Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/5089 |
Resumo: | Esse estudo enfatiza as implicações do método de gestão da Qualidade Total em sua implantação em órgãos públicos. O principal enfoque é a investigação dos modos de subjetivação dos servidores públicos de uma instância federal do Poder Judiciário que implantou o programa da Qualidade Total. A pesquisa tem natureza qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, observação do local de trabalho e análise de documentos e materiais informativos. Participaram da pesquisa servidores da instituição, bem como magistrados e pessoas externas à instituição, mas que apresentavam vínculo com a temática da Qualidade Total em órgãos públicos. Os resultados da pesquisa enfatizam a inadequação desse modelo de gestão na forma como está implantada na instituição pesquisada, bem como salienta o processo de precarização do trabalho no setor público, especialmente no judiciário. Conclui-se, dessa forma, que a gestão da Qualidade Total fortalece o modo-indivíduo em prejuízo das estratégias coletivas de organização do trabalho, visto que salientam características já constatadas em empresas privadas. Essas características passam a se verificar presentes também em órgãos públicos, tais como: a busca incessante pela satisfação do ‘cliente’, a necessidade do ‘lucro’, a importância da competitividade, sempre visando ao aumento da produtividade. |
id |
URGS_dcb30892814cef8e266901a023b03839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5089 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
1853 |
spelling |
Spilki, AdrianaTittoni, Jaqueline2007-06-06T17:42:17Z2004http://hdl.handle.net/10183/5089000465081Esse estudo enfatiza as implicações do método de gestão da Qualidade Total em sua implantação em órgãos públicos. O principal enfoque é a investigação dos modos de subjetivação dos servidores públicos de uma instância federal do Poder Judiciário que implantou o programa da Qualidade Total. A pesquisa tem natureza qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, observação do local de trabalho e análise de documentos e materiais informativos. Participaram da pesquisa servidores da instituição, bem como magistrados e pessoas externas à instituição, mas que apresentavam vínculo com a temática da Qualidade Total em órgãos públicos. Os resultados da pesquisa enfatizam a inadequação desse modelo de gestão na forma como está implantada na instituição pesquisada, bem como salienta o processo de precarização do trabalho no setor público, especialmente no judiciário. Conclui-se, dessa forma, que a gestão da Qualidade Total fortalece o modo-indivíduo em prejuízo das estratégias coletivas de organização do trabalho, visto que salientam características já constatadas em empresas privadas. Essas características passam a se verificar presentes também em órgãos públicos, tais como: a busca incessante pela satisfação do ‘cliente’, a necessidade do ‘lucro’, a importância da competitividade, sempre visando ao aumento da produtividade.application/pdfporTrabalhoQualidade totalSubjetividadeServiço públicoQualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de PsicologiaPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Social e InstitucionalPorto Alegre, BR-RS2004mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000465081.pdf000465081.pdfTexto completoapplication/pdf332233http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/1/000465081.pdf2bf0491949eb55bb33a55264aa0e2fe3MD51TEXT000465081.pdf.txt000465081.pdf.txtExtracted Texttext/plain194062http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/2/000465081.pdf.txt7daff9961c3ed17a2b0ff7d86b78b616MD52THUMBNAIL000465081.pdf.jpg000465081.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg954http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/3/000465081.pdf.jpg93ccc67e5ceb7a3efc0925f093b193ccMD5310183/50892018-10-16 08:11:37.688oai:www.lume.ufrgs.br:10183/5089Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-16T11:11:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
title |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
spellingShingle |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais Spilki, Adriana Trabalho Qualidade total Subjetividade Serviço público |
title_short |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
title_full |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
title_fullStr |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
title_full_unstemmed |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
title_sort |
Qualidade total e processos de subjetivação : um estudo junto aos servidores públicos federais |
author |
Spilki, Adriana |
author_facet |
Spilki, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Spilki, Adriana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Tittoni, Jaqueline |
contributor_str_mv |
Tittoni, Jaqueline |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho Qualidade total Subjetividade Serviço público |
topic |
Trabalho Qualidade total Subjetividade Serviço público |
description |
Esse estudo enfatiza as implicações do método de gestão da Qualidade Total em sua implantação em órgãos públicos. O principal enfoque é a investigação dos modos de subjetivação dos servidores públicos de uma instância federal do Poder Judiciário que implantou o programa da Qualidade Total. A pesquisa tem natureza qualitativa e os dados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, observação do local de trabalho e análise de documentos e materiais informativos. Participaram da pesquisa servidores da instituição, bem como magistrados e pessoas externas à instituição, mas que apresentavam vínculo com a temática da Qualidade Total em órgãos públicos. Os resultados da pesquisa enfatizam a inadequação desse modelo de gestão na forma como está implantada na instituição pesquisada, bem como salienta o processo de precarização do trabalho no setor público, especialmente no judiciário. Conclui-se, dessa forma, que a gestão da Qualidade Total fortalece o modo-indivíduo em prejuízo das estratégias coletivas de organização do trabalho, visto que salientam características já constatadas em empresas privadas. Essas características passam a se verificar presentes também em órgãos públicos, tais como: a busca incessante pela satisfação do ‘cliente’, a necessidade do ‘lucro’, a importância da competitividade, sempre visando ao aumento da produtividade. |
publishDate |
2004 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2007-06-06T17:42:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/5089 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000465081 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/5089 |
identifier_str_mv |
000465081 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/1/000465081.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/2/000465081.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/5089/3/000465081.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2bf0491949eb55bb33a55264aa0e2fe3 7daff9961c3ed17a2b0ff7d86b78b616 93ccc67e5ceb7a3efc0925f093b193cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810085048846647296 |