Estratégias para o aumento da eficácia da transferência de tecnologia e geração de inovações e diagnóstico da capacidade para tal em ecossistemas de inovação acadêmicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pohlmann, Jaime Roberto
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/241925
Resumo: As universidades possuem um papel fundamental na promoção do progresso da sociedade. Através da sua chamada terceira missão, direcionada à sua contribuição social e econômica , as universidades contribuem para a geração de tecnologias e empreendimentos inovadores, promovendo o ecossistema de inovação regional. Neste sentido, a presente dissertação apresenta um estudo, que fornece referências e orientações para melhorar a eficácia da condução dos resultados da pesquisa acadêmica para a sociedade, envolvendo o Núcleo de Inovação Tecnológica da universidade (NIT) e os pesquisadores voltados à projetos de Transferência de Tecnologia e Inovação (TT&I), os chamados Principal Investigators (PIs). O estudo está apresentado no formato de dois artigos, contidos nesta dissertação. No primeiro artigo foram identificadas e discutidas as estratégias para aumentar a eficácia da Transferência de Tecnologia (TT) da universidade para o setor industrial, respondendo duas questões de pesquisa: (i) Quais são as barreiras que impedem a transferência da pesquisa acadêmica para a indústria? (ii) Quais são as estratégias para transferir os resultados de pesquisas acadêmicas para a indústria? Os resultados obtidos através de uma revisão sistemática da literatura conduziram à elaboração de uma lista de estratégias para aumentar a eficácia da TT, a serem implementadas pelo NIT, utilizando a sua natureza ambidestra (acadêmica e de negócios). No segundo artigo foi desenvolvido um mecanismo de levantamento de dados para traçar um diagnóstico da capacidade de TT&I de ecossistema de inovação acadêmico, bem como o mapeamento dos seus PIs. Este mecanismo foi aplicado junto ao quadro de docentes da Escola de Engenharia (EE) e do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi capaz de traçar um diagnóstico, apontando as forças e as fraquezas das unidades analisadas em relação à capacidade de desenvolver projetos voltados à TT&I.
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No primeiro artigo foram identificadas e discutidas as estratégias para aumentar a eficácia da Transferência de Tecnologia (TT) da universidade para o setor industrial, respondendo duas questões de pesquisa: (i) Quais são as barreiras que impedem a transferência da pesquisa acadêmica para a indústria? (ii) Quais são as estratégias para transferir os resultados de pesquisas acadêmicas para a indústria? Os resultados obtidos através de uma revisão sistemática da literatura conduziram à elaboração de uma lista de estratégias para aumentar a eficácia da TT, a serem implementadas pelo NIT, utilizando a sua natureza ambidestra (acadêmica e de negócios). No segundo artigo foi desenvolvido um mecanismo de levantamento de dados para traçar um diagnóstico da capacidade de TT&I de ecossistema de inovação acadêmico, bem como o mapeamento dos seus PIs. Este mecanismo foi aplicado junto ao quadro de docentes da Escola de Engenharia (EE) e do Instituto de Física (IF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e foi capaz de traçar um diagnóstico, apontando as forças e as fraquezas das unidades analisadas em relação à capacidade de desenvolver projetos voltados à TT&I.Universities play a fundamental role in promoting the progress of society. Through its so-called third mission, linked to its social and economic mission, universities deliver innovative technologies and ventures for society, promoting the regional innovation ecosystem. In this sense, this dissertation provides references and guidelines to improve the effectiveness of conducting academic research results for society, involving the University's Technology Transfer Office (TTO) and the researchers of the university focused on Technology Transfer and Innovation (TT&I) projects, the so-called Principal Investigators (PIs). This study is presented in two articles contained in this dissertation. In the first article, we present and discuss strategies to increase the efficiency of technology transfer (TT) from the university to the industrial sector, answering two research questions: (i) What are the barriers that hamper academic research transferring to the industry? (ii) What are the strategies for transferring academic research results to the industry? The results obtained through a systematic literature review led to the elaboration of a list of strategies to increase the effectiveness of TT, to be implemented by the TTO, taking advantage of its ambidextrous nature (academic and business). In the second article, we developed a survey mechanism to diagnose the capacity to TT&I in academic innovation ecosystems and the mapping of their PIs. We applied this mechanism to the researchers of the School of Engineering and the Institute of Physics of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The results showed that it was able to draw a diagnosis, pointing out the strengths and weaknesses of the analyzed units concerning the ability to develop projects aimed at TT&I.application/pdfporTransferência de tecnologiaInovaçãoInteração universidade-empresaTechnology transferInnovationInnovation ecosystemsUniversity-industry collaborationTechnology transfer officePrincipal investigatorEstratégias para o aumento da eficácia da transferência de tecnologia e geração de inovações e diagnóstico da capacidade para tal em ecossistemas de inovação acadêmicosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e TransportesPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001141711.pdf.txt001141711.pdf.txtExtracted Texttext/plain192631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241925/2/001141711.pdf.txtf5e090121351654b82fbc55420dc5566MD52ORIGINAL001141711.pdfTexto completoapplication/pdf1750055http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/241925/1/001141711.pdf1d5ac3bd051c7e6c90d08ff686a5e01fMD5110183/2419252022-07-07 04:57:47.923903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/241925Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-07-07T07:57:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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