Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Cristiane Pelisolli
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29314
Resumo: A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento.
id URGS_dc99715dff67dbb2eda075be2f580764
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29314
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Cabral, Cristiane PelisolliAragón de Nevado, Rosane2011-06-02T06:00:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/29314000776120A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento.This thesis investigated the cognitive strategies for problem solving in Educational Robotics (ER) with the LEGO® Mindstorms 9793 kit and programming with RoboLab®. The cognitive strategies of a psychological subject solving problems of Educational Robotics were investigated using the Bärbel‘s Inhleder theory of cognitive microgenesis. The study was based on the analysis of six subjects, students of Educational Robotics in basic education level, whom individually solved a problem using the ER LEGO® kit. The procedure for solving the problem was recorded and analyzed with the help of Transana® software. The analysis of the subjects‘ procedure in a situation of problem solving on Educational Robotics, focusing on cognitive microgeneses, enabled the visualization of how happen the construction of strategies for problem solving through the development of mental representation and construction or upgrading of familiar schemes by the action of the subject over objects and over himself in the concrete operational level. The final results indicate the contributions from microgenetic analysis to reflect the cognitive macrogenesis besides indicating contributions to robotics teaching and teaching in general focused on problem solving and knowledge construction.application/pdfporRobótica educacionalResolução de problemasDesenvolvimento cognitivoConstrução do conhecimentoEducational roboticsProblem solvingMicrogenesisCognitive developmentStrategyConstruction of knowledgeRobótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776120.pdf.txt000776120.pdf.txtExtracted Texttext/plain338813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/2/000776120.pdf.txt184e71abebf12b5987743b97ea0e68a1MD52ORIGINAL000776120.pdf000776120.pdfTexto completoapplication/pdf3076615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/1/000776120.pdf0f2fe27fad00b28d2f2f78454a604496MD51THUMBNAIL000776120.pdf.jpg000776120.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/3/000776120.pdf.jpg8ff6c80f5f395c21b445b63bd95cc22eMD5310183/293142018-10-09 09:17:51.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
title Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
spellingShingle Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
Cabral, Cristiane Pelisolli
Robótica educacional
Resolução de problemas
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
Educational robotics
Problem solving
Microgenesis
Cognitive development
Strategy
Construction of knowledge
title_short Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
title_full Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
title_fullStr Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
title_full_unstemmed Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
title_sort Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
author Cabral, Cristiane Pelisolli
author_facet Cabral, Cristiane Pelisolli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cabral, Cristiane Pelisolli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
contributor_str_mv Aragón de Nevado, Rosane
dc.subject.por.fl_str_mv Robótica educacional
Resolução de problemas
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
topic Robótica educacional
Resolução de problemas
Desenvolvimento cognitivo
Construção do conhecimento
Educational robotics
Problem solving
Microgenesis
Cognitive development
Strategy
Construction of knowledge
dc.subject.eng.fl_str_mv Educational robotics
Problem solving
Microgenesis
Cognitive development
Strategy
Construction of knowledge
description A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento.
publishDate 2011
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-06-02T06:00:34Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29314
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000776120
url http://hdl.handle.net/10183/29314
identifier_str_mv 000776120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/2/000776120.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/1/000776120.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/3/000776120.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 184e71abebf12b5987743b97ea0e68a1
0f2fe27fad00b28d2f2f78454a604496
8ff6c80f5f395c21b445b63bd95cc22e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085199365537792