Representações de corpo adolescente feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e moda
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/2856 |
Resumo: | Esta dissertação fala sobre o corpo. Mais especificamente sobre representações de corpo adolescente feminino produzidas e/ou veiculadas pela revista Capricho. Considerada por mim como um produto da mídia cujas imagens e textos falam às adolescentes deste tempo, analisei todas as edições publicadas nos anos de 2000 e 2001 buscando compreender o que a Capricho ensina às garotas com relação aos seus corpos. Fundamentada no campo teórico dos Estudos Culturais e na História do Corpo, teci minhas análises a partir de três temas: saúde, beleza e moda. Temas esses que emergiram da própria revista uma vez que ela está a falar deles o tempo todo. Decorrente das análises realizadas é possível afirmar que a Capricho, como parte integrante de uma pedagogia cultural, educa as garotas no que respeita à construção de um corpo jovem, moderno e saudável. Um corpo que, ao ser visto, sustenta um look. O look produzido pelas suas páginas e para o qual a garota deve investir diferenciados esforços, seja na aquisição de um jeito atlético e saudável de ser, seja na valorização da magreza e, ainda, na composição de um estilo baseado nos hits da moda. |
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Figueira, Márcia Luiza MachadoGoellner, Silvana Vilodre2007-06-06T17:24:27Z2002http://hdl.handle.net/10183/2856000377260Esta dissertação fala sobre o corpo. Mais especificamente sobre representações de corpo adolescente feminino produzidas e/ou veiculadas pela revista Capricho. Considerada por mim como um produto da mídia cujas imagens e textos falam às adolescentes deste tempo, analisei todas as edições publicadas nos anos de 2000 e 2001 buscando compreender o que a Capricho ensina às garotas com relação aos seus corpos. Fundamentada no campo teórico dos Estudos Culturais e na História do Corpo, teci minhas análises a partir de três temas: saúde, beleza e moda. Temas esses que emergiram da própria revista uma vez que ela está a falar deles o tempo todo. Decorrente das análises realizadas é possível afirmar que a Capricho, como parte integrante de uma pedagogia cultural, educa as garotas no que respeita à construção de um corpo jovem, moderno e saudável. Um corpo que, ao ser visto, sustenta um look. O look produzido pelas suas páginas e para o qual a garota deve investir diferenciados esforços, seja na aquisição de um jeito atlético e saudável de ser, seja na valorização da magreza e, ainda, na composição de um estilo baseado nos hits da moda.This paper speaks about the body. More specifically about the representations of the female adolescent body produced and/or conveyed in the Capricho magazine. I consider it as a media product whose images and texts speak to adolescents of our time, I analysed the editions published in 2000 and 2001, aiming to understand what Capricho teaches to girls in relation to their bodies. Based on the field of Cultural Studies and History of Body I have analysed this issue considering three themes: heath, beauty and fashion. These themes emerged from the magazine once it speaks about them all the time. From the analyses realised it’s possible to state that Capricho, as part of a cultural pedagogy, educates girls to the construction of a young, modern and healthy body. A body that when being seen has a style. The style is produced by its pages and the girls must invest in making different efforts like the acquisition of an athletic and healthy way of life, the valorisation of thinness as well as the composition of a style based on fads.application/pdfporCorporeidadeEducação física e treinamentoMulheresPropagandaSociologia do corpoRepresentações de corpo adolescente feminino na Revista Capricho: saúde, beleza e modainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento HumanoPorto Alegre, BR-RS2002mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000377260.pdf000377260.pdfTexto completoapplication/pdf1973586http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2856/1/000377260.pdf82c58827ee4ff995151a976c5033e81aMD51TEXT000377260.pdf.txt000377260.pdf.txtExtracted Texttext/plain326403http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2856/2/000377260.pdf.txt72b668da3d522b1b7e8af2a7fb121166MD52THUMBNAIL000377260.pdf.jpg000377260.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg999http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/2856/3/000377260.pdf.jpg1dc96ff0a8ba79f881e1c2a55299253cMD5310183/28562018-10-15 08:01:54.96oai:www.lume.ufrgs.br:10183/2856Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:01:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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