O candidato do povo : as campanhas eleitorais de Alberto Pasqualini e a construção do eleitor na experiência democrática (1945-1954)
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/211481 |
Resumo: | Alberto Pasqualini (1901-1960) apresentou-se como candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Rio Grande do Sul durante as três primeiras eleições após o Estado Novo: a governador em 1947 e 1954, sendo derrotado em ambas ocasiões, e a senador em 1950, tendo sido eleito. Pasqualini desenvolveu suas campanhas eleitorais ao longo do processo de gestação e consolidação da experiência democrática no período posterior à ditadura de Vargas. Neste novo cenário, o meio político buscou se adaptar a modificações nas regras do jogo. Algumas das mudanças incluíram a criação de partidos políticos nacionais, a ampliação e modificação do perfil do eleitorado e a competitividade entre as diferentes forças políticas. Considerando a importância desse período para a construção de um interesse pelo voto e pela competição política, o objetivo da tese foi compreender o processo de construção do eleitor por meio do estudo das campanhas eleitorais de Pasqualini. Visto como o “teórico do trabalhismo brasileiro”, Pasqualini defendeu o papel pedagógico das campanhas eleitorais, ressaltando a necessidade de “esclarecimento” do eleitorado acerca do programa partidário e valorizando o voto como um meio legítimo de participação política, em especial para as camadas populares. A presente tese busca compreender a inserção de Alberto Pasqualini neste novo processo democrático, enfocando-se nas campanhas eleitorais do político gaúcho. Ademais, a tese objetiva analisar as práticas de mobilização utilizadas nas campanhas eleitorais de Pasqualini e, ao mesmo tempo, como se construiu uma imagem de popularidade do candidato frente o eleitorado. Para tal fim, foram utilizados periódicos, especialmente jornais e revistas que circularam em Porto Alegre entre os anos de 1945 e 1954, assim como cartas do acervo pessoal de Pasqualini e de seus interlocutores. Adicionalmente, recorreu-se a fotografias e imagens de propaganda eleitoral. Ao longo do trabalho é possível perceber o papel da imprensa, dos partidos políticos e da Igreja Católica na mobilização eleitoral. Tal envolvimento demonstra um processo de aprendizado, tanto desses diferentes agentes como dos eleitores, com relação aos meios de se produzir um interesse pelo voto e dos sentidos a ele atribuídos. No caso do clero e de setores católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) atuou como um mecanismo de controle diante do crescimento do eleitorado, buscando orientar o eleitorado católico e afastálo de candidaturas tidas como não solidárias às pautas católicas. Assim, os membros deste grupo terminaram por enquadrar o ato de votar em uma retórica anticomunista. Juntamente com a ação coercitiva de autoridades locais, a atuação de setores do clero e de leigos católicos e o anticomunismo são fatores explicativos para as derrotas eleitorais de Pasqualini em 1947 e 1954. A construção do eleitor é um processo disputado por diferentes agentes que atribuem sentidos distintos ao ato de votar. Neste sentido, as campanhas eleitorais de Alberto Pasqualini entre 1945 e 1954 evidenciam a centralidade desse processo no período citado, bem como as tensões e limites dessa experiência de democracia em seu momento inicial. |
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Angeli, Douglas SouzaBrandalise, Carla2020-07-08T03:42:33Z2020http://hdl.handle.net/10183/211481001115129Alberto Pasqualini (1901-1960) apresentou-se como candidato pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) no Rio Grande do Sul durante as três primeiras eleições após o Estado Novo: a governador em 1947 e 1954, sendo derrotado em ambas ocasiões, e a senador em 1950, tendo sido eleito. Pasqualini desenvolveu suas campanhas eleitorais ao longo do processo de gestação e consolidação da experiência democrática no período posterior à ditadura de Vargas. Neste novo cenário, o meio político buscou se adaptar a modificações nas regras do jogo. Algumas das mudanças incluíram a criação de partidos políticos nacionais, a ampliação e modificação do perfil do eleitorado e a competitividade entre as diferentes forças políticas. Considerando a importância desse período para a construção de um interesse pelo voto e pela competição política, o objetivo da tese foi compreender o processo de construção do eleitor por meio do estudo das campanhas eleitorais de Pasqualini. Visto como o “teórico do trabalhismo brasileiro”, Pasqualini defendeu o papel pedagógico das campanhas eleitorais, ressaltando a necessidade de “esclarecimento” do eleitorado acerca do programa partidário e valorizando o voto como um meio legítimo de participação política, em especial para as camadas populares. A presente tese busca compreender a inserção de Alberto Pasqualini neste novo processo democrático, enfocando-se nas campanhas eleitorais do político gaúcho. Ademais, a tese objetiva analisar as práticas de mobilização utilizadas nas campanhas eleitorais de Pasqualini e, ao mesmo tempo, como se construiu uma imagem de popularidade do candidato frente o eleitorado. Para tal fim, foram utilizados periódicos, especialmente jornais e revistas que circularam em Porto Alegre entre os anos de 1945 e 1954, assim como cartas do acervo pessoal de Pasqualini e de seus interlocutores. Adicionalmente, recorreu-se a fotografias e imagens de propaganda eleitoral. Ao longo do trabalho é possível perceber o papel da imprensa, dos partidos políticos e da Igreja Católica na mobilização eleitoral. Tal envolvimento demonstra um processo de aprendizado, tanto desses diferentes agentes como dos eleitores, com relação aos meios de se produzir um interesse pelo voto e dos sentidos a ele atribuídos. No caso do clero e de setores católicos, a Liga Eleitoral Católica (LEC) atuou como um mecanismo de controle diante do crescimento do eleitorado, buscando orientar o eleitorado católico e afastálo de candidaturas tidas como não solidárias às pautas católicas. Assim, os membros deste grupo terminaram por enquadrar o ato de votar em uma retórica anticomunista. Juntamente com a ação coercitiva de autoridades locais, a atuação de setores do clero e de leigos católicos e o anticomunismo são fatores explicativos para as derrotas eleitorais de Pasqualini em 1947 e 1954. A construção do eleitor é um processo disputado por diferentes agentes que atribuem sentidos distintos ao ato de votar. Neste sentido, as campanhas eleitorais de Alberto Pasqualini entre 1945 e 1954 evidenciam a centralidade desse processo no período citado, bem como as tensões e limites dessa experiência de democracia em seu momento inicial.Alberto Pasqualini (1901-1960) ran as a candidate in Rio Grande do Sul by the Brazilian Labor Party (PTB, Partido Trabalhista Brasileiro) in the first three elections after the Estado Novo: for governor in 1947 and 1954, being defeated in both occasions, and for senator in 1950, when he was elected. Pasqualini developed his campaigns throughout the process of incubation and consolidation of the democratic experience after the Vargas’s dictatorship. Facing this new scenario, the political field looked to adapt itself according to the changes of the rules. Some of the changes included the creation of national political parties, the expansion and modification of the constituent’s profile, and the competition among different political forces. The goal of this thesis was to understand the process of construction of the voter through Pasqualini’s campaigns, considering the importance of the period to the emergence of the interest for the vote and for the political competition. Seen as the “theorist of Brazilian laborism”, Pasqualini defended the pedagogical role of campaigns, highlighting the need for “clarification” of the constituents regarding the party program and valuing the vote as a legitimate means for the political participation, especially for the popular masses. This thesis seeks to comprehend Alberto Pasqualini’s incorporation to the above-mentioned democratic process, focusing on the campaigns held by the gaúcho politician. Additionally, this thesis aims to analyze the mobilization practices used during Pasqualini’s campaigns and, at the same time, how a popular image of the candidate face to the constituents has been constructed. To that end, the thesis employed periodicals, in special newspapers and magazines that circulated in Porto Alegre between 1945 and 1954, as well as correspondence from Pasqualini’s personal archive and his collocutors. In addition, the thesis used photographs and political advertisement images. Throughout this research it is possible to recognize the role played by the press, the political parties and the Catholic Church in the electoral mobilization. Such engagement demonstrates a learning process, of both the before-mentioned agents and the voters, regarding the means through which an interest for the vote and the meanings attributed to it have been produced. For the clergy and the Catholic sectors, the Liga Eleitoral Católica (LEC) acted as a control mechanism facing the growth of the constituency, seeking to guide the Catholic voters and avert them from candidacies that were considered unsympathetic to the Catholic agenda. Thus, the members of this group ended up framing the act of voting in an anti-Communist rhetoric. The role played by sectors of the clergy and members of the Catholic Church and anticommunism, in conjunction with the coercive action of the local authorities, are explanatory factors to the defeats suffered by Pasqualini in 1947 and 1954. The construction of the voter is a process disputed by different agents that attribute distinct meanings to the voting. In this sense, Alberto Pasqualini’s campaigns between 1945 and 1954 show evidence of the centrality of beforementioned process, as well as of the tensions and limits surrounding the democratic experience in its first stages.application/pdfporPasqualini, Alberto, 1901-1960 : Crítica e interpretaçãoHistória do Rio Grande do SulEleições : Rio Grande do SulCampanha eleitoralEleitoresDemocraciaVoter constructionDemocratic experienceCampaignsO candidato do povo : as campanhas eleitorais de Alberto Pasqualini e a construção do eleitor na experiência democrática (1945-1954)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em HistóriaPorto Alegre, BR-RS2020doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115129.pdf.txt001115129.pdf.txtExtracted Texttext/plain908714http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211481/2/001115129.pdf.txt31de87f515b71b014977b0f01618d72bMD52ORIGINAL001115129.pdfTexto completoapplication/pdf7660102http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/211481/1/001115129.pdfed13a8e0d46bc1fed4ca4c38c90b9bccMD5110183/2114812020-07-09 03:41:54.885656oai:www.lume.ufrgs.br:10183/211481Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-09T06:41:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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