O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Stefan Von Der Heyde
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/255716
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar como um material didático pode contribuir para a formação dos estudantes em Design de Produto considerando o desenvolvi-mento das habilidades em desenho e das competências criativas e projetuais em sala de aula. As abordagens e os modelos de ensino aplicados nos cursos de design variam dependendo da teoria de conhecimento utilizada e da formação acadêmica do-cente. Ensinar desenho se torna, assim, um processo pouco fundamentado cientifica-mente, variando de um modelo tradicional diretivo, professor com expertise e o aluno apenas reproduz as técnicas por meio da memorização, ou de um modelo apriorista não diretivo, em que se acredita que o desenho é uma habilidade que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qua-lidades em suas bagagens hereditárias. Este trabalho parte de questionamentos de sala de aula, referentes às aplicações práticas do desenho nas atividades projetuais. Estas questões levaram ao objetivo geral deste estudo, de propor um material didático sustentado em aprendizagem baseada em projeto para o desenvolvimento das habilidades em desenho no processo criativo em fases conceituais de projeto de design de produto. Para tanto, o presente estudo de natureza aplicada e qualitativa, fundamenta-se na metodologia de Design Science Research, que utiliza um enfoque prescritivo direcionado para investigações que objetivam o desenvolvimento de um arte-fato, aqui delimitado como um material didático impresso. Esta metodologia se des-taca por poder solucionar um problema prático existente em um determinado contexto e ao mesmo tempo ter o rigor científico necessário para sua contribuição teórica. Esta pesquisa resultou em uma proposição de modelo de ensino de desenho aplicado ao processo criativo através de um material didático impresso.
id URGS_d92e5eb3512ec0158fa17d767cab7775
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255716
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Fernandes, Stefan Von Der HeydeSilva, Tania Luisa Koltermann da2023-03-15T03:22:30Z2022http://hdl.handle.net/10183/255716001164424Esta pesquisa tem por objetivo investigar como um material didático pode contribuir para a formação dos estudantes em Design de Produto considerando o desenvolvi-mento das habilidades em desenho e das competências criativas e projetuais em sala de aula. As abordagens e os modelos de ensino aplicados nos cursos de design variam dependendo da teoria de conhecimento utilizada e da formação acadêmica do-cente. Ensinar desenho se torna, assim, um processo pouco fundamentado cientifica-mente, variando de um modelo tradicional diretivo, professor com expertise e o aluno apenas reproduz as técnicas por meio da memorização, ou de um modelo apriorista não diretivo, em que se acredita que o desenho é uma habilidade que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qua-lidades em suas bagagens hereditárias. Este trabalho parte de questionamentos de sala de aula, referentes às aplicações práticas do desenho nas atividades projetuais. Estas questões levaram ao objetivo geral deste estudo, de propor um material didático sustentado em aprendizagem baseada em projeto para o desenvolvimento das habilidades em desenho no processo criativo em fases conceituais de projeto de design de produto. Para tanto, o presente estudo de natureza aplicada e qualitativa, fundamenta-se na metodologia de Design Science Research, que utiliza um enfoque prescritivo direcionado para investigações que objetivam o desenvolvimento de um arte-fato, aqui delimitado como um material didático impresso. Esta metodologia se des-taca por poder solucionar um problema prático existente em um determinado contexto e ao mesmo tempo ter o rigor científico necessário para sua contribuição teórica. Esta pesquisa resultou em uma proposição de modelo de ensino de desenho aplicado ao processo criativo através de um material didático impresso.This research aims to investigate how a didactic material can contribute to the for-mation of students in Product Design considering the development of drawing skills and creative and design skills in the classroom. The approaches and teaching models applied in design courses vary depending on the theory of knowledge used and the teacher's academic background. Teaching drawing thus becomes a process with little scientific basis, ranging from a traditional directive model, with a teacher with expertise and the student only reproducing the techniques through memorization, or a non-di-rective apriorist model, in which it is believed that drawing it is a skill that people natu-rally carry with them certain aptitudes, skills, concepts, knowledge and qualities in their hereditary baggage. This work starts from classroom questions, referring to the practi-cal applications of drawing in design activities, and how these practices are capable of developing creativity in students. These questions led to the general objective of this study, to propose a didactic material based on project-based learning for the develop-ment of drawing skills in the creative process in conceptual phases of product design project. Therefore, this study, of an applied and qualitative nature, is based on the Design Science Research methodology, which uses a prescriptive focus directed to-wards investigations that aim at the development of an artifact, defined here as a printed didactic material. This methodology stands out for being able to solve an exist-ing practical problem in a given context and at the same time having the necessary scientific rigor for its theoretical contribution. This research resulted in a proposal for a design teaching model applied to the creative process through printed didactic material.application/pdfporDesenhoDesign de produtoCriatividadeAprendizagemProjetoSketchingProduct designCreativityProject based learningO ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produtoThe teaching of sketching in product design learning : didactic material for drawing techniques development in the conceptual phase of product design projectsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em DesignPorto Alegre, BR-RS2022doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001164424.pdf.txt001164424.pdf.txtExtracted Texttext/plain630448http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255716/2/001164424.pdf.txt0d1bf14cbc268c14a9c2a437e81a299cMD52ORIGINAL001164424.pdfTexto completoapplication/pdf14152243http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255716/1/001164424.pdf6de5e59ec111b57617da519466110ccdMD5110183/2557162023-03-16 03:24:13.358012oai:www.lume.ufrgs.br:10183/255716Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-16T06:24:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The teaching of sketching in product design learning : didactic material for drawing techniques development in the conceptual phase of product design projects
title O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
spellingShingle O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
Fernandes, Stefan Von Der Heyde
Desenho
Design de produto
Criatividade
Aprendizagem
Projeto
Sketching
Product design
Creativity
Project based learning
title_short O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
title_full O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
title_fullStr O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
title_full_unstemmed O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
title_sort O ensino de desenho na formação em design de produto : material didático para desenvolvimento de desenhos na fase conceitual de projetos de design de produto
author Fernandes, Stefan Von Der Heyde
author_facet Fernandes, Stefan Von Der Heyde
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Stefan Von Der Heyde
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Tania Luisa Koltermann da
contributor_str_mv Silva, Tania Luisa Koltermann da
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho
Design de produto
Criatividade
Aprendizagem
Projeto
topic Desenho
Design de produto
Criatividade
Aprendizagem
Projeto
Sketching
Product design
Creativity
Project based learning
dc.subject.eng.fl_str_mv Sketching
Product design
Creativity
Project based learning
description Esta pesquisa tem por objetivo investigar como um material didático pode contribuir para a formação dos estudantes em Design de Produto considerando o desenvolvi-mento das habilidades em desenho e das competências criativas e projetuais em sala de aula. As abordagens e os modelos de ensino aplicados nos cursos de design variam dependendo da teoria de conhecimento utilizada e da formação acadêmica do-cente. Ensinar desenho se torna, assim, um processo pouco fundamentado cientifica-mente, variando de um modelo tradicional diretivo, professor com expertise e o aluno apenas reproduz as técnicas por meio da memorização, ou de um modelo apriorista não diretivo, em que se acredita que o desenho é uma habilidade que as pessoas naturalmente carregam certas aptidões, habilidades, conceitos, conhecimentos e qua-lidades em suas bagagens hereditárias. Este trabalho parte de questionamentos de sala de aula, referentes às aplicações práticas do desenho nas atividades projetuais. Estas questões levaram ao objetivo geral deste estudo, de propor um material didático sustentado em aprendizagem baseada em projeto para o desenvolvimento das habilidades em desenho no processo criativo em fases conceituais de projeto de design de produto. Para tanto, o presente estudo de natureza aplicada e qualitativa, fundamenta-se na metodologia de Design Science Research, que utiliza um enfoque prescritivo direcionado para investigações que objetivam o desenvolvimento de um arte-fato, aqui delimitado como um material didático impresso. Esta metodologia se des-taca por poder solucionar um problema prático existente em um determinado contexto e ao mesmo tempo ter o rigor científico necessário para sua contribuição teórica. Esta pesquisa resultou em uma proposição de modelo de ensino de desenho aplicado ao processo criativo através de um material didático impresso.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-15T03:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/255716
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001164424
url http://hdl.handle.net/10183/255716
identifier_str_mv 001164424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255716/2/001164424.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/255716/1/001164424.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 0d1bf14cbc268c14a9c2a437e81a299c
6de5e59ec111b57617da519466110ccd
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085611517771776