“No son solo memoria, son vida abierta” : as pessoas desaparecidas da Ditadura Uruguaia através do canto popular (1968-1989)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/272043 |
Resumo: | Esta dissertação constitui uma análise da temática das pessoas desaparecidas durante a Ditadura de Segurança no Uruguai e em como esse assunto foi expresso pelos artistas no Canto Popular Uruguaio. Nosso objetivo central é perceber como algumas canções produzidas durante e após o período da ditadura expressam, direta ou indiretamente, o tema das pessoas desaparecidas, inclusive das crianças sequestradas e desaparecidas, no esquema repressivo do “botim de guerra”. Pretendemos investigar de que forma os músicos se organizavam individual e coletivamente diante do cenário político e cultural do período. Através de análise de canções, pretendemos centrar a investigação nas formas de resistência e contestação através das canções que versam sobre os desaparecidos, buscando elementos que ajudem na compreensão daqueles artistas como engajados socialmente e intelectuais de seu tempo histórico, assim como, das músicas como fonte privilegiada para o estudo do tema dos desaparecidos políticos uruguaios. Nosso recorte temporal está delimitado entre os anos de 1973 e 1989. A primeira parte desta análise começará no ano de 1973, que marca o golpe de Estado, até o ano de 1985, período de reformulação e intensificação de diversas práticas coercitivas, oriundas da aplicação do Terrorismo de Estado e da legitimação da Doutrina de Segurança Nacional. |
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Dornelles, Vanessa MoraisMéndez, Natalia Pietra2024-02-17T04:55:54Z2023http://hdl.handle.net/10183/272043001196265Esta dissertação constitui uma análise da temática das pessoas desaparecidas durante a Ditadura de Segurança no Uruguai e em como esse assunto foi expresso pelos artistas no Canto Popular Uruguaio. Nosso objetivo central é perceber como algumas canções produzidas durante e após o período da ditadura expressam, direta ou indiretamente, o tema das pessoas desaparecidas, inclusive das crianças sequestradas e desaparecidas, no esquema repressivo do “botim de guerra”. Pretendemos investigar de que forma os músicos se organizavam individual e coletivamente diante do cenário político e cultural do período. Através de análise de canções, pretendemos centrar a investigação nas formas de resistência e contestação através das canções que versam sobre os desaparecidos, buscando elementos que ajudem na compreensão daqueles artistas como engajados socialmente e intelectuais de seu tempo histórico, assim como, das músicas como fonte privilegiada para o estudo do tema dos desaparecidos políticos uruguaios. Nosso recorte temporal está delimitado entre os anos de 1973 e 1989. A primeira parte desta análise começará no ano de 1973, que marca o golpe de Estado, até o ano de 1985, período de reformulação e intensificação de diversas práticas coercitivas, oriundas da aplicação do Terrorismo de Estado e da legitimação da Doutrina de Segurança Nacional.This dissertation presents an analysis of the disappeared people during National Security Dictatorship and how this matter was addressed by the artists of Popular Uruguyan Song (Canto Popular Uruguayo). Our main goal is to realize how some of the songs produced during and after the dictatorship express, directly or indirectly, the theme of missing people, including kidnaped or disappeared children, in the repressive scheme of “spoils of war” (“botim de guerra”). We intended to investigate how musicians organized individually and collectively in the midst of the political and cultural scenario of that time. Through analysis of songs, we intend to conduct our investigation in the strategies of resistance and contestation through which songs address missing victims, searching elements that helps us realize those artists as socially engaged and intellectuals of their historical time, as well as those song as privileged historical sources to investigate uruguayan political disappeared people. Our time frame includes the years between 1973 and 1989. The first part of our analysis begins in 1973, the year that marks the “coup d’etat”, until 1985, time of reformulation and intensification of a series of coercive practices, deriving from State terrorism and the reinforcement of Doctrine of National Security.application/pdfporDitadura militar : UruguaiSegurança nacionalDesaparecidos políticosTerrorismo de estadoMúsicaDisappearedNational Security DictatorshipState terrorism“No son solo memoria, son vida abierta” : as pessoas desaparecidas da Ditadura Uruguaia através do canto popular (1968-1989)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196265.pdf.txt001196265.pdf.txtExtracted Texttext/plain537880http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272043/2/001196265.pdf.txt1772813e03b0bf225c460e5c0c7f87c2MD52ORIGINAL001196265.pdfTexto completoapplication/pdf2916045http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272043/1/001196265.pdfc866cd1227b795e8a55caae65f30a058MD5110183/2720432024-03-01 04:57:33.029328oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272043Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-03-01T07:57:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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