Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomazzo, Graziela Fátima
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/94692
Resumo: A sociedade vem, gradativamente, migrando de uma dinâmica homogênea para uma dinâmica heterogênea em termos de construção do pensamento científico e tecnológico em que tanto a Universidade quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham papel fundamental. Define-se o Modo 2 como o Novo Modo de Produção do Conhecimento em que a ciência é produzida na interação de diversos atores, tanto no campo científico quanto fora dele, formando redes para a construção do conhecimento. Nesse cenário, observam-se novas arquiteturas de formação profissional com uso intenso de TIC e o compartilhamento de estruturas organizacionais em redes de colaboração. A partir dos princípios que orientam o Modo 2, da Educação a Distância, das Redes de Formação e das tendências mundiais identificadas para a Universidade do Século XXI, investigaram-se as ações que promovem novos modos de formação profissional (ensino) e como essas ações caracterizariam os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade. O estudo foi realizado em um cenário investigativo, envolvendo o programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, a partir do Polo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Utilizaram-se entrevistas, questionários, análises documentais e observações que foram analisados por categorias, visando a triangulação nas análises. A partir da análise global do modelo PROFMAT, os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade que regem o Modo 2 de produção do conhecimento científico (pesquisa), nas situações em que foram descritas neste estudo, caracterizam novos modos de formação profissional (ensino) na pós-graduação stricto sensu, no Brasil contemporâneo, na oferta de Mestrado Profissional ― modalidade a distância ―, evidenciando, em parte, as tendências para a Universidade do Século XXI.
id URGS_d742d4ef1fec48d318de3651630457c1
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94692
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Giacomazzo, Graziela FátimaLeite, Denise Balarine Cavalheiro2014-04-24T01:52:40Z2014http://hdl.handle.net/10183/94692000914972A sociedade vem, gradativamente, migrando de uma dinâmica homogênea para uma dinâmica heterogênea em termos de construção do pensamento científico e tecnológico em que tanto a Universidade quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham papel fundamental. Define-se o Modo 2 como o Novo Modo de Produção do Conhecimento em que a ciência é produzida na interação de diversos atores, tanto no campo científico quanto fora dele, formando redes para a construção do conhecimento. Nesse cenário, observam-se novas arquiteturas de formação profissional com uso intenso de TIC e o compartilhamento de estruturas organizacionais em redes de colaboração. A partir dos princípios que orientam o Modo 2, da Educação a Distância, das Redes de Formação e das tendências mundiais identificadas para a Universidade do Século XXI, investigaram-se as ações que promovem novos modos de formação profissional (ensino) e como essas ações caracterizariam os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade. O estudo foi realizado em um cenário investigativo, envolvendo o programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, a partir do Polo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Utilizaram-se entrevistas, questionários, análises documentais e observações que foram analisados por categorias, visando a triangulação nas análises. A partir da análise global do modelo PROFMAT, os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade que regem o Modo 2 de produção do conhecimento científico (pesquisa), nas situações em que foram descritas neste estudo, caracterizam novos modos de formação profissional (ensino) na pós-graduação stricto sensu, no Brasil contemporâneo, na oferta de Mestrado Profissional ― modalidade a distância ―, evidenciando, em parte, as tendências para a Universidade do Século XXI.Society is gradually migrating from a homogeneous to a heterogeneous dynamics in terms of construction of scientific and technological thinking in which both the University and the Information and Communication Technologies (TIC) play a fundamental role. Mode 2 is the New Mode of Knowledge Production in which science is produced in the interaction of different actors in the scientific field as well as off it, forming networks for knowledge construction. In this scenario, new architectures of professional education with intensive use of TIC and the sharing of organizational structures in collaborative networks can be observed. From the principles guiding Mode 2, of the Distance Education, of the Educational Networks and of the world trends identified for the University of XXI Century, it was investigated which actions promote new ways of professional education and how these actions characterize the principles of applicability, heterogeneity and reflexivity. The study was conducted in an investigative scenario involving the PROFMAT program - Professional Masters Course in Mathematics on National Network from the Federal University of Santa Maria – UFSM – pole. This is an exploratory and descriptive research. Interviews, questionnaires, documentary analysis and observation were used for data collection. The material was analyzed by categories aiming triangulation in the analysis. From the global analysis of PROFMAT model, the principles of applicability, heterogeneity and reflexivity, which govern the Mode 2 knowledge production (research), in the situations described in this study, characterize new mode of professional education (teaching) in stricto sensu graduate in contemporary Brazil in offering Professional Masters Course in distance modality, showing, in part, trends to the University of the XXI Century.application/pdfporCiênciaUniversidadeMestrado profissionalizanteScience mode 2UniversityNetworksDistance educationPROFMATProfessional mastersCiência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distânciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2014doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914972.pdf000914972.pdfTexto completoapplication/pdf3618657http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/1/000914972.pdfc386c37fff73a2240543798349b1c7b5MD51TEXT000914972.pdf.txt000914972.pdf.txtExtracted Texttext/plain471844http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/2/000914972.pdf.txt81c2a04cdc527471d0a5a0c271566b1aMD52THUMBNAIL000914972.pdf.jpg000914972.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1080http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/3/000914972.pdf.jpg061fb10109692ecb4adf94e2cb33a1a8MD5310183/946922018-10-05 08:37:49.545oai:www.lume.ufrgs.br:10183/94692Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-05T11:37:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
title Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
spellingShingle Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
Giacomazzo, Graziela Fátima
Ciência
Universidade
Mestrado profissionalizante
Science mode 2
University
Networks
Distance education
PROFMAT
Professional masters
title_short Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
title_full Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
title_fullStr Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
title_full_unstemmed Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
title_sort Ciência modo 2 e o ensino nas universidades do século XXI : mestrado profissional, redes e educação a distância
author Giacomazzo, Graziela Fátima
author_facet Giacomazzo, Graziela Fátima
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomazzo, Graziela Fátima
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
contributor_str_mv Leite, Denise Balarine Cavalheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Ciência
Universidade
Mestrado profissionalizante
topic Ciência
Universidade
Mestrado profissionalizante
Science mode 2
University
Networks
Distance education
PROFMAT
Professional masters
dc.subject.eng.fl_str_mv Science mode 2
University
Networks
Distance education
PROFMAT
Professional masters
description A sociedade vem, gradativamente, migrando de uma dinâmica homogênea para uma dinâmica heterogênea em termos de construção do pensamento científico e tecnológico em que tanto a Universidade quanto as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) desempenham papel fundamental. Define-se o Modo 2 como o Novo Modo de Produção do Conhecimento em que a ciência é produzida na interação de diversos atores, tanto no campo científico quanto fora dele, formando redes para a construção do conhecimento. Nesse cenário, observam-se novas arquiteturas de formação profissional com uso intenso de TIC e o compartilhamento de estruturas organizacionais em redes de colaboração. A partir dos princípios que orientam o Modo 2, da Educação a Distância, das Redes de Formação e das tendências mundiais identificadas para a Universidade do Século XXI, investigaram-se as ações que promovem novos modos de formação profissional (ensino) e como essas ações caracterizariam os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade. O estudo foi realizado em um cenário investigativo, envolvendo o programa PROFMAT – Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, a partir do Polo da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva. Utilizaram-se entrevistas, questionários, análises documentais e observações que foram analisados por categorias, visando a triangulação nas análises. A partir da análise global do modelo PROFMAT, os princípios da aplicabilidade, heterogeneidade e reflexividade que regem o Modo 2 de produção do conhecimento científico (pesquisa), nas situações em que foram descritas neste estudo, caracterizam novos modos de formação profissional (ensino) na pós-graduação stricto sensu, no Brasil contemporâneo, na oferta de Mestrado Profissional ― modalidade a distância ―, evidenciando, em parte, as tendências para a Universidade do Século XXI.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-04-24T01:52:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/94692
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914972
url http://hdl.handle.net/10183/94692
identifier_str_mv 000914972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/1/000914972.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/2/000914972.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/94692/3/000914972.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv c386c37fff73a2240543798349b1c7b5
81c2a04cdc527471d0a5a0c271566b1a
061fb10109692ecb4adf94e2cb33a1a8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085283999252480