Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29314 |
Resumo: | A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento. |
id |
URGS_dc99715dff67dbb2eda075be2f580764 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29314 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Cabral, Cristiane PelisolliAragón de Nevado, Rosane2011-06-02T06:00:34Z2011http://hdl.handle.net/10183/29314000776120A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento.This thesis investigated the cognitive strategies for problem solving in Educational Robotics (ER) with the LEGO® Mindstorms 9793 kit and programming with RoboLab®. The cognitive strategies of a psychological subject solving problems of Educational Robotics were investigated using the Bärbel‘s Inhleder theory of cognitive microgenesis. The study was based on the analysis of six subjects, students of Educational Robotics in basic education level, whom individually solved a problem using the ER LEGO® kit. The procedure for solving the problem was recorded and analyzed with the help of Transana® software. The analysis of the subjects‘ procedure in a situation of problem solving on Educational Robotics, focusing on cognitive microgeneses, enabled the visualization of how happen the construction of strategies for problem solving through the development of mental representation and construction or upgrading of familiar schemes by the action of the subject over objects and over himself in the concrete operational level. The final results indicate the contributions from microgenetic analysis to reflect the cognitive macrogenesis besides indicating contributions to robotics teaching and teaching in general focused on problem solving and knowledge construction.application/pdfporRobótica educacionalResolução de problemasDesenvolvimento cognitivoConstrução do conhecimentoEducational roboticsProblem solvingMicrogenesisCognitive developmentStrategyConstruction of knowledgeRobótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2011mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000776120.pdf.txt000776120.pdf.txtExtracted Texttext/plain338813http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/2/000776120.pdf.txt184e71abebf12b5987743b97ea0e68a1MD52ORIGINAL000776120.pdf000776120.pdfTexto completoapplication/pdf3076615http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/1/000776120.pdf0f2fe27fad00b28d2f2f78454a604496MD51THUMBNAIL000776120.pdf.jpg000776120.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1140http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/3/000776120.pdf.jpg8ff6c80f5f395c21b445b63bd95cc22eMD5310183/293142018-10-09 09:17:51.922oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-09T12:17:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
title |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
spellingShingle |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento Cabral, Cristiane Pelisolli Robótica educacional Resolução de problemas Desenvolvimento cognitivo Construção do conhecimento Educational robotics Problem solving Microgenesis Cognitive development Strategy Construction of knowledge |
title_short |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
title_full |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
title_fullStr |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
title_sort |
Robótica educacional e resolução de problemas : uma abordagem microgenética da construção do conhecimento |
author |
Cabral, Cristiane Pelisolli |
author_facet |
Cabral, Cristiane Pelisolli |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cabral, Cristiane Pelisolli |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
contributor_str_mv |
Aragón de Nevado, Rosane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Robótica educacional Resolução de problemas Desenvolvimento cognitivo Construção do conhecimento |
topic |
Robótica educacional Resolução de problemas Desenvolvimento cognitivo Construção do conhecimento Educational robotics Problem solving Microgenesis Cognitive development Strategy Construction of knowledge |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Educational robotics Problem solving Microgenesis Cognitive development Strategy Construction of knowledge |
description |
A presente dissertação objetivou investigar as estratégias cognitivas de resolução de problemas em Robótica Educacional (RE) utilizando o kit semiestruturado LEGO Mindstorms® 9793 e programação RoboLab®. Com base na teoria da Microgênese Cognitiva, de Bärbel Inhleder, foram investigadas as estratégias cognitivas do sujeito psicológico para resolver problemas de Robótica Educacional. O estudo baseou-se na análise do caso de seis sujeitos, alunos de Robótica Educacional em nível de Ensino Fundamental, que resolveram individualmente um problema de RE. O procedimento de resolução do problema foi gravado em vídeo e analisado com suporte do software Transana®. A análise do procedimento dos sujeitos em situação de resolução de problema de Robótica Educacional com enfoque nas microgêneses cognitivas possibilitou visualizar como acontece a construção das estratégias de resolução de problemas através da elaboração da representação mental e construção ou atualização dos esquemas familiares através da ação do sujeito sobre os objetos e sobre si mesmo no nível operatório concreto. Os resultados finais apontam contribuições da análise microgenética para refletir a macrogênese cognitiva, além de indicar contribuições para o ensino de robótica e para o ensino em geral, voltado para a resolução de problemas e construção do conhecimento. |
publishDate |
2011 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-06-02T06:00:34Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29314 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000776120 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29314 |
identifier_str_mv |
000776120 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/2/000776120.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/1/000776120.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29314/3/000776120.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
184e71abebf12b5987743b97ea0e68a1 0f2fe27fad00b28d2f2f78454a604496 8ff6c80f5f395c21b445b63bd95cc22e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085199365537792 |