Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/127784 |
Resumo: | Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto. |
id |
URGS_d6c2ffbf3a8e98c8262331eec09d612b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127784 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Fernandes, Stefan Von Der HeydeSilva, Tania Luisa Koltermann da2015-10-17T02:40:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/127784000970302Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.Members of a product design Project team need to communicate with each other to generate new solutions to design problems. Drawing can contribute to the reflection, communication and presentation of ideas to the team, being a communicative tool and a externalization of mental processes developed by the designer in the design stages. In this context, this research proposes a methodological approach for the drawing teaching applied to the creative process in product design team. At the end of this study aimed to present a methodological approach obtained by triangulating data from the literature, documentary research from student’s drawings in design disciplines, and interviews with product design teachers. The methodology was evaluated qualitatively through an action research with graduating students in Product Design of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The qualitative results of this research allowed the construction of a drawing of teaching material that apply the graphical representation of knowledge along to creative techniques in the creative process within the product development process.application/pdfporDesign de produtoDesenho técnicoDesenvolvimento de produtoProcesso criativoEnsinoDrawing educationCreative processProduct designProject methodologyUma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970302.pdf000970302.pdfTexto completoapplication/pdf25403798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/1/000970302.pdfb5b1e05d02bac87a56dd6611a15bd278MD51TEXT000970302.pdf.txt000970302.pdf.txtExtracted Texttext/plain486107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/2/000970302.pdf.txtc71dec5f649dbaf288a7c6034e889bc1MD52THUMBNAIL000970302.pdf.jpg000970302.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/3/000970302.pdf.jpg713c4a7a5f110a06bfc977b3adda48d5MD5310183/1277842018-10-23 09:17:21.323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:17:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
title |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
spellingShingle |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto Fernandes, Stefan Von Der Heyde Design de produto Desenho técnico Desenvolvimento de produto Processo criativo Ensino Drawing education Creative process Product design Project methodology |
title_short |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
title_full |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
title_fullStr |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
title_full_unstemmed |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
title_sort |
Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto |
author |
Fernandes, Stefan Von Der Heyde |
author_facet |
Fernandes, Stefan Von Der Heyde |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Stefan Von Der Heyde |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Tania Luisa Koltermann da |
contributor_str_mv |
Silva, Tania Luisa Koltermann da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design de produto Desenho técnico Desenvolvimento de produto Processo criativo Ensino |
topic |
Design de produto Desenho técnico Desenvolvimento de produto Processo criativo Ensino Drawing education Creative process Product design Project methodology |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Drawing education Creative process Product design Project methodology |
description |
Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-17T02:40:14Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/127784 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000970302 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/127784 |
identifier_str_mv |
000970302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/1/000970302.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/2/000970302.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/3/000970302.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b5b1e05d02bac87a56dd6611a15bd278 c71dec5f649dbaf288a7c6034e889bc1 713c4a7a5f110a06bfc977b3adda48d5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1816736917241200640 |