Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Stefan Von Der Heyde
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/127784
Resumo: Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.
id URGS_d6c2ffbf3a8e98c8262331eec09d612b
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127784
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fernandes, Stefan Von Der HeydeSilva, Tania Luisa Koltermann da2015-10-17T02:40:14Z2015http://hdl.handle.net/10183/127784000970302Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.Members of a product design Project team need to communicate with each other to generate new solutions to design problems. Drawing can contribute to the reflection, communication and presentation of ideas to the team, being a communicative tool and a externalization of mental processes developed by the designer in the design stages. In this context, this research proposes a methodological approach for the drawing teaching applied to the creative process in product design team. At the end of this study aimed to present a methodological approach obtained by triangulating data from the literature, documentary research from student’s drawings in design disciplines, and interviews with product design teachers. The methodology was evaluated qualitatively through an action research with graduating students in Product Design of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. The qualitative results of this research allowed the construction of a drawing of teaching material that apply the graphical representation of knowledge along to creative techniques in the creative process within the product development process.application/pdfporDesign de produtoDesenho técnicoDesenvolvimento de produtoProcesso criativoEnsinoDrawing educationCreative processProduct designProject methodologyUma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produtoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2015mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000970302.pdf000970302.pdfTexto completoapplication/pdf25403798http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/1/000970302.pdfb5b1e05d02bac87a56dd6611a15bd278MD51TEXT000970302.pdf.txt000970302.pdf.txtExtracted Texttext/plain486107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/2/000970302.pdf.txtc71dec5f649dbaf288a7c6034e889bc1MD52THUMBNAIL000970302.pdf.jpg000970302.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1196http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/3/000970302.pdf.jpg713c4a7a5f110a06bfc977b3adda48d5MD5310183/1277842018-10-23 09:17:21.323oai:www.lume.ufrgs.br:10183/127784Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-23T12:17:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
title Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
spellingShingle Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
Fernandes, Stefan Von Der Heyde
Design de produto
Desenho técnico
Desenvolvimento de produto
Processo criativo
Ensino
Drawing education
Creative process
Product design
Project methodology
title_short Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
title_full Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
title_fullStr Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
title_full_unstemmed Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
title_sort Uma proposição metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto
author Fernandes, Stefan Von Der Heyde
author_facet Fernandes, Stefan Von Der Heyde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Stefan Von Der Heyde
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tania Luisa Koltermann da
contributor_str_mv Silva, Tania Luisa Koltermann da
dc.subject.por.fl_str_mv Design de produto
Desenho técnico
Desenvolvimento de produto
Processo criativo
Ensino
topic Design de produto
Desenho técnico
Desenvolvimento de produto
Processo criativo
Ensino
Drawing education
Creative process
Product design
Project methodology
dc.subject.eng.fl_str_mv Drawing education
Creative process
Product design
Project methodology
description Membros de uma equipe de projeto de design de produto necessitam comunicar entre si para gerar novas soluções para os problemas de projeto. O desenho pode contribuir para a reflexão, comunicação e apresentação de ideias desta equipe sendo uma ferramenta de comunicação e de exteriorização dos processos mentais desenvolvidos pelo designer nas fases de concepção. Neste contexto, o presente trabalho apresenta uma proposta de abordagem metodológica para o ensino de desenho aplicado ao processo criativo em equipe de projeto de produto. Ao termino desta pesquisa objetivou-se a apresentação de uma abordagem metodológica obtida através da triangulação dos dados da pesquisa bibliográfica, pesquisa documental de desenhos de alunos em disciplinas de projeto, e entrevistas com professores de design de produto. A metodologia desenvolvida foi avaliada qualitativamente através de uma pesquisa-ação com alunos de graduação em design de produto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os resultados qualitativos desta pesquisa permitiram a construção de um material de ensino de desenho que aplique os conhecimentos de representação gráfica juntamente às técnicas criativas no processo criativo dentro do processo de desenvolvimento de produto.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-17T02:40:14Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/127784
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000970302
url http://hdl.handle.net/10183/127784
identifier_str_mv 000970302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/1/000970302.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/2/000970302.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/127784/3/000970302.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv b5b1e05d02bac87a56dd6611a15bd278
c71dec5f649dbaf288a7c6034e889bc1
713c4a7a5f110a06bfc977b3adda48d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309071320973312