Funções da linguagem na interação cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcolin, Eliana Holmer
Data de Publicação: 1977
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/198797
Resumo: O presente relatório diz respeito a uma experiência de investigação que pode ser caracterizada como uma tentativa de análise de uma realidade de ensino- aprendizagem de tipo experimental -descritiva, isto é, utilizando metodologia de experimento e recurso de estudo exploratório. O design implementado é um design fatorial “quase-experimental”, segundo Gage (1971 p.225), possibilitando a comparação entre grupos 2 a 2. Foram sujeitos desta experiência 8 professores de Língua Portuguesa e História pertencentes a duas escolas da comunidade de caracteres diversos, isto é, a primeira (E1) escola grande e a segunda (ES) escola pequena. Além dos sujeitos-professores foram selecionados aleatoriamente 88 alunos de uma amostra de 137, todos eles das 1ª séries do 2º grau das referidas escolas. Aos professores, previamente classificados conforme respectivos padrões de utilização das Funções da Linguagem em situação de classe e selecionados para grupo experimental, foi dispensado um tratamento com duração de 10 horas distribuídas em 4 semanas. Este treinamento utilizou como recurso fundamental um esquema básico de estratégia de interação para o uso das Funções da Linguagem em aula, elaborado para esta experiência, possuindo como quadro referencial teórico “As Funções da Linguagem” segundo Jakobson, 1973. O instrumento básico deste trabalho foi a Escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967) cujo objetivo de aplicação foi obter a reação do aluno e respectiva caracterização com respeito aos professores em observação. As observações descritivas com auxílio de gravações foram realizadas pelo experimentador e os resultados, após aplicação de recursos de Análise de Conteúdo, comparados aos resultados referentes à Escala D.S instrumento do aluno. Para a testagem das Hipóteses Fundamentais utilizou-se a Análise de Variância (Teste F) e para as demais, ou seja, as hipóteses de efeitos parciais, o teste “t” de Student. Além destes testes foi realizada a Correlação de Spearman Brown para a comparação dos resultados da D.D, com os resultados dos instrumentos de Avaliação do Experimentador. Por último, com os dados da Análise de Conteúdo, foram feitas considerações a respeito da Incidência das diferentes Funções e aplicado o teste “U” de Mann Withney para os Professores dos grupos B e C, ou seja, classificados diferentemente e pertencentes a grupos diversos nesta experiência. Os resultados mais significativos a nível de 0,05 foram em favor dos Professores classificados como de Uso Adequado das Funções da Linguagem.
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spelling Marcolin, Eliana HolmerMarques, Juracy Cunegatto2019-09-05T02:33:14Z1977http://hdl.handle.net/10183/198797000151099O presente relatório diz respeito a uma experiência de investigação que pode ser caracterizada como uma tentativa de análise de uma realidade de ensino- aprendizagem de tipo experimental -descritiva, isto é, utilizando metodologia de experimento e recurso de estudo exploratório. O design implementado é um design fatorial “quase-experimental”, segundo Gage (1971 p.225), possibilitando a comparação entre grupos 2 a 2. Foram sujeitos desta experiência 8 professores de Língua Portuguesa e História pertencentes a duas escolas da comunidade de caracteres diversos, isto é, a primeira (E1) escola grande e a segunda (ES) escola pequena. Além dos sujeitos-professores foram selecionados aleatoriamente 88 alunos de uma amostra de 137, todos eles das 1ª séries do 2º grau das referidas escolas. Aos professores, previamente classificados conforme respectivos padrões de utilização das Funções da Linguagem em situação de classe e selecionados para grupo experimental, foi dispensado um tratamento com duração de 10 horas distribuídas em 4 semanas. Este treinamento utilizou como recurso fundamental um esquema básico de estratégia de interação para o uso das Funções da Linguagem em aula, elaborado para esta experiência, possuindo como quadro referencial teórico “As Funções da Linguagem” segundo Jakobson, 1973. O instrumento básico deste trabalho foi a Escala de Diferencial Semântica de Osgood (1967) cujo objetivo de aplicação foi obter a reação do aluno e respectiva caracterização com respeito aos professores em observação. As observações descritivas com auxílio de gravações foram realizadas pelo experimentador e os resultados, após aplicação de recursos de Análise de Conteúdo, comparados aos resultados referentes à Escala D.S instrumento do aluno. Para a testagem das Hipóteses Fundamentais utilizou-se a Análise de Variância (Teste F) e para as demais, ou seja, as hipóteses de efeitos parciais, o teste “t” de Student. Além destes testes foi realizada a Correlação de Spearman Brown para a comparação dos resultados da D.D, com os resultados dos instrumentos de Avaliação do Experimentador. Por último, com os dados da Análise de Conteúdo, foram feitas considerações a respeito da Incidência das diferentes Funções e aplicado o teste “U” de Mann Withney para os Professores dos grupos B e C, ou seja, classificados diferentemente e pertencentes a grupos diversos nesta experiência. Os resultados mais significativos a nível de 0,05 foram em favor dos Professores classificados como de Uso Adequado das Funções da Linguagem.The present report refers to an experience of investigation which can be characterized as an attempt in analising a teaching-learning reality of the experimental-descriptive type, that is, using methodology of experiment and resources of exploratory study. The design implemented is a “quasi-experimental” factorial design according to Gage (1971, p.225) making possible a comparison between groups of 2 to 2. Eight teachers of Portuguese Language and History, belonging to two schools of the community, of different character, that is, the first (S1) a big school and the second (S2) a small school, have been the subjects to this experiment. Besides the subject-teachers 88 (eighty – eight) pupils out of a sample of 137 (a hundred and thirty-seven) were selected at random, all of them in the first grades of the above-mentioned senior high-schools. A treatment was dispensed to the teachers, previously classified according to their respective standards of utilization of the functions of language in class situations and selected for experimental group. This treatment utilizes, as a fundamental resource, a basic scheme of strategy of interaction for the use of the Functions of Language in class, which had been elaborated for this experiment, having “As Funções da Linguagem” according to Jakobson, 1973 as a theoretical referential. The basic instrument to this work was the “Semantic’s Diferential” scale of Osgood 1967, which aimed to get to know the pupils reaction and respective characterization concerning the teachers under study. The comments observations recorded on tape were realized by the researcher and the results, after application of resources from the Content Analysis, were compared to the results concerning the S.D scale – Pupils’ instrument. For the testing of the fundamental hypothesis the Analysis of Variance (F Test) was used, and for the remaining, or better, the hipothesis of partial effects, Student’s “t” test. Besides these tests the Spearman Brown’s Correlation was used to compare the results of the S.D scale with the results of the researcher’s evaluation instruments. Last, with the data of the Content Analysis, considerations were made in respect to the incidence of the different Functions in teachers and Mann Whitney’s “U” test was applied to the teachers of the B and C groups, that is to say, teachers classified differently and belonging to different groups in this experiment. The most significant results at the 0,05 level were in favour of the teachers classified as of adequate use of the Functions of Language.application/pdfporDesenvolvimento cognitivoLinguagemFunções da linguagem na interação cognitivainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoCurso de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS1977mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000151099.pdf.txt000151099.pdf.txtExtracted Texttext/plain305787http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198797/2/000151099.pdf.txt9ef13e4825ac7cddf9f5f0409f17dc02MD52ORIGINAL000151099.pdfTexto completoapplication/pdf39545161http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/198797/1/000151099.pdfc991fa99b77862b77fe43812b6eded18MD5110183/1987972019-09-06 02:32:51.144753oai:www.lume.ufrgs.br:10183/198797Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532019-09-06T05:32:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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