Recomendações para o processo de atendimento de participantes de projetos de pesquisas clínicas no Serviço de Emergência do HCPA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mallmann, Josiane de G.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/212637
Resumo: Introdução: Define-se pesquisa clínica como qualquer investigação em seres humanos, que objetiva descobrir ou verificar os efeitos farmacodinâmicos, farmacológicos ou clínicos, identificando reações adversas, com o intuito de garantir a segurança e a eficácia de novos produtos ou procedimentos. Acredita-se que dentre os motivos pelos quais alguns indivíduos aceitam participar de pesquisas clínicas estão a falta de opção de tratamento, as dificuldades de acesso ao serviço público e a dificuldade de acesso a medicações e exames complementares de alta complexidade. Entretanto, é reconhecida a necessidade de proteção e acompanhamento do participante de pesquisa, iniciado no acolhimento pela instituição, reforçado quando é selecionado para participar da pesquisa clínica e estendido após o final do estudo, até que se tenha certeza da ausência de alterações que possam ser relacionadas à pesquisa. Também é indispensável a pactuação de parcerias e o entendimento comum de todos os envolvidos no processo de retaguarda, para um atendimento adequado em situações de intercorrências clínicas. Percebe-se na literatura atual a escassez de relatos sobre o atendimento de intercorrências clínicas de participantes de pesquisa em emergências. Porém, na vivência diária, identificamos que a equipe multidisciplinar envolvida neste atendimento frequentemente encontra dificuldades para proceder este atendimento. Estas dificuldades podem estar associadas a falta de fluxos e processos definidos para este atendimento. Objetivo: Conhecer o processo atual de atendimento de participantes de projetos de pesquisa que buscam atendimento diretamente no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sem encaminhamento prévio pelo pesquisador, com vistas a propor melhorias para este atendimento. Metodologia: Estudo transversal exploratório descritivo, executado no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por meio de análise do processo atual de atendimento de pacientes participantes de projetos de pesquisa, com base em documentos institucionais e rotinas de atendimento, e, da aplicação de um questionário para verificar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o atendimento desses pacientes. O questionário foi enviado a 288 colaboradores que prestavam assistência direta ao paciente, sendo obtido 110 retornos no período de três meses. Resultados: Com base nas informações obtidas, percebeu-se que inexistiam registros adequados para a identificação imediata dos participantes de pesquisa que buscam o Serviço de Emergência sem encaminhamento prévio do pesquisador, bem como a ausência de informações sobre o projeto no prontuário, principalmente sobre possíveis riscos decorrentes da participação no estudo. Sendo assim, a partir desta avaliação, foram elaboradas recomendações e sugerido um novo fluxograma para o processo de atendimento de participantes de pesquisas clínicas desenvolvidas na instituição pelo Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
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Entretanto, é reconhecida a necessidade de proteção e acompanhamento do participante de pesquisa, iniciado no acolhimento pela instituição, reforçado quando é selecionado para participar da pesquisa clínica e estendido após o final do estudo, até que se tenha certeza da ausência de alterações que possam ser relacionadas à pesquisa. Também é indispensável a pactuação de parcerias e o entendimento comum de todos os envolvidos no processo de retaguarda, para um atendimento adequado em situações de intercorrências clínicas. Percebe-se na literatura atual a escassez de relatos sobre o atendimento de intercorrências clínicas de participantes de pesquisa em emergências. Porém, na vivência diária, identificamos que a equipe multidisciplinar envolvida neste atendimento frequentemente encontra dificuldades para proceder este atendimento. Estas dificuldades podem estar associadas a falta de fluxos e processos definidos para este atendimento. Objetivo: Conhecer o processo atual de atendimento de participantes de projetos de pesquisa que buscam atendimento diretamente no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, sem encaminhamento prévio pelo pesquisador, com vistas a propor melhorias para este atendimento. Metodologia: Estudo transversal exploratório descritivo, executado no Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, por meio de análise do processo atual de atendimento de pacientes participantes de projetos de pesquisa, com base em documentos institucionais e rotinas de atendimento, e, da aplicação de um questionário para verificar o nível de conhecimento dos profissionais sobre o atendimento desses pacientes. O questionário foi enviado a 288 colaboradores que prestavam assistência direta ao paciente, sendo obtido 110 retornos no período de três meses. Resultados: Com base nas informações obtidas, percebeu-se que inexistiam registros adequados para a identificação imediata dos participantes de pesquisa que buscam o Serviço de Emergência sem encaminhamento prévio do pesquisador, bem como a ausência de informações sobre o projeto no prontuário, principalmente sobre possíveis riscos decorrentes da participação no estudo. Sendo assim, a partir desta avaliação, foram elaboradas recomendações e sugerido um novo fluxograma para o processo de atendimento de participantes de pesquisas clínicas desenvolvidas na instituição pelo Serviço de Emergência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.Introduction: Clinical research is defined as any investigation in human beings, which aims to discover or verify the pharmacodynamic, pharmacological or clinical effects, identifying adverse reactions, in order to ensure the safety and efficacy of new products or procedures. It is believed that among the reasons why some individuals agree to participate in clinical research are the lack of treatment options, difficulties in accessing public services and difficulties in accessing highly complex medications and complementary exams. However, it is recognized the need for protection and monitoring the research participant, initiated at the reception of the institution, reinforced when them are selected to participate in the clinical research and extended after the end of the study, until it is certain that there are no changes that can be related to the research. It is also essential to agree on partnerships and to have a common understanding of all those involved in the rear process, in order to provide adequate care in situations of clinical complications. It is noticed in the current literature the scarcity of reports about the care of clinical complications of research participants in emergencies. However, in the daily experience, we identified that the multidisciplinary team involved in this service often finds it difficult to provide this service. These difficulties may be associated with the lack of defined flows and processes for this service. Objective: Know the current process of assisting participants in research projects that seek care directly at the Emergency Service of Hospital de Clínicas de Porto Alegre, without prior referral by the researcher, with a view to proposing improvements to this care. Methodology: An exploratory descriptive cross-sectional study, performed at the Emergency Service of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre, that analyzes the current process of assisting patients participating in research projects, based on institutional documents and care routines, and application of a questionnaire to verify the knowledge level of the professionals about the care of these patients. The questionnaire was sent to 288 employees who provided direct assistance to the patient, obtaining 110 returns in the period of 3 months. Results: Based on the information obtained, it was noticed that there were no adequate records for the immediate identification of research participants who seek the Emergency Service without prior referral by the researcher, as well as the absence of information about the project in the medical record, especially about possible risks arising from participation in the study. Therefore, from this evaluation, recommendations were made and a new flow chart was suggested for the process of attending clinical research participants developed at the institution by the Emergency Service of the Hospital de Clínicas de Porto Alegre.application/pdfporHospital de Clínicas de Porto AlegreEstudo clínicoServiço hospitalar de emergênciaAssistência ambulatorialClinical researchAdverse events in clinical researchEmergencies in clinical researchRecomendações para o processo de atendimento de participantes de projetos de pesquisas clínicas no Serviço de Emergência do HCPAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Pesquisa ClínicaPorto Alegre, BR-RS2020mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001115805.pdf.txt001115805.pdf.txtExtracted Texttext/plain66558http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212637/2/001115805.pdf.txtd4ff845d7714d7413cec6e26c540340dMD52ORIGINAL001115805.pdfTexto completoapplication/pdf2416670http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212637/1/001115805.pdf41b613c3e6c35f8682bab6cd2c9dc170MD5110183/2126372020-08-06 03:36:38.175523oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212637Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-08-06T06:36:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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