Sistema de reciclagem de veículos em final de vida : uma proposta ambientalmente mais sustentável para o cenário brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coimbra, Núbia dos Santos
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/163266
Resumo: A escassez de sistemas consolidados de reciclagem de veículos no Brasil e o grande volume de veículos em final de vida (VFVs) junto aos pátios do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul - DETRAN/RS serviram de base para o desenvolvimento desta dissertação. Em face disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de reciclagem de VFVs ambientalmente mais sustentável, a partir de exemplos globais de melhores práticas adotadas, atendendo à legislação vigente do país. Para tanto, a presente dissertação é composta por dois estudos fundamentados em revisões sistemáticas e em estudos de caso. Inicialmente, como resultado da primeira revisão sistemática, foi realizada a comparação de sistemas de gestão de reciclagem de veículos, identificados em 25 países. Essa comparação possibilitou ampliar o conhecimento de tecnologias e de procedimentos adotados em diferentes realidades, permitindo a proposição de oito políticas a serem adotadas em âmbito nacional, bem como três ações de melhoria ao atual sistema do DETRAN/RS. Em seguida, a segunda revisão sistemática permitiu a proposição de um sistema ambientalmente adequado para reciclagem de VFVs, que sirva de base para a futura padronização de processos de reciclagem, visando a potencial criação de centros especializados em reciclagem de veículos (CERVs). Diante do exposto, os resultados da pesquisa demonstraram que o tema da reciclagem de veículos está inserido num cenário mais amplo, necessitando da participação de todos os stakeholders envolvidos no processo, a exemplo: (i) das montadoras e fabricantes de peças, no desenvolvimento de tecnologias automotivas; (ii) dos entes federados, na criação de legislações mais rígidas e específicas, com foco na economia circular; e (iii) da sociedade na busca de produtos eco-amigáveis. Por fim, conclui-se que, associado às políticas e ações de melhoria sugeridas, a adoção do sistema ambientalmente adequado para reciclagem de VFVs proposto, poderá acelerar a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento e a consolidação da reciclagem no país.
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Essa comparação possibilitou ampliar o conhecimento de tecnologias e de procedimentos adotados em diferentes realidades, permitindo a proposição de oito políticas a serem adotadas em âmbito nacional, bem como três ações de melhoria ao atual sistema do DETRAN/RS. Em seguida, a segunda revisão sistemática permitiu a proposição de um sistema ambientalmente adequado para reciclagem de VFVs, que sirva de base para a futura padronização de processos de reciclagem, visando a potencial criação de centros especializados em reciclagem de veículos (CERVs). Diante do exposto, os resultados da pesquisa demonstraram que o tema da reciclagem de veículos está inserido num cenário mais amplo, necessitando da participação de todos os stakeholders envolvidos no processo, a exemplo: (i) das montadoras e fabricantes de peças, no desenvolvimento de tecnologias automotivas; (ii) dos entes federados, na criação de legislações mais rígidas e específicas, com foco na economia circular; e (iii) da sociedade na busca de produtos eco-amigáveis. Por fim, conclui-se que, associado às políticas e ações de melhoria sugeridas, a adoção do sistema ambientalmente adequado para reciclagem de VFVs proposto, poderá acelerar a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento e a consolidação da reciclagem no país.The scarcity of consolidated vehicle recycling systems in Brazil and the huge amounts of endof- life vehicles (ELVs) at the Transit State Department of Rio Grande do Sul - DETRAN/RS courtyards served as the basis for the development of this Masters dissertation. Therefore, the objective of the work was to develop an environmentally more sustainable ELVs recycling system, based on global adopted best practices, without disregarding the country's current legislation. So, this dissertation is composed of two studies based on systematic reviews and on case studies. Initially, as a result of the first systematic review, a comparison of vehicle recycling management systems was carried out, identified in 25 countries. This comparison allowed the increasing of the knowledge about technologies and procedures adopted in different realities, making possible a proposal of educational policies to be adopted at national level, as well as three improvement actions for the current system of the DETRAN/RS. Subsequently, a second systematic review allowed a proposal for a suitable environmentally recycling system for the ELVs, which serves as the basis for a standardization of recycling processes, aiming the potential creation of specialized centers for such processes (CERVs). Considering this, the research results showed that the theme of product recycling is inserted in a broader scenario, requiring participation of all stakeholders involved in the process, such as: (i) the automakers and parts manufacturers, in the automotive technologies development; (ii) the federal entities, in the creation of more rigid and specific legislation, focusing on the circular economy; and (iii) the society in the search for eco-friendly products. Finally, it is concluded that, associated with the suggested policies and improvement actions, the adoption of the proposed environmentally appropriate system for the recycling of the ELVs, may accelerate the creation of a favorable way to the develop and consolidate the recycling in our country.application/pdfporVeículosReciclagemSustentabilidadeEnd-of-life vehicles (ELVs)Vehicle recycling systemEnvironmentally sustainable ELVs recyclingVehicle dismantlingSystematic review of the literatureSistema de reciclagem de veículos em final de vida : uma proposta ambientalmente mais sustentável para o cenário brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de ProduçãoPorto Alegre, BR-RS2017mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL001024249.pdf001024249.pdfTexto completoapplication/pdf1328344http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163266/1/001024249.pdf73eadcd157f861d193c7549d2bac4b3cMD51TEXT001024249.pdf.txt001024249.pdf.txtExtracted Texttext/plain261327http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163266/2/001024249.pdf.txtb1a5b72a4c7cea658fd8d1eebe30cd7fMD52THUMBNAIL001024249.pdf.jpg001024249.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1038http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/163266/3/001024249.pdf.jpgdbcde72f4995d5614da6a0bfebb48273MD5310183/1632662024-01-18 04:21:51.503102oai:www.lume.ufrgs.br:10183/163266Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-01-18T06:21:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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