professores de Educação Física, iniciantes na carreira, constroem sua identidade docente a partir dos processos de socialização vividos na cultura escolar na RMEPOA? Quanto às suas decisões metodológicas, este estudo caminhou, nos trilhos da etnografia educativa crítica. Para isso, foram escolhidas duas escolas da RMEPOA e dois professores de Educação Física iniciantes. As informações foram construídas através de observações participantes, registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análises documentais (Projeto Político Pedagógico das escolas). Partindo da ideia que as ações, atitudes e crenças dos sujeitos fazem parte de um contexto de relações socioculturais na escola, aponto que o sistema educacional e a cultura interferem na construção de um cenário de socialização docente. Nesse sentido, o processo de tornar-se professor é alavancado pela teia de relações que se moldam no contexto escolar. As categorias interpretativas mostram que: a) O processo formativo inicial mostrou-se controverso, pois os professores iniciantes se debruçam na autonomia para construir o conhecimento distanciado dos debates sobre a Educação Física Escolar; b) O ingresso na docência foi embalado pela necessidade financeira vivenciada pelos professores, haja vista a gratificação que a RMEPOA possui. Nesse sentido, o ingresso na docência foi além das expectativas pessoais, mas uma saída inesperada para uma determinada condição socioeconômica; c) A prática educativa dos professores no início da docência é moldada pelo resgate dos saberes mobilizados, na perspectiva de exemplos, na condição de estudantes na Educação Básica e na formação inicial. Esses saberes são ressignificados pelas culturas escolares que constituem um processo de tensionamento na construção do ser docente a partir de imprinting culturais; d) O sistema organizacional da escola, que é moldado e influenciado pelo sistema educacional da RMEPOA, interfere na prática educativa do professor iniciante e altera a forma de pensar e fazer a escola. Nesse sentido, o percurso docente é mediado pela política educacional experienciada na escola, mobilizando os sentimentos de descoberta e sobrevivência (que resultou no afastamento da docência na RMEPOA e alavancando a migração para a SMEPOA). Assim, este estudo constitui-se em uma contribuição para a compreensão do desenvolvimento docente no ambiente escolar, tanto para a comunidade científica quanto para os formuladores de políticas educacionais e os colaboradores deste estudo. Portanto, a partir desta investigação sobre a cultura escolar e a construção da identidade docente, sugiro a construção de uma rede de conhecimentos que interfiram positivamente na comunidade, facilitando o trabalho do professor de educação física em início de carreira.Whereas the school culture plays an important role in producing the striking features actors who build her experience, this thesis seeks to understand the process of construction of teacher identity Physical Education teachers beginning their careers, from their relationships with the school culture in two schools in the municipal schools of Porto Alegre – RS. The problem of knowledge guiding this thesis sets up the next question: How Physical Education teachers, beginners career, build their professional identity from the socialization processes experienced in school culture in RMEPOA? As for his methodological decisions, this study walked in rails critical educational ethnography. For this, two schools and two municipal schools of Porto Alegre – RS Physical Education teachers were chosen beginners. Information was constructed through participant observation, field diary records, semi-structured interviews and documentary analysis (Political Pedagogical Project schools). Starting from the idea that the actions, attitudes and beliefs of the subjects are part of a socio-cultural context of relationships in school, I point out that the educational system and culture influence the construction of a scenario of teacher socialization. In this sense, the process of becoming a teacher is leveraged by the web of relationships that shape the school context. The interpretive categories show that: a) The initial training process proved controversial since beginning teachers huddled in the autonomy to build the knowledge distanced discussions about Physical Education; b) Joining the teaching was packaged by financial need experienced by teachers, given the gratification that municipal schools of Porto Alegre – RS own. Accordingly, the entry into the teaching went beyond personal expectations, but unexpected output for a given socioeconomic status; c) The educational practice of teachers at the beginning of teaching is shaped by the retrieval of knowledge mobilized in anticipation of examples, provided students in basic education and initial training. Such knowledge is reinterpreted by school cultures that constitute a process of tensioning the construction of teaching be from cultural imprinting; d) The organizational system of the school, which is shaped and influenced by the educational system municipal schools of Porto Alegre – RS interferes with educational practice and of the novice teacher changes the way of thinking and doing school. In this sense, the teaching career is mediated by educational policy experienced in school, mobilizing feelings of discovery and survival (which resulted in the withdrawal of teaching in municipal schools of Porto Alegre – RS and leveraging migration to Municipal Secretary of Sports). This study consists in a contribution to the understanding of teacher development in the school environment, both the scientific community and to policy-makers and contributors to this study. Therefore, from this research on school culture and the construction of teacher identity, I suggest building a knowledge network that have a positive impact in the community, facilitating the work of physical education teacher in early career.Mientras que la cultura de la escuela juega un papel importante en la producción de los rasgos más llamativos actores que construyen su experiencia, esta tesis trata de comprender el proceso de construcción de la identidad docente profesores de Educación Física que comienzan sus carreras, de sus relaciones con el cultura escolar en dos escuelas municipales de Porto Alegre - RS. El problema del conocimiento que orienta esta tesis establece la siguiente pregunta: ¿Cómo Física los profesores de Educación, los principiantes carrera, construyen su identidad profesional a partir de los procesos de socialización que experimentan en la cultura en dos escuelas municipales de Porto Alegre - RS? En cuanto a sus decisiones metodológicas, este estudio caminó en rieles etnografía educativa crítica. Para ello, dos escuelas y dos profesores de Educación Física en dos escuelas municipales de Porto Alegre - RS se eligieron los principiantes. La información se construye a través de la observación participante, los registros del diario de campo, entrevistas semi-estructuradas y análisis documental (escuelas político-pedagógica del Proyecto). Partiendo de la idea de que las acciones, actitudes y creencias de los sujetos son parte de un contexto socio-cultural de las relaciones en la escuela, señalo que el sistema y la cultura educativa influyen en la construcción de un escenario de socialización del profesorado. En este sentido, el proceso de convertirse en profesor es aprovechado por la red de relaciones que configuran el contexto escolar. Las categorías interpretativas muestran que: a) El proceso de formación inicial resultó controvertida, ya que los profesores principiantes se acurrucaron en la autonomía para construir el conocimiento que lo separa las discusiones acerca de la educación física; b) Unirse a la enseñanza fue empaquetado por necesidad económica experimentada por los profesores, dada la gratificación en las escuelas municipales de Porto Alegre - RS posee. Por consiguiente, la entrada en la enseñanza fue más allá de las expectativas personales, pero la salida inesperada de un nivel socioeconómico determinado; c) La práctica educativa de los docentes al inicio de la enseñanza está determinada por la recuperación de los conocimientos movilizados en previsión de ejemplos, a condición de alumnos de educación básica y la formación inicial. Tal conocimiento es reinterpretada por las culturas escolares que constituyen un proceso de tensado de la construcción de la enseñanza sea de la impronta cultural; d) El sistema de organización de la escuela, que tiene la forma e influenciado por el RMEPOA sistema educativo interfiere con la práctica educativa y del profesor novato cambia la manera de pensar y hacer la escuela. En este sentido, la carrera docente está mediada por la política educativa con experiencia en la escuela, movilizando sentimientos de descubrimiento y la supervivencia (que dieron lugar a la retirada de la enseñanza en las escuelas municipales de Porto Alegre - RS y el aprovechamiento de la migración a Secretaría Municipal de Deportes). Este estudio consiste en una contribución a la comprensión de la formación de docentes en el ámbito escolar, tanto de la comunidad científica y los responsables políticos y colaboradores de este estudio. Por lo tanto, a partir de esta investigación sobre la cultura escolar y la construcción de la identidad docente, sugiero la creación de una red de conocimiento que tienen un impacto positivo en la comunidad, facilitando el trabajo de profesor de educación física en el inicio de su carrera.application/pdfporFormação de professoresTeacher newcomerTeacher identitySchool cultureElementary educationPhysical educationMunicipal school of Porto AlegreNewcomer maestroIdentidad del profesorLa cultura escolarFormación del profesoradoEducación físicaEscuela municipal de Porto AlegreA construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000930183.pdf000930183.pdfTexto completoapplication/pdf1940573http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/1/000930183.pdf3014dbe073af5cffea6fc28c038d2643MD51TEXT000930183.pdf.txt000930183.pdf.txtExtracted Texttext/plain686262http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/2/000930183.pdf.txtdf7e4603079362e472d2061b2545f5dfMD52THUMBNAIL000930183.pdf.jpg000930183.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1153http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/3/000930183.pdf.jpge1f8d1878f62d9afa369e9767749fec9MD5310183/990382018-10-22 08:26:27.417oai:www.lume.ufrgs.br:10183/99038Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-22T11:26:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
title A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
spellingShingle A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
Conceição, Victor Julierme Santos da
Formação de professores
Teacher newcomer
Teacher identity
School culture
Elementary education
Physical education
Municipal school of Porto Alegre
Newcomer maestro
Identidad del profesor
La cultura escolar
Formación del profesorado
Educación física
Escuela municipal de Porto Alegre
title_short A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
title_full A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
title_fullStr A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
title_full_unstemmed A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
title_sort A construção da identidade docente de professores de educação física no início da carreira : um estudo de caso etnográfico na rede municipal de ensino de Porto Alegre-RS
author Conceição, Victor Julierme Santos da
author_facet Conceição, Victor Julierme Santos da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Conceição, Victor Julierme Santos da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Molina Neto, Vicente
contributor_str_mv Molina Neto, Vicente
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
topic Formação de professores
Teacher newcomer
Teacher identity
School culture
Elementary education
Physical education
Municipal school of Porto Alegre
Newcomer maestro
Identidad del profesor
La cultura escolar
Formación del profesorado
Educación física
Escuela municipal de Porto Alegre
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher newcomer
Teacher identity
School culture
Elementary education
Physical education
Municipal school of Porto Alegre
dc.subject.spa.fl_str_mv Newcomer maestro
Identidad del profesor
La cultura escolar
Formación del profesorado
Educación física
Escuela municipal de Porto Alegre
description Considerando que a cultura escolar apresenta importante papel na produção de características marcantes nos atores que nela constroem experiência, esta tese trata de compreender o processo de construção da identidade docente de professores de Educação Física em início de carreira, a partir das relações que estabelecem com a cultura escolar em duas escolas na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre - RS (RMEPOA). O problema de conhecimento orientador desta tese configura-se na seguinte questão: Como professores de Educação Física, iniciantes na carreira, constroem sua identidade docente a partir dos processos de socialização vividos na cultura escolar na RMEPOA? Quanto às suas decisões metodológicas, este estudo caminhou, nos trilhos da etnografia educativa crítica. Para isso, foram escolhidas duas escolas da RMEPOA e dois professores de Educação Física iniciantes. As informações foram construídas através de observações participantes, registros em diário de campo, entrevistas semiestruturadas e análises documentais (Projeto Político Pedagógico das escolas). Partindo da ideia que as ações, atitudes e crenças dos sujeitos fazem parte de um contexto de relações socioculturais na escola, aponto que o sistema educacional e a cultura interferem na construção de um cenário de socialização docente. Nesse sentido, o processo de tornar-se professor é alavancado pela teia de relações que se moldam no contexto escolar. As categorias interpretativas mostram que: a) O processo formativo inicial mostrou-se controverso, pois os professores iniciantes se debruçam na autonomia para construir o conhecimento distanciado dos debates sobre a Educação Física Escolar; b) O ingresso na docência foi embalado pela necessidade financeira vivenciada pelos professores, haja vista a gratificação que a RMEPOA possui. Nesse sentido, o ingresso na docência foi além das expectativas pessoais, mas uma saída inesperada para uma determinada condição socioeconômica; c) A prática educativa dos professores no início da docência é moldada pelo resgate dos saberes mobilizados, na perspectiva de exemplos, na condição de estudantes na Educação Básica e na formação inicial. Esses saberes são ressignificados pelas culturas escolares que constituem um processo de tensionamento na construção do ser docente a partir de imprinting culturais; d) O sistema organizacional da escola, que é moldado e influenciado pelo sistema educacional da RMEPOA, interfere na prática educativa do professor iniciante e altera a forma de pensar e fazer a escola. Nesse sentido, o percurso docente é mediado pela política educacional experienciada na escola, mobilizando os sentimentos de descoberta e sobrevivência (que resultou no afastamento da docência na RMEPOA e alavancando a migração para a SMEPOA). Assim, este estudo constitui-se em uma contribuição para a compreensão do desenvolvimento docente no ambiente escolar, tanto para a comunidade científica quanto para os formuladores de políticas educacionais e os colaboradores deste estudo. Portanto, a partir desta investigação sobre a cultura escolar e a construção da identidade docente, sugiro a construção de uma rede de conhecimentos que interfiram positivamente na comunidade, facilitando o trabalho do professor de educação física em início de carreira.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-08-02T02:10:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/99038
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000930183
url http://hdl.handle.net/10183/99038
identifier_str_mv 000930183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/1/000930183.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/2/000930183.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/99038/3/000930183.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 3014dbe073af5cffea6fc28c038d2643
df7e4603079362e472d2061b2545f5df
e1f8d1878f62d9afa369e9767749fec9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309051639201792