Ativismo alimentar e empreendedorismo de políticas públicas na agenda governamental do estado do Amazonas : análise dos casos da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (CATRAPOA) da Rede Maniva de Agroecologia (REMA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cristiane Cavalcante
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/272100
Resumo: Os sistemas alimentares industriais contemporâneos geram impactos negativos de diversas ordens. Seu modo de produção, o qual prioriza a monocultura e a utilização intensiva de agrotóxicos, tem prejudicado o meio ambiente, provocado alterações climáticas e interferido nos hábitos alimentares culturais, com a diminuição de alimentos in natura e o aumento do consumo de produtos processados e ultraprocessados. As populações de maior vulnerabilidade social são as que mais sofrem as consequências, como no caso da população amazonense, contexto de investigação desta pesquisa. Estudos anteriores constataram transformações nos hábitos alimentares desse grupo, dentre elas a diminuição de alimentos tradicionais e o aumento no consumo de alimentos ricos em carboidratos e de alto valor calórico. Esse cenário problemático tem sido fortemente questionado por ativistas alimentares e empreendedores de políticas públicas da região, com destaque para os seguintes coletivos: Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (CATRAPOA) e Rede Maniva de Agroecologia do Estado do Amazonas (REMA). A CATRAPOA é coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF) e auxilia os povos e populações tradicionais no acesso às políticas de compras públicas, especialmente em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A REMA é um movimento social que apoia os agricultores familiares amazonenses na conversão da produção convencional para orgânica e agroecológica. Essas organizações se destacam em virtude de suas influências na agenda governamental, uma vez que têm encaminhado e inserido suas pautas em direção às políticas públicas. Mobilizando as literaturas sobre ativismo alimentar institucional e não institucional, movimento social, formação da agenda governamental e de empreendedorismo de políticas públicas, esta investigação teve como objetivo geral analisar o ativismo/empreendedorismo político realizados pela CATRAPOA e pela REMA. Quanto aos objetivos específicos, estes foram: a) conhecer a trajetória de formação e atuação de cada coletivo; b) identificar e compreender suas influências nas políticas públicas do estado do Amazonas; e c) mapear e analisar as táticas mobilizadas para avançar com suas pautas na agenda governamental do estado. Para alcançar esses objetivos, a investigação optou pela abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade, a observação não participante e a análise documental. As informações coletadas foram submetidas a técnica de análise de conteúdo. Embora a CATRAPOA e a REMA possuam origens distintas, a primeira formada a partir do Estado e a segunda na Sociedade Civil, os resultados demonstraram que ambos os coletivos mobilizam as mesmas táticas para avançar com suas pautas. A “vinculação de atores e construção de redes” foi a tática de maior destaque nos dois casos e permitiu com que outras táticas fossem empregadas. O estudo demonstrou que os resultados alcançados pela CATRAPOA e pela REMA são frutos, principalmente, da articulação em redes entre atores governamentais e não governamentais. Acredita-se que este estudo seja relevante, porque pesquisas dessa natureza podem orientar políticas públicas para que tenham o potencial de promover sistemas alimentares mais sustentáveis.
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Esse cenário problemático tem sido fortemente questionado por ativistas alimentares e empreendedores de políticas públicas da região, com destaque para os seguintes coletivos: Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (CATRAPOA) e Rede Maniva de Agroecologia do Estado do Amazonas (REMA). A CATRAPOA é coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF) e auxilia os povos e populações tradicionais no acesso às políticas de compras públicas, especialmente em relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). A REMA é um movimento social que apoia os agricultores familiares amazonenses na conversão da produção convencional para orgânica e agroecológica. Essas organizações se destacam em virtude de suas influências na agenda governamental, uma vez que têm encaminhado e inserido suas pautas em direção às políticas públicas. Mobilizando as literaturas sobre ativismo alimentar institucional e não institucional, movimento social, formação da agenda governamental e de empreendedorismo de políticas públicas, esta investigação teve como objetivo geral analisar o ativismo/empreendedorismo político realizados pela CATRAPOA e pela REMA. Quanto aos objetivos específicos, estes foram: a) conhecer a trajetória de formação e atuação de cada coletivo; b) identificar e compreender suas influências nas políticas públicas do estado do Amazonas; e c) mapear e analisar as táticas mobilizadas para avançar com suas pautas na agenda governamental do estado. Para alcançar esses objetivos, a investigação optou pela abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada em profundidade, a observação não participante e a análise documental. As informações coletadas foram submetidas a técnica de análise de conteúdo. Embora a CATRAPOA e a REMA possuam origens distintas, a primeira formada a partir do Estado e a segunda na Sociedade Civil, os resultados demonstraram que ambos os coletivos mobilizam as mesmas táticas para avançar com suas pautas. A “vinculação de atores e construção de redes” foi a tática de maior destaque nos dois casos e permitiu com que outras táticas fossem empregadas. O estudo demonstrou que os resultados alcançados pela CATRAPOA e pela REMA são frutos, principalmente, da articulação em redes entre atores governamentais e não governamentais. Acredita-se que este estudo seja relevante, porque pesquisas dessa natureza podem orientar políticas públicas para que tenham o potencial de promover sistemas alimentares mais sustentáveis.Contemporary industrial food systems generate negative impacts of various types. Their mode of production, which prioritizes monoculture and intensive use of pesticides, has harmed the environment, caused climate change and interfered with cultural eating habits, with a decrease in fresh foods and an increase in the consumption of processed and ultra-processed products. Populations with the greatest social vulnerability are those who suffer the most consequences, as in the case of the population of Brazilian state of Amazonas, where this research was conducted. Previous studies have found modifications of the eating habits of this group, such as a reduction in traditional foods and an increase in the consumption of foods rich in carbohydrates and with high calorific value. This concerning scenario has been strongly questioned by food activists and public policy entrepreneurs in the region, primarily the following collectives: the Traditional Food Commission of the Peoples of Amazonas (TFCPA) and the Maniva Agroecological Network of Amazonas (MANA). TFCPA is coordinated by the Federal Public Ministry and assists traditional peoples and populations in accessing public purchasing policies, especially in relation to the National School Feeding Program. MANA is a social movement that supports Amazonian family farmers in converting conventional production to organic and agroecological production. These organizations are prominent due to their influence on the government agenda, as they have guided and inserted their agendas in public policies. Grounded on literature about institutional and non-institutional food activism, social movements, government agenda formation and public policy entrepreneurship, this research aimed to analyze the activism and political entrepreneurship performed by TFCPA and MANA. The specific objectives were: a) to understand the formation and performance trajectory of each collective; b) to identify and understand their influences on public policies in the state of Amazonas; and c) to map and analyze the tactics utilized to advance their agenda in the state’s government agenda. To achieve these goals, a qualitative approach was employed, by using semi-structured in-depth interviews, non-participant observation and document analysis to collect data, which were then subjected to content analysis. Although TFCPA and MANA have different origins, the first one being formed with the coordination of the State and the second one from Civil Society, the results demonstrated that both collectives execute the same tactics to advance their agendas. “Actor linking and network building” was the most noticeable tactic in both cases and allowed other tactics to be employed. The study indicated that the achievements by CATRAPOA and MANA are mainly the result of network articulation between governmental and nongovernmental actors. It is believed that this dissertation is relevant, because research of this nature can guide public policies to have the potential to promote more sustainable food systems.Los sistemas alimentarios industriales contemporáneos generan impactos negativos de diversos tipos. Su modo de producción, que prioriza el monocultivo y el uso intensivo de pesticidas, ha dañado el medio ambiente, provocado el cambio climático e interferido en los hábitos alimentarios culturales, con una disminución de los alimentos frescos y un aumento del consumo de productos procesados y ultraprocesados. Las poblaciones con mayor vulnerabilidad social son las que sufren más consecuencias, como es el caso de la población del estado brasileño de Amazonas, contexto de la presente investigación. Otros estudios han encontrado cambios en los hábitos alimentarios de este grupo, como una reducción de alimentos tradicionales y un aumento en el consumo de alimentos ricos en carbohidratos y con alto valor calórico. Este escenario problemático ha sido fuertemente cuestionado por activistas alimentarios y empresarios de políticas públicas de la región, sobre todo por los siguientes grupos: Comisión de Alimentos Tradicionales de los Pueblos de Amazonas (CATRAPA) y Rede Maniva de Agroecología de Amazonas (REMA). CATRAPA es coordinada por el Ministerio Público Federal y asiste a los pueblos y poblaciones tradicionales en el acceso a políticas públicas de compras, especialmente en relación al Programa Nacional de Alimentación Escolar. REMA es un movimiento social que apoya a agricultores familiares amazónicos en la conversión de la producción convencional a producción orgánica y agroecológica. Estas organizaciones se destacan por su influencia en la agenda de gobierno, pues han orientado e insertado sus agendas hacia las políticas públicas. Basada en la literatura sobre el activismo alimentario institucional y no institucional, los movimientos sociales, la formación de agenda gubernamental y el emprendimiento de políticas públicas, esta investigación tuvo como objetivo general analizar el activismo y el emprendimiento político llevado a cabo por CATRAPA y REMA. En cuanto a los objetivos específicos, estos fueron: a) comprender la trayectoria de formación y desempeño de cada grupo; b) identificar y comprender sus influencias en las políticas públicas del estado de Amazonas; y c) mapear y analizar las tácticas utilizadas para avanzar su agenda en la agenda de gobierno del estado. Para lograr estas metas, la investigación optó por un enfoque cualitativo, utilizando como instrumentos de recolección de datos la entrevista semiestructurada en profundidad, la observación no participante y el análisis de documentos. La información recopilada fue sometida a la técnica de análisis de contenido. Si bien CATRAPA y REMA tienen orígenes diferentes, el primer grupo formado con la coordinación del Estado y el segundo en la Sociedad Civil, los resultados demostraron que ambos emplean las mismas tácticas para avanzar en sus agendas. La “vinculación de actores y construcción de redes” fue la táctica más destacada en ambos casos y permitió emplear otras tácticas. El estudio demostró que los resultados alcanzados por CATRAPA y REMA son principalmente resultados de la articulación en redes entre actores gubernamentales y no gubernamentales. Se cree que esta investigación es relevante, porque trabajos de esta naturaleza pueden orientar políticas públicas para que tengan el potencial de promover sistemas alimentarios más sostenibles.application/pdfporAlimentaçãoEmpreendedorismoPolíticas públicasAmazonasFood activismPublic policy entrepreneursPublic policyActivismo alimentarioEmpresarios de políticas públicasPolíticas públicasAtivismo alimentar e empreendedorismo de políticas públicas na agenda governamental do estado do Amazonas : análise dos casos da Comissão de Alimentos Tradicionais dos Povos no Amazonas (CATRAPOA) da Rede Maniva de Agroecologia (REMA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de Ciências EconômicasPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento RuralPorto Alegre, BR-RS2023doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001196811.pdf.txt001196811.pdf.txtExtracted Texttext/plain521393http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272100/2/001196811.pdf.txte9a6b5c974b9dc4e3e08c0224e3f74a0MD52ORIGINAL001196811.pdfTexto completoapplication/pdf10553807http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/272100/1/001196811.pdf85635ebd11c052a933340257bb377261MD5110183/2721002024-02-23 05:03:24.701366oai:www.lume.ufrgs.br:10183/272100Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-02-23T08:03:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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