A construção da arquitetura de Enric Miralles por meio da collage
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/204646 |
Resumo: | A Tese intitulada "A construção da arquitetura de Enric Miralles por meio da collage" tem como objetivo analisar a collage na produção da arquitetura de Enric Miralles (1955-2000), refletindo sobre o seu uso como expressão gráfica nas etapas de criação e desenvolvimento dos projetos. O processo criativo utilizado por Miralles permite a elaboração de um percurso multifacetado e particular, repleto de influências e reinterpretações. Seu trabalho percorreu não somente as conhecidas fotomontagens panorâmicas dos levantamentos do local, como ainda collages remetendo ao léxico surrealista, e gerou uma alternativa à criação restrita de desenhos técnicos e perspectivas eletrônicas, atualmente produzidas estritamente por programas de computador. Demonstrando, assim, um processo rico e transformador dentro do campo da arquitetura que merece ser explorado. O enfoque, para viabilizar o estudo, foi à verificação dos processos metodológicos utilizados por meio da revisão bibliográfica, das visitas às obras do arquiteto e da investigação do material coletado na Fundação Enric Miralles, em Barcelona. A sistematização aqui proposta concerne basicamente na análise e comparação da revisão bibliográfica com os cinco projetos examinados no acervo do arquiteto, Pavilhão de Meditação de Unazuki (1991), Kolonihaven (1996), Vila Pinheiros (1996), Parque Diagonal Mar (1997-2002) e Mercado de Santa Catarina (1997- 2005). Nesse material foram encontrados símbolos de amplo significado, conforme os projetos e etapas em que se encontravam. Símbolos recortados durante a pesquisa e aproximados, que não estavam apenas nos textos e material publicado, mas estavam no acervo dentro das carpetas grogues possibilitando uma leitura sob a ótica dos movimentos de vanguarda artística e amparada no pensamento de Fernando Fuão sobre a poética e retórica. Esta análise confirmou que a continuidade do método projetual com collage tornou-se imprescindível na compreensão deste processo como transcendência para futuros projetos arquitetônicos e urbanísticos. Finalmente, esta pesquisa sistematizou o uso da collage na obra do arquiteto como forma de desvendar suas estratégias projetuais e possibilitar sua aplicação na prática projetual, de modo criativo e transformador, configurando a (re)descoberta de um caminho para a construção de uma arquitetura acumulada de significados e símbolos transmutados. |
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Flôres, Anelis RolãoFuao, Fernando Delfino de Freitas2020-01-18T04:17:45Z2019http://hdl.handle.net/10183/204646001109841A Tese intitulada "A construção da arquitetura de Enric Miralles por meio da collage" tem como objetivo analisar a collage na produção da arquitetura de Enric Miralles (1955-2000), refletindo sobre o seu uso como expressão gráfica nas etapas de criação e desenvolvimento dos projetos. O processo criativo utilizado por Miralles permite a elaboração de um percurso multifacetado e particular, repleto de influências e reinterpretações. Seu trabalho percorreu não somente as conhecidas fotomontagens panorâmicas dos levantamentos do local, como ainda collages remetendo ao léxico surrealista, e gerou uma alternativa à criação restrita de desenhos técnicos e perspectivas eletrônicas, atualmente produzidas estritamente por programas de computador. Demonstrando, assim, um processo rico e transformador dentro do campo da arquitetura que merece ser explorado. O enfoque, para viabilizar o estudo, foi à verificação dos processos metodológicos utilizados por meio da revisão bibliográfica, das visitas às obras do arquiteto e da investigação do material coletado na Fundação Enric Miralles, em Barcelona. A sistematização aqui proposta concerne basicamente na análise e comparação da revisão bibliográfica com os cinco projetos examinados no acervo do arquiteto, Pavilhão de Meditação de Unazuki (1991), Kolonihaven (1996), Vila Pinheiros (1996), Parque Diagonal Mar (1997-2002) e Mercado de Santa Catarina (1997- 2005). Nesse material foram encontrados símbolos de amplo significado, conforme os projetos e etapas em que se encontravam. Símbolos recortados durante a pesquisa e aproximados, que não estavam apenas nos textos e material publicado, mas estavam no acervo dentro das carpetas grogues possibilitando uma leitura sob a ótica dos movimentos de vanguarda artística e amparada no pensamento de Fernando Fuão sobre a poética e retórica. Esta análise confirmou que a continuidade do método projetual com collage tornou-se imprescindível na compreensão deste processo como transcendência para futuros projetos arquitetônicos e urbanísticos. Finalmente, esta pesquisa sistematizou o uso da collage na obra do arquiteto como forma de desvendar suas estratégias projetuais e possibilitar sua aplicação na prática projetual, de modo criativo e transformador, configurando a (re)descoberta de um caminho para a construção de uma arquitetura acumulada de significados e símbolos transmutados.The Thesis entitled The construction of Enric Miralles architecture through collage aims to analyze collage in the production of Enric Miralles architecture (1955-2000), reflecting on its use as a graphic expression in the creation and development stages of projects. The creative process of graphic representation used by Miralles allows the elaboration of a multifaceted and unique path, rich in influences and reinterpretations. His work covers not only site planning and local surveys photomontages, but also collages referring to the surrealist lexicon, and generated an alternative to the restricted creation of technical drawings and electronic perspectives, currently produced by computer programs. Showing, therefore, a rich and transformative process within the field of architecture that deserves to be explored. In order to make this research possible, the approach was to verify the methodological processes used; through a bibliographical review, visits to the architect's works and the systematization of the material collected at the Enric Miralles Foundation in Barcelona. The systematization here proposed, basically concerns the analysis and comparison of the literature review with the five selected projects in the architect's collection, Unazuki Meditation Pavilion (1991), Kolonihaven (1996), Vila Pinheiros (1996), Diagonal Mar Park (1997- 2002 ) and Santa Catarina Market (1997-2005). In this material were found symbols of wide significance, according to the projects and stages in which they were. Symbols clipped during the research and approximated, which were not only in the texts and published material, but were found in the collection within the “grogues” files allowing a reading from the artistic avant-garde movements perspective and supported by Fernando Fuão's thinking about poetics and rhetoric. This analysis confirmed that the continuity of the design method with collage has become essential in understanding this process as transcendent for future architectural and urbanistic projects. Finally, this research systematized the use of collage in the architect's work as a method to unveil its design strategies and enable its application in design practice, in a creative and transformative way, configuring the (re) discovery of a way to build an architecture accumulated of transmuted meanings and symbols.La tesis llamada La construcción de la arquitectura de Enric Miralles a través del collage tiene como objetivo analizar el collage en la producción de la arquitectura de Enric Miralles (1955-2000), reflexionando sobre su uso como expresión gráfica en las etapas de creación y desarrollo de proyectos. El proceso creativo utilizado por Miralles permite la elaboración de un camino multifacético y particular, lleno de influencias y reinterpretaciones. Su trabajo no solo cubrió los conocidos fotomontajes panorámicos de los estudios del sitio, sino también collages que se refieren al léxico surrealista, y generó una alternativa a la creación restringida de dibujos técnicos y perspectivas electrónicas, actualmente producidos estrictamente por programas de ordenador. Demostrando así un proceso rico y transformador dentro del campo de la arquitectura que merece ser explorado. El objetivo, para que el estudio sea factible, fue verificar los procesos metodológicos utilizados a través de la revisión de la literatura, las visitas a las obras del arquitecto y la investigación del material recopilado en la Fundación Enric Miralles en Barcelona. La sistematización aquí propuesta se refiere básicamente al análisis y la comparación de la revisión de la literatura con los cinco proyectos examinados en la colección del arquitecto, Pabellón de meditación Unazuki (1991), Kolonihaven (1996), Vila Pinheiros (1996), Parque Diagonal Mar (1997-2002) y Mercado de Santa Catarina (1997-2005). En este material se encontraron símbolos de gran significado, según los proyectos y etapas en que se encontraban. Símbolos recortados durante la investigación y aproximados, que no solo estaban en los textos y el material publicado, sino que estaban en la colección dentro de las carpetas grogues que permitían una lectura desde la perspectiva de los movimientos artísticos de vanguardia y con el apoyo del pensamiento de Fernando Fuão sobre poética y retórica. Este análisis confirmó que la continuidad del método de diseño con collage se ha vuelto esencial para entender este proceso como una trascendencia para futuros proyectos arquitectónicos y urbanísticos. Finalmente, esta investigación sistematizó el uso del collage en el trabajo del arquitecto como una forma de revelar sus estrategias de diseño y permitir su aplicación en la práctica del diseño, de una manera creativa y transformadora, configurando el (re) descubrimiento de una forma de construir una arquitectura acumulada de significados y símbolos transmutados.application/pdfporProjeto arquitetônicoArquitetura contemporâneaRepresentação gráficaCollage and architectureGraphic representationArchitectural projectContemporary architectureCollage y arquitecturaRepresentación gráficaProyecto arquitectónicoArquitectura contemporáneaA construção da arquitetura de Enric Miralles por meio da collageinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pesquisa e Pós-Graduação em ArquiteturaPorto Alegre, BR-RS2019doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001109841.pdf.txt001109841.pdf.txtExtracted Texttext/plain642793http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204646/2/001109841.pdf.txta308af4ec11b4cabe897ad5b921d46c9MD52ORIGINAL001109841.pdfTexto completoapplication/pdf77998523http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/204646/1/001109841.pdf1e99ffb6ca699fea4070f0bce5badbbaMD5110183/2046462020-01-19 05:15:22.651494oai:www.lume.ufrgs.br:10183/204646Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-01-19T07:15:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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